Vereador comemora Rio Paraíba do Sul como patrimônio natural

0

BARRA MANSA

Foi aprovado pela Câmara de Vereadores e sancionado pelo prefeito Rodrigo Drable (PMDB), um projeto que reconhece como patrimônio natural da cidade o Rio Paraíba do Sul. O autor é o vereador Marcos André Gonçalves Pitombeira, o Marquinhos Pitombeira (PSDB).

A lei do vereador diz que o reconhecimento terá por objetivo a proteção dos recursos ambientais hídricos, paisagem, estabilidade geológica e biodiversidade, facilitando o fluxo de fauna e flora, protegendo o solo e assegurando o bem-estar da população. A lei ainda determina que as margens do rio, no trecho de Barra Mansa, deverão estar ecologicamente equilibradas. “Em caso do não equilíbrio ecológico, deverá ser feito estudos pelos órgãos competentes, municipais, estaduais ou federal, conforme legislação em vigor”, diz um trecho da medida, completando que após estudos, deverá ser expedido laudo pelos órgãos competentes para sejam tomadas as medidas necessárias.

“A lei ressalta a importância histórica e cultural do patrimônio natural, o Rio Paraíba do Sul, mostrando assim a conscientização da população. Demonstrando também como reverter a situação de desequilíbrio ecológico a margem do Rio Paraíba do Sul, em seu trecho que corta a cidade”, mencionou Marquinhos Pitombeira. Segundo ele, ao trazer a conscientização para a população e os cuidados que o rio necessita para uma boa estabilidade, pode ser realizado um grande trabalho de preservação em Barra Mansa.

De acordo com o vereador, após essa lei, a prefeitura poderá buscar parcerias de empresas e vice-versa. Marquinhos mencionou que o projeto foi elaborado em parceria com o radialista Carlos Cal, que trabalhou no início dessa discussão com o falecido Alan Carlos Rocha. As discussões foram iniciadas em 1996.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !