Festival Vale do Café traz música e gastronomia à região histórica do Sul Fluminense

0

Terá início a partir do próximo dia 20 o maior festival de música da região Sul Fluminense, o Festival Vale do Café. Esta que é a 16ª edição e homenageará Jacob do Bandolim. Os ingressos podem ser adquiridos através do site: www.festivalvaledocafe.com.br.

Durante o evento, 12 fazendas históricas da região tornam-se cenário para shows com alguns dos melhores instrumentistas da atualidade, proporcionando mergulho na história e cultura, além dos sabores da gastronomia típica do interior.

A programação, que prima pela junção de instrumentistas conceituados em belíssimos cenários, conta com Marcel Powell, homenageando seu pai, o mestre Baden, na belíssima Fazenda Vista Alegre, em Valença, e com a cantora lírica e professora Carol McDavit, cantando na Fazenda do Paraízo, a joia de Rio das Flores. O homenageado da vez, Jacob do Bandolim, terá seu repertório executado pelo duo Dani Spielmann e Sheila Zagury, na Fazenda São Luiz da Prosperidade, e pelo Terno Carioca, formado por Luiz Flávio Alcofra, Pedro Aragão e Lena Verani, na Fazenda São Roque. Em todas as fazendas que sediarão shows, haverá visita ao casarão com degustação de lanche colonial após o concerto.

É também tradição do Festival oferecer cursos ligados à música e este ano não será diferente. Já estão confirmados cursos de canto com a própria Carol McDavit, de violão com Ulisses Rocha e outro de violão com Turibio Santos, aliás, um apaixonado pela região do Vale. Será oferecido também aulas de violino com a musicista Suray Soren. As aulas de cavaquinho e bandolim ficarão por conta de Pedro Cantalice, músico de Vila Isabel considerado o primeiro músico do mundo no instrumento a ter curso superior em música. Os cursos acontecerão em Vassouras, de 23 a 27 de julho com inscrição gratuita pelo site oficial do Festival.

O já consolidado Festival Vale do Café comemora também este ano o reconhecimento da Fundação Getúlio Vargas e do Ministério da Cultura, que o incluíram na agenda ‘Rio de Janeiro a Janeiro’ e, através de estudo, reconheceram o Festival como ação geradora de alto impacto socioeconômico. A cada R$ 1 investido no Festival, há um retorno para a região de R$ 5,09, numa geração total de emprego de aproximadamente 600 vagas. Prova de que o evento já é considerado como um dos mais importantes festivais de música de toda região.

Jacob do Bandolim

Além de instrumentista e compositor genial tornou-se paralelamente um pesquisador emérito da música brasileira e do choro em particular. Legitimou o gênero através de um permanente trabalho de divulgação do repertório, que coletou com extrema dedicação ao longo de sua breve vida.

Jacob era um servidor em tempo integral da nossa música, um operário em seu instrumento, que a todos atendia com prestimosidade, plantando as sementes que hoje brotam graças, em grande parte, ao trabalho que realizou silenciosamente, sem alardes.

PROGRAMAÇÃO

20 julho-Sexta-feira- 11 horas

Angelica De La Riva – ‘Musica Feramente Humana’

Fazenda Florença (Conservatória, RJ)

Dia 20 julho-Sexta-feira- 16 horas

Quarteto do Jacob – ‘Tributo a Jacob do Bandolim’

Fazenda Alliança (Barra do Piraí, RJ)

21 julho-Sábado- 11 horas

Turíbio Santos e Maria Haro – ‘Noites Espanholas’

Fazenda Mulungu Vermelho (Vassouras, RJ)

Dia 21 julho- sábado- 16 horas

Harmonitango – ‘Tango no Vale’

Fazenda São Luiz da Boa Sorte (Vassouras, RJ)

22 julho- Domingo- 11 horas

Trio In Uno – ‘Uma viagem na música instrumental brasileira’

Fazenda das Palmas (Paulo de Frontin, RJ)

Dia 22 julho-Domingo- 16 horas

Duo Augusto Martins e Paulo Malagutti – ‘Piano e Jobim’

Fazenda Ponte Alta (Barra do Piraí, RJ)

27 julho-Sexta-feira- 11 horas

Ulisses Rocha – ‘Violãocello – Causo e Prosa’

Fazenda União (Rio das Flores, RJ)

27 julho- Sexta-feira- 16 horas

Carol McDavit – ‘Leonard Berstein: 100 anos”

Fazenda do Paraizo (Rio das Flores, RJ)

28 julho- Sábado- 11 horas

Celso Faria, Pedro Cantalice – ‘Trajeto do violão no Brasil’ com participação de Turibio Santos

Fazenda Guaritá (Rio das Flores, RJ)

28 julho- Sábado- 16 horas

Marcel Powell – ‘Só Baden’

Fazenda Vista Alegre (Valença, RJ)

29 julho- Domingo- 11 horas

Duo Dani Spielmann e Sheila Zagury – “Entre mil, você!” Tributo a Jacob do Bandolim com participação especial de Marina Chuva

Fazenda São João da Prosperidade (Barra do Piraí, RJ)

29 julho- Domingo-16 horas

Terno Carioca – ‘100 anos de Jacob do Bandolim’

Fazenda São Roque (Vassouras, RJ)

Programação de Cursos gratuitos

Canto (Carol McDavit); Cavaquinho e Bandolim (Pedro Cantalice); Flauta (Celso Woltzenlogel); Violão (Turibio Santos e Ulisses Rocha); Violino (Suray Soren).

23 a 27 de Julho 2018

Local: Escola Ministro Raul Fernandes (CE) – Vassouras – RJ

Horário dos Cursos: 9 às 17 horas

Inscrições:

Telefone: 21-999791302 (Nanda)

Email: [email protected]

Inscrições até dia 18/07/2018 (somente por meio eletrônico). Após esta data, somente no Local.