Notas & Notas – 9 de julho de 2018

0

CHAMADA ESCOLAR

A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Educação, realiza até o dia 31 de julho a chamada escolar para o segundo semestre de 2018 da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Atualmente, a rede municipal de ensino oferta vagas para 1ª à 3ª fase, correspondente aos anos iniciais, e 4ª à 7ª fase, correspondente aos anos finais, nos colégios Fernando Otávio Xavier (Penedo), Reinaldo Maia Souto (Centro) e Wagner Guimarães (Campo Alegre).

INSCRIÇÕES – CONTINUAÇÃO

A inscrição pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8 às 21h30min, na secretaria das escolas supracitadas. Os interessados devem levar os seguintes documentos: certidão de nascimento, carteira de identidade, CPF, 1 foto 3×4, histórico escolar ou declaração de transferência, comprovante de residência e certificado de reservista, para os rapazes que já se apresentaram no exército. É necessário ainda que o aluno portador de necessidade especial apresente o laudo médico e o beneficiário do Bolsa Família apresente o cartão do programa, ou o cartão do SUS.

NOVO ENDEREÇO DO IPREVI

Foto: DivulgaçãoO Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Itatiaia (Iprevi) está funcionando em novo endereço. A nova sede fica na Avenida dos Expedicionários, 301, Centro. O objetivo da mudança foi prestar um melhor atendimento aos servidores ativos e inativos. Conforme explica a diretora do instituto, Alessandra Arantes Marques, na hora da escolha do imóvel foi levado  em consideração alguns requisitos essenciais, como  acessibilidade, localização e infraestrutura.

SEDE PRÓPRIA

Nossa meta agora e a aquisição ou construção de uma sede própria para melhor atender toda a demanda da autarquia e por isso não estamos medindo esforços para que isso se concretize. É importante ainda ressaltarmos que essa mudança foi necessária em virtude da questão de acessibilidade dos beneficiários que precisam passar pela perícia e junta médica e no antigo endereço as condições eram precárias”, disse a diretora. Atualmente o instituto conta com 373 beneficiários, que incluem aposentadorias, pensão por morte, salários maternidade, auxílio doença e auxílio reclusão.

FISIOTERAPIA PÉLVICA

A Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda (AAP-VR), oferece aos associados o serviço de Fisioterapia Pélvica. Com a orientação exclusiva de um fisioterapeuta, esse tratamento está atraindo muitas pessoas que querem ter uma vida mais saudável. E mais, esse serviço também está disponível para quem tem os planos INB, Saúde Bradesco e Particular.  A Fisioterapia Pélvica é um dos ramos da Fisioterapia que atua no tratamento das diferentes disfunções da região pélvica, parte do corpo que envolve o assoalho pélvico, chamado de períneo – região que liga a sínfise pública (osso acima do clitóris) ao cóccix (final da coluna vertebral).

BENEFÍCIOS

Esse recurso terapêutico proporciona diversos benefícios para homens e mulheres. O primeiro deles é que ele atua como um método de prevenção, não havendo a necessidade de estar com alguma complicação na região pélvica. Outro benefício é o custo, que é inferior aos medicamentos e cirurgias. A obtenção de bons resultados também é um diferencial, principalmente por se tratar de um método não invasivo – por não haver cirurgia –, proporcionando uma melhor qualidade de vida.

INDICAÇÕES

Os serviços de Fisioterapia Pélvica são indicados às pessoas que têm incontinência urinária (perda involuntária de urina), incontinência fecal (perda involuntário das fezes), disfunções sexuais (dor na relação), pré e pós-operatório de cirurgias pélvicas (retirada da próstata, por exemplo), prolapso de órgãos pélvicos (queda da bexiga, útero ou intestino), bexiga neurogênica, preparação para o parto, e, como dito anteriormente, um método de prevenção. Outras informações pelo telefone 2101-0902.

VACINAÇÃO CONTRA GRIPE

Volta Redonda segue com a Campanha de Vacinação contra Influenza para atingir a meta de imunizar 90% da população alvo, cerca de 60 mil pessoas. As doses estão disponíveis em todas as 44 unidades da Atenção Básica, de segunda à sexta-feira, das 8 horas às 17 horas. O foco neste período final de campanha está nas crianças de seis meses a quatro anos, gestantes em qualquer idade gestacional e puérperas, até 45 dias após o parto. Os três grupos foram os menos imunizados durante a campanha, que começou em 24 de abril e já vacinou mais de 44.500 pessoas no município. A cobertura vacinal nestes casos está em torno dos 50%, quando o objetivo é chegar aos 90%.

VISITA A MONUMENTOS HISTÓRICOS

Para ilustrar as aulas de história a Escola Municipal Professora Juracy Varanda de Almeida Gama, do bairro Água Limpa, em Volta Redonda, realizou na última semana uma visita a diversos pontos turísticos e culturais da cidade. A ação contou com a participação de mais de 40 alunos do 4º ano da unidade escolar. De acordo com a professora Maria Aparecida Costa, a visita faz parte das  atividades das disciplinas de história e português. Os alunos puderam conhecer a Praça Brasil, o Memorial Zumbi dos Palmares, o Espaço de Arte Zélia Arbex, o Escritório Central, o Cine Nove de Abril, o Teatro Gacemss e a Biblioteca Municipal onde realizaram atividades lúdicas. Segundo a secretária de Educação, Rita Andrade, o 4º ano estuda a história da cidade. As escolas interessadas em conhecer a Biblioteca Municipal devem entrar em contato através do telefone 33398587 e agendar uma visita.

Foto: Divulgação

PROERD FORMA MAIS 460 ALUNOS EM RESENDE

Neste mês, 460 estudantes da rede municipal de ensino de Resende vão receber os certificados de conclusão do curso de formação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), desenvolvido através de uma parceria com a Polícia Militar. A primeira formatura será realizada nesta segunda-feira, dia 9, às 15 horas, na Escola Municipal Surubi, onde 80 alunos estarão se formando. A solenidade deverá contar com a presença do prefeito Diogo Balieiro Diniz, da secretária de Educação, Rosa Frech e de autoridades militares, além da direção escolar, pais e responsáveis pelos estudantes. Ao receberem os certificados, os estudantes farão o juramento se comprometendo a viver longe das drogas.

VALORES

Para a secretária municipal de Educação, Rosa Frech, o curso, além de orientar os estudantes sobre os perigos das drogas, também desperta nos alunos valores muitas vezes esquecidos, como o civismo e o respeito às leis. “Ao longo de todo o semestre letivo, durante 17 semanas, as crianças participam de uma aula por semana sobre o tema. Os instrutores são policiais militares fardados, que distribuem cartilhas informativas e estimulam o compartilhamento do material com a família do estudante. As lições trabalhadas em sala de aula ajudam na autoestima e no controle das tensões nervosas, além de ensinar noções de civismo, fazendo com os estudantes desenvolvam atitudes positivas de respeito às leis e às autoridades”, destaca a secretaria de Educação, Rosa Frech.

PROERD

O PROERD é um programa de educação preventiva ao uso de substâncias ilícitas e tem por objetivo evitar que crianças e adolescente sejam cooptadas pelo tráfico e iniciem seu uso. As atividades nas escolas são desenvolvidas pelo 37º Batalhão da Polícia Militar, que disponibiliza um agente da corporação para ensinar técnicas de resistência à pressão, auxiliando as crianças a dizer não às drogas e à violência. Todo semestre novas turmas são formadas.

INSCRIÇÃO PARA MATRÍCULAS E REMATRÍCULAS DO EJA

A Secretaria de Educação, Cultura e Turismo de Porto Real divulgou as datas para rematrículas e inscrições na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Ensino Fundamental, nas escolas da rede municipal CIEP 487 Brizolão Oswaldo Luiz Gomes e Maria Hortência Nogueira. A rematrícula para a modalidade EJA deverá ser realizada de 9 a 13 de julho. Já as novas matrículas serão realizadas de 16 a 20 de julho, no horário de funcionamento das unidades escolares, que oferecem a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). No CIEP 487 Brizolão Oswaldo Luiz Gomes a qualidade do procedimento também abrange o Ensino Médio.

No momento das novas matrículas, os candidatos deverão apresentar cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência, título de eleitor, certidão de nascimento, histórico escolar e declaração de transferência. Podem solicitar matrícula para os cursos na modalidade EJA os candidatos que possuem idade mínima completa de 15 anos para o ingresso no Ensino Fundamental.

EJA

De acordo com a coordenadora da EJA, Roberta Adriana Campos, a Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino destinada as pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir o ensino fundamental na idade adequada. “Ao se inscrever no curso da EJA o aluno tem a chance de concluir o ensino fundamental, aumentando assim sua oportunidade de crescimento pessoal e profissional”. A partir desse semestre serão oferecidas aos alunos da EJA oficinas pedagógicas com o objetivo de contribuir para o processo ensino aprendizagem do aluno que ao apropriar-se dos conhecimentos compartilhados nas oficinas o aluno poderá aplicar tais conhecimentos em situações novas do cotidiano e no próprio contexto escolar.

UM FATO NA FOTO

Dia de relaxar

Domingo é dia de lazer, família, dia de relaxar. Muitos aproveitam o dia para visitar a feira do bairro Vila Nova em Barra Mansa. Um desses visitantes é o cavalo da imagem registrado pelo repórter fotográfico do A VOZ DA CIDADE, Fábio Guimas. O animal pastava tranquilamente no canteiro localizado ao lado da feira atraindo olhares e sorrisos de quem passava pelo local.