Município poderá ganhar Campanha “Eu Ligo 180”

0

ITATIAIA

A Câmara de Vereadores aprovou a indicação n.º1204/2017 de autoria do vereador Alexandre Dos Santos Campos, o Tim Campos (PSD), que solicita ao Poder Executivo a criação da Campanha Municipal “Eu Ligo 180”. O objetivo é denunciar a violência contra mulheres.

Tim Campos destaca que a campanha Municipal “Eu Ligo 180” já vem acontecendo no âmbito Federal e tem como objetivo proteger a mulher e punir o acusado dessa crueldade. “A proposta é intensificar essa campanha no município com palestras, distribuição de panfletos e divulgação em painéis, além de sites oficiais do município. Desta maneira, queremos atingir o maior número de pessoas e assim diminuir a incidência e prevalência de agressões contra as mulheres”, justifica o parlamentar, lembrando que “qualquer comportamento ofensivo, de humilhação ou que cause sofrimento psicológico já é uma violência”.

Segundo dados do Governo Federal, em 62% dos casos que chegaram ao “Ligue180”, a violência contra a mulher é cometida por companheiros, cônjuges, namorados ou amantes das vítimas. Os relatos de 19% apontaram como autores das agressões os ex-companheiros, ex-maridos e ex-namorados. “Apenas 6% da violência têm como autores pessoas externas às relações afetivas. Diante dos fatos, julgo inevitável que o Poder Executivo tome providencias para tornar essa campanha realidade”, disse o vereador Tim Campos.

LIGUE 180

Administrado pela Secretaria de Políticas para Mulheres, o Ligue 180 atualmente tem como foco orientar a mulher. Em caso de situações de ameaça ou perigo imediato, o atendente encaminha a informação recebida a outros serviços emergenciais, como o 190, da Polícia Militar, ou o 193, dos Bombeiros.

Os atendentes também orientam mulheres que buscam informações sobre como se proteger e punir atos de violência e discriminação. Ao se transformar em um Disque Denúncia a própria ligação da mulher caracterizará um registro administrativo, o que possibilita a imediata instauração de um processo de investigação.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !