Coronel Assis deixa comando do 5° CPA após coordenar cerca de seis mil prisões

0

SUL FLUMINENSE

O coronel Renato Assis Ferreira, à frente do 5° Comando de Policiamento de Área (CPA) desde janeiro de 2023, que coordena os batalhões da Região Sul Fluminense, deixará o cargo, conforme publicado ontem, dia 25, no Boletim da Polícia Militar. A troca de comando será realizada na próxima terça-feira, dia 30, e quem reassume ao cargo é o coronel Marcelo Moreira Malheiros, que antecedeu o coronel Assis até o final de janeiro de 2023. A passagem de comando será às 10 horas, da terça-feira, na sede do 5° CPA, que fica no bairro Vila Mury, em Volta Redonda.

A mudança de comando ocorre após o governador Cláudio Castro dar posse ao novo secretário de Polícia Militar, o coronel Marcelo de Menezes Nogueira.

Conforme divulgado nesta semana pelo A VOZ DA CIDADE, a frente do comando do 5° CPA, Assis coordenou cerca de seis mil prisões; foram retiradas das ruas 800 armas (15 delas fuzis) e duas toneladas de drogas. Uma das marcas do comandante foram às consecutivas operações contra a criminalidade nas cidades da região, com objetivo de apreensão de drogas, armas e criminosos. No total foram mais de 150 operações em pouco mais de um ano no 5° CPA.

Recentemente ainda ao A VOZ DA CIDADE, questionado sobre suas principais ações no comando dos batalhões da região, que contam hoje com mais de dois mil policiais, disse que: “A prisão em São Paulo do quarto suspeito da tentativa de homicídio contra o músico Rinaldo Oliveira Amaral, o Mingau, baixista do Ultraje a Rigor, atingido por um tiro na cabeça em Paraty, na Ilha das Cobras, em setembro de 2023; a localização de uma menina de apenas nove anos, encontrada em São Paulo após quase dois anos em cárcere privado pela própria mãe; e ação integrada com as policiais de Minas Gerais e São Paulo, que resultou na prisão de uma dupla suspeita de assalto em Minas”, disse.

Sobre suas realizações no comando do 5° CPA, coronel Assis pontuou que “com o apoio do secretário coronel PM Henrique, a região do 5° CPA recebeu uma atenção especial, sendo direcionado armamentos, viaturas, equipamentos de proteção individual para os policiais militares, mais vagas de RAS, assinaturas de convênios na área de saúde para o atendimento dos policiais militares e seus dependentes. Tais recursos foram fundamentais para a intensificação do policiamento na região”.

Atualmente, o coronel trata da saúde, após ter sido vítima de um atropelamento de carro no Rio de Janeiro. Em suas funções na Polícia Militar do Estado de Rio de Janeiro (PMERJ), foi movimentado para a Diretoria Geral de Pessoal (DGP), onde aguardará designação para nova função, que será definida pelo secretário Cel Menezes.

O 5° CPA coordena o 28° Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Volta Redonda, responsável também pela segurança de Barra Mansa, Rio Claro e Pinheiral; o 37° BPM de Resende, atuante também em Quatis, Porto Real e Itatiaia; o 10° BPM de Barra do Piraí, que também atua em Piraí, Paty do Alferes, Valença, Vassouras, Miguel Pereira e Mendes; o 33° BPM de Angra dos Reis, atuante também em Mangaratiba e a 2ª Cia. Independente da PM de Paraty.

Deixe um Comentário