Notas & Notas

0

CARTEIRA NACIONAL DO ARTESÃO

Ontem, na Biblioteca Municipal, 255 artesãos de Volta Redonda receberam a Carteira Nacional do Artesão. O documento é fornecido gratuitamente e foi criado como desdobramento do Programa do Artesanato Brasileiro do Rio de Janeiro (PAB-RJ). “O artesanato é uma potência. Tínhamos que fortalecer o programa e apresentá-lo aos prefeitos. Com a carteira, os artesãos podem participar de feiras em qualquer estado”, disse a subsecretária de turismo do estado, Neia Mariozz. O vice-prefeito e secretário de Ação Comunitária, Maycon Abrantes, parabenizou os artesãos de Volta Redonda.  “Essa ação reflete de forma positiva em nossa região. Hoje os artesãos estão tendo dignidade e reconhecimento. A carteira é só um ato simbólico, e todos eles ajudam a fomentar cada vez mais a cultura de Volta Redonda”, destacou Maycon.

RECONHECIMENTO

A artesã Solange Maria de Oliveira foi uma das cinco primeiras a receber a Carteira do Artesão. “É um reconhecimento para a nossa categoria. Eu me sinto lembrada, acho muito válido sim. Sou artesã há muitos anos e fico muito feliz de ver que estamos tendo esse reconhecimento do serviço público da prefeitura de Volta Redonda”, disse Solange.

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA

A Secretaria de Saúde de Rio Claro, através das equipes de Saúde da Atenção Básica, vem desenvolvendo no município ações do Programa Saúde na Escola. O PSE se dá com a interação das Equipes de Saúde da Família com as Equipes de educação, no planejamento, execução e monitoramento de ações de prevenção, promoção e avaliação das condições de saúde dos estudantes. Durante este ano serão desenvolvidas 12 ações essenciais e outras de interesse do município, pertinentes às questões locais que envolvam o público do Programa.

AS AÇÕES

Dentre as ações estão: combate ao mosquito Aedes aegypti, promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável e combate à obesidade infantil; prevenção de DST/AIDS; prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras; promoção da Cultura de Paz, Cidadania e Direitos; promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas; prevenção das violências e dos acidentes; identificação de estudantes com possíveis sinais de agravos de doenças; promoção e Avaliação de Saúde bucal e aplicação tópica de flúor; verificação da situação vacinal; promoção da saúde auditiva e identificação de estudantes com possíveis sinais de alteração; promoção da saúde ocular e identificação de estudantes com possíveis sinais de alteração.

SAAE ITINERANTE – com foto

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa realizou no último sábado, dia 17, a segunda edição do Saae Itinerante. O evento tem como intuito levar os serviços de atendimento da autarquia pelos bairros, possibilitando aos usuários tirar a 2° via de conta, sanar dúvidas frequentes, parcelamento de dívidas e resolução de pendências. Para o coordenador administrativo da autarquia, Júlio Cini, o evento foi positivo. “O usuário nem sempre tem tempo e disponibilidade pra resolver as pendências. Com o Saae Itinerante, as questões podem ser resolvidas na hora”, disse. Foram feitos cerca de 60 atendimentos, entre ligação de água, revisão de processo, entre outras situações. Foram feitos ainda outros trabalhos pelo Saae, como capina, varrição e limpeza da Associação de Moradores do bairro Vista Alegre.

FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA

A Prefeitura de Volta Redonda está representada, pela secretária municipal de Meio Ambiente, Daniela Vasconcelos, no 8º Fórum Mundial da Água, que está ocorrendo em Brasília. O Fórum é organizado a cada três anos pelo Conselho Mundial da Água, juntamente com o país e a cidade anfitriã. O objetivo do Fórum é contribuir para a discussão sobre o uso racional e sustentável da água no mundo. O Fórum começou neste domingo, dia 18, e vai até a próxima sexta-feira, dia 23. A programação conta com mais de 1,3 mil palestras. Cerca de dez mil pessoas de mais de 160 países devem participar do evento.

MANUTENÇÃO EM ETA

A concessionária Águas das Agulhas Negras, empresa do Grupo Águas do Brasil responsável pelo saneamento de Resende, realizará, entre os dias 20 e 22 de março, manutenção preventiva na Estação de Tratamento de Água (ETA) 31 de Março. Com isso, o abastecimento do bairro Vicentina pode ser comprometido. O serviço acontecerá das 14 às 21 horas, e a orientação é para que os moradores usem água de forma consciente nesse período. Solicitações de carro-pipa e demais serviços serão atendidas mediante a solicitação no Disque 115 ou no telefone (24) 3354-9115.

RESENDE PARTICIPA DE FÓRUM ESTADUAL DE CULTURA –

Discutir as políticas culturais e as diretrizes da cultura para o futuro. Esse foi o principal objetivo do Fórum Estadual de Secretários e Dirigentes Municipais de Cultura, realizado, na semana passada em Petrópolis. Durante o encontro, que contou com a presença do ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, e de 48 gestores municipais, entre elas a presidente da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, Denise Assis, foram debatidas informações sobre os Sistemas Municipais e Estadual de Cultura e o mapeamento do patrimônio histórico do Estado do Rio.

SISTEMA NACIONAL DE CULTURA

Durante o evento, Sá Leitão destacou a importância da troca de experiências entre governos municipais, estadual e federal para o fortalecimento da cultura do Estado do Rio e disse que 80% dos municípios fluminenses já estão participando do Sistema Nacional de Cultura (SNC). “Este encontro é uma excelente oportunidade e um grande passo para a valorização da cultura do Rio de Janeiro, que é um grande ativo do estado, com uma presença forte e expressiva no patrimônio histórico nacional. O fórum serve como instrumento para pensarmos modos de ampliar esse potencial”, destacou o ministro.

COMISSÃO PATRIMÔNIO HISTÓRICO

A Comissão de Patrimônio Histórico, formada pelos municípios de Resende, Duque de Caxias e Guapimirim, apresentou um vídeo abordando a degradação dos bens culturais e históricos fluminenses, destacando o descaso, o abandono e a falta de políticas públicas para o setor. “Nós estamos fazendo um trabalho de mapeamento do patrimônio histórico de Resende e um trabalho de educação patrimonial. Para isso, contamos com uma equipe técnica que realiza, junto com a Defesa Civil, uma avaliação estrutural e um inventário desses imóveis. Trabalhamos arduamente com o compromisso de preservar, catalogar, valorizar e cobrar o cumprimento das leis e do PCA 2009”, disse a presidente da Casa da Cultura, Denise Assis.

CARTA PETRÓPOLIS

O Fórum Estadual, que não ocorria há 20 anos, também contou com apresentação de painéis sobre as políticas culturais para o patrimônio fluminense e os sistemas municipais de cultura. No encerramento, foi assinada a Carta Petrópolis, com sugestões de diretrizes para a Cultura no Estado. O documento é endereçado ao Presidente da República, ao Governador, ao secretário de Cultura do Estado, prefeitos, dirigentes da cultura e vereadores do Estado do Rio de Janeiro.

EMPREENDEDORISMO FEMININO

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Volta Redonda (CDL-VR) vai sediar, hoje, um evento em Volta Redonda para comemorar o Mês da Mulher. O evento será realizado a partir das 19h30min e deverá reunir mulheres de diversas empresas da cidade. O tema da palestra será “Empreendedorismo Feminino”. As palestrantes da noite serão Rosana Paes, fundadora e CEO da marca Espaço Juliana Paes, e Vanessa Pummer, proprietária do Espaço em Volta Redonda e Life Coach. O Especial Dia Internacional da Mulher é uma realização da CDL Jovem, em parceria com o Sicoob. A República do Movimento, Nati Cosmética, Sebrae, Espaço Juliana Paes e Chocolates Brasil Cacau são os apoiadores do encontro. O espaço CDL, onde o encontro vai acontecer, fica na Rua Simão da Cunha Gago, 19, no bairro Aterrado.

DESTAQUE EM INOVAÇÃO

A Unimed Volta Redonda acaba de conquistar a categoria Instituição do Ano – Inovação. O evento de premiação aconteceu na semana passada, em São Paulo. Segundo declarou o vice-presidente da Unimed Volta Redonda e diretor de Recursos Próprios, Vitório Moscon Puntel, a premiação amplia o desafio da unidade para a melhoria contínua. E reafirma o compromisso com a qualidade e a segurança na assistência aos seus clientes. Além disso, evidencia os investimentos para oferecer um ambiente cada vez mais seguro para a prática da medicina. Puntel declarou ainda que, é o segundo ano que a Cooperativa é destaque na premiação nacional. Criada em 2016, a premiação contempla, ao todo, 36 instituições e profissionais divididos em dez categorias.

UM FATO NA FOTO

Solidariedade

Não, ele não fez isso para se promover, nem sabia que outras pessoas o flagrariam, mas o fotógrafo do A VOZ DA CIDADE, Fábio Guimas, foi um deles. O guarda municipal de Barra Mansa não merece um prêmio por isso, muito menos a indiferença de passar despercebida a atitude que teve, pois em tempos de guerra, quem promove a paz é herói! Que o simples e importante gesto de assistir ao próximo diante de suas limitações seja o leve hábito de quem aprendeu que ninguém cruza nosso caminho por acaso.

Deixe um Comentário