ESPECIAL 191 ANOS – Patrimônios naturais abrigam diversidade da fauna e da flora de Barra Mansa

0

BARRA MANSA

Com o objetivo de preservar os bens culturais e naturais do município que completa neste 3 de outubro 191 anos, alguns Patrimônios Naturais estão protegidos e abrigam a diversidade da fauna e da flora da Mata Atlântica. As áreas verdes são paisagens marcantes e oferecem opções de lazer, conhecimento e conscientização em contato direto com a natureza.

Boas opções de atrativos naturais não faltam na cidade. O mais conhecido desses locais é o Parque Centenário, popularmente conhecido como Jardim das Preguiças. Ele foi projetado pelo botânico francês Auguste François Marie Glaziou, em 1880, e remodelado pelo paisagista Roberto Burle Marx, em 1992. Em 1932, durante as comemorações dos 100 anos de Barra Mansa, o parque foi palco de uma grande festa, onde foi executado pela primeira vez o Hino de Barra Mansa e inaugurado esse monumento, composto por um pedestal de granito com uma águia no topo, feita em mármore de Carrara. Embaixo dele está enterrada uma cápsula do tempo, com moedas, jornais e um folheto com a programação do evento assinada pelos presentes, que deverá ser aberta no dia 3 de outubro de 2032, quando o município completará 200 anos.  Ela foi enterrada no início das obras do Corredor Cultural, em 2017.

Parque Centenário, popularmente conhecido como Jardim das Preguiças – Felipe Vieira PMBM

O parque possui árvores centenárias e diferentes pássaros, porém, a habitante mais famosa e querida pela população é a preguiça. Originária das áreas de Mata Atlântica em Angra dos Reis, a primeira preguiça foi inserida no parque em 1948 e, desde então, o local ficou popularmente conhecido como Jardim das Preguiças. São quase 20 animais registrados e que recebem acompanhamento de profissionais. O parque está aberto todos os dias e a visitação é gratuita.

Outro importante local ecológico é o Parque Natural Municipal Carlos Roberto Firmino de Castro (Horto Municipal). Situado na Água Cumprida, no bairro Vila Nova, tem aproximadamente 22 mil metros quadrados onde são cultivadas várias espécies nativas e frutíferas da Mata Atlântica e com mudas de Pau Brasil e de Palmeira Jussara, ambas ameaçadas de extinção. As mudas cultivadas no Horto Municipal também são doadas a população para o plantio em suas casas ou sítios.

Horto Municipal fica na Água Comprida – Felipe Vieira PMBM

O Parque Natural Municipal de Saudade foi aberto com o objetivo de atender os moradores do município para a realização de atividades físicas, como caminhadas e corridas, além de ser uma oportunidade de aproveitar momentos de lazer. Pode ser utilizado para conferências e palestras em seu auditório. Em 2001, a chácara foi desapropriada pela prefeitura para a criação do Parque, inaugurado no dia 16 de junho de 2011.

Parque de Saudade foi inaugurado no dia 16 de junho de 2011 – Paulo Dimas PMBM

CACHOEIRAS

Poucos se lembram, mas o município conta com dois belos atrativos naturais: A Cachoeira do Salto e a do Robertão, boas opções para se refrescar neste calorão e, ambas, de fácil localização.

O acesso da Cachoeira do Salto deve ser feito pela Rodovia Presidente Dutra, em frente ao posto da Polícia Rodoviária Federal. Existe uma estrada de chão onde por ela, a pessoa caminha por cerca de 4 km até chegar ao começo dessa trilha.

Outra opção de lazer é a cachoeira do Robertão, uma das mais famosas da cidade. Muito visitada por aventureiros e ciclistas, possui uma queda d’água com quase 10 metros de altura.

A Cachoeira do Robertão fica no distrito de Amparo – Foto: Divulgação

 

Deixe um Comentário