‘Nasce uma Cidade Operação Cascas II – Companheirxs’ estreia neste domingo

0

BARRA MANSA

Como parte das comemorações do aniversário, será apresentado neste mês o espetáculo ‘Nasce uma Cidade Operação Cascas II – Companheirxs’. Os espetáculos acontecem todos os domingos, às 18 horas na sala Tulhas do Café, no Parque da Cidade. Os ingressos custam R$ 20, mas todos pagam meia (R$ 10). A classificação é de 18 anos. Venda de ingressos pela conta do Instagram (@nasceumacidade) e na loja Roots Boards, no Shopping Pontual, em Volta Redonda.

Em sua 6ª edição, o espetáculo ‘Nasce uma Cidade’ é uma criação coletiva tendo o cabaré como linguagem. A dramaturgia explora a corporeidade do ator para questionar as violações de direitos humanos e as opressões de Estado no período da ditadura militar e na atualidade. Apropriando-se dessa nova linguagem e reafirmando algumas técnicas de trabalho, o Núcleo à Margem orienta a pesquisa do Nasce uma Cidade 2019 – Operação Cascas II – Companheirxs.

Essa fase é uma obra que aborda questões como o posicionamento preconceituoso do governo atual, o machismo, o apagamento das memórias de luta, os padrões de beleza, os conservadorismos e os retrocessos da democracia.

O grupo usa o cabaré como linguagem para fazer análise da situação política atual e revisitar as histórias de opressão, através da ironia, da sátira, do riso, da música, da dança e do encontro entre os companheirxs.

CONTINUIDADE

Esse espetáculo é a continuidade de uma trilogia iniciada em 2017, com a ‘Operação Cascas I – O Chão’, produzida com o apoio do Centro de Memória Genival Luís da Silva (UFF) e do Coletivo Sala Preta (BM). A obra aborda questões e práticas ideológicas que marcaram os anos de ditadura revisitados nos dias atuais. Os elos narrativos criados pelos atores se fazem didáticos, ora posicionando o público nos anos de chumbo, ora narrando parte do presente.

Formado em 2016 como desdobramento do curso Sala Preta 2015 – teatro de rua e dramaturgia em processo, o ‘Núcleo À Margem’ é um grupo de pesquisa em dramaturgia, site specific, obras cênico-performáticas e trabalho corporal e vocal das atrizes e atores que o compõem. O Núcleo dirigiu e produziu a dramaturgia da ‘Operação Cascas I – O Chão’. Em 2019, reúne-se novamente como o coro de atores para provocar a construção coletiva da dramaturgia.

O Nasce uma cidade é um projeto de pesquisa do Coletivo Sala Preta, que reuniu artistas e grupos culturais em suas quatro primeiras edições, entre 2010 e 2015. Nessas edições, o projeto investigou a história, a memória e a identidade da cidade e dos cidadãos barra-mansenses, produzindo um cortejo cênico que percorreu monumentos, ruas e praças da cidade.

Em 2017, a pesquisa voltou-se para um trecho nefasto da história, as memórias de tortura e opressão vividas no 1º Batalhão de Infantaria Blindada de Barra Mansa, onde hoje encontra-se o Parque da Cidade, que abriga o Tulhas do Café, ocupado artisticamente pelo Sala Preta há oito anos.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !