Barra Mansa completa 187 anos com desfile cívico que contará a história da cidade

0

Barra mansa

Para o aniversário do município, a prefeitura realizou uma linda programação em homenagem aos 187 anos de Barra Mansa, neste dia 3 de outubro. Neste ano, estudantes de 50 unidades escolares, do 3º ano do Ensino Fundamental e participantes do projeto Descobrindo Barra Mansa, realizarão o tradicional desfile cívico pelas Avenidas Domingos Mariano e Joaquim Leite, com o tema ‘Nossa Barra Mansa’. Será a primeira vez que a história será contada nas avenidas. O objetivo é ampliar o conhecimento da população relacionado à história da cidade.  O desfile terá início às 8 horas, com a expectativa de levar para as ruas um total de 31 alas, com a participação de cerca de três mil pessoas.

Alguns dos temas que serão abordados e ilustrados pelo desfile serão personalidades históricas que fizeram a diferença no município, os símbolos oficiais, os distritos, as paisagens e os monumentos importantes da cidade. O critério para a escolha do tema teve como princípio o projeto ‘Descobrindo Barra Mansa’, elaborado pela Gerência de Patrimônio da Fundação Cultura, e a apresentação das unidades tem como objetivo concluir esse trabalho com a apresentação dos alunos nas avenidas. Participarão cerca de dois mil alunos no desfile.

A diretora da Escola Municipal comendador Geraldo Ozório, Natane Pereira Viana, falou ao A VOZ DA CIDADE que a unidade realizará o desfile com 45 alunos de oito a nove anos, onde o tema será sobre o homem que serviu de inspiração para o nome do colégio, Geraldo Ozório. Ele era um empresário e foi quem abriu a Viação Cidade do Aço. Foi ele também que, em 1961, liderou a fundação da Associação das Empresas de Transportes de Passageiros de Barra Mansa (hoje Sindpass). “Pesquisamos coisas sobre Geraldo Ozório e o objetivo é mostrar algumas coisas que ele fez para cidade”, disse a diretora, completando que os alunos levarão banners retratando cada situação. A escola conseguiu um ônibus que também passará pela avenida.

Outros assuntos que serão temas no desfile das escolas são: Rio Paraíba do Sul, Ponte dos Arcos, Palácio Barão de Guapy, Nestle, Moinho de Vento Barra Mansa, Igreja Matriz de São Sebastião, Clube Municipal, Estações Ferroviárias, Barra Mansa Futebol Clube, entre outros. As forças de segurança como a Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, o Exército Brasileiro e a Defesa Civil desfilam no primeiro setor. Na sequência, instituições sociais, culturais, esportivas e educacionais se apresentam, deixando para o último setor a composição de carros antigos, motos, cavaleiros e amazonas.

TRADIÇÃO

Para o prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, a retomada da tradição do desfile cívico, em 2017, só provou a importância do evento para o município, quando mais de seis mil pessoas lotaram as ruas em uma grande celebração. “Já no ano passado, a cidade testemunhou o maior desfile de sua história. A comemoração contou com a participação de cerca de 12 mil pessoas entre crianças, jovens e adultos, desfilando pelo Centro da cidade, além dos milhares de espectadores que acompanharam a festa. Ao retomar essa tradição, percebemos o desejo do cidadão barra-mansense em expressar seu orgulho e amor pela cidade”, expressou o prefeito.

Para o presidente da Fundação Cultura, Marcelo Bravo, a cada ano o sentimento de identidade e pertencimento do cidadão barra-mansense é fortalecido com a participação de importantes instituições que contribuem para o desenvolvimento da cidade. “Nossa preocupação foi em relação à adequação do desfile tanto em relação aos participantes, como aos que acompanham e assistem. Colocaremos os pontos de hidratação em locais mais estratégicos e confortáveis. Estamos preparando uma festa mais bonita e com certeza vai surpreender muito”, antecipou.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !