Notas & Notas – 24 de abril de 2024

0

Novo mutirão de cirurgias em Volta Redonda

Foto: Divulgação/PMVR


O Hospital São João Batista (HSJB), de Volta Redonda, promoveu mais um mutirão de cirurgias durante o feriado prolongado de Tiradentes, dia 21, e São Jorge, 23. Os procedimentos foram realizados pela equipe do diretor-médico do hospital, o ortopedista Flávio Reis. Foram beneficiados pacientes com idade entre 59 e 78 anos, sendo três homens e quatro mulheres.

Videoartroscopia de ombro

O mutirão também teve uma videoartroscopia de ombro esquerdo no paciente Alex André Rodrigues Diogo, de 59 anos; e uma artroplastia reversa de ombro direito na paciente Arlete França dos Santos, de 66 anos.

O diretor-geral do Hospital São João Batista, o vice-prefeito Sebastião Faria, lembrou que a unidade bateu outro recorde de cirurgias nos primeiros meses deste ano. Nos dois primeiros meses de 2024, foi registrado um novo recorde de cirurgias, com um total de 888 procedimentos, um aumento de mais de 12% em relação ao mesmo período do ano passado.

Roda de conversa

Foto: Divulgação/PMVR


A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos (SMDH) de Volta Redonda promoveu uma roda de conversa sobre direitos trabalhistas para as turmas de alunas do projeto “Mulheres Mãos à Obra”. Foi no Centro de Qualificação Profissional Aristides de Souza Moreira, no bairro Aero Clube. As palestras foram realizadas pelas assessoras técnicas, a advogada Patrícia Vieitas, do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), e Kátia Teobaldo, assessora técnica do Departamento de Políticas para Mulheres da SMDH.

Orientação

As palestrantes orientaram as alunas que ao serem contratadas possuem uma série de direitos assegurados pela legislação trabalhista e pela Previdência Social, como carteira assinada, férias, décimo terceiro salário, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), recolhido pela empresa que pode ser retirado em condições especiais pelos empregados e benefícios previdenciários.

Capacitação

Os cursos do projeto duram em média quatro meses, são gratuitos, com o Poder Público garantindo toda a infraestrutura necessária para a qualificação das alunas, como transporte, lanche, material essencial para o ensino teórico e prático, uniforme, equipamento de proteção individual (EPI). As mulheres, a partir de 18 anos completos, moradoras de Volta Redonda, saem capacitadas nos cursos básicos de Bombeira Hidráulica Predial, Eletricista Predial, Pedreira de Acabamento e Revestimento Predial, Pedreira de Alvenaria Predial, Pintura Predial, e no Curso Básico de Solda com Eletrodo Revestido, Corte Oxiacetilênico e Operadora de Esmeriladeira.

Cirurgias de endometriose na Santa Casa de Resende

Foto: Divulgação/PMR


A Santa Casa de Resende realizou nesta terça-feira, dia 23, no feriado do Dia de São Jorge, três cirurgias de endometriose, no polo do Estado, instalado na unidade. As operações foram comandadas pelas equipes dos médicos Hugo Ribas e Gustavo Rodrigues.

Pioneira no procedimento

A cidade de Resende é pioneira na cirurgia de endometriose por videolaparoscopia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no interior do Estado. Anteriormente, a cirurgia era feita apenas no Hospital Universitário Pedro Ernesto da UERJ, na cidade do Rio de Janeiro. Com a instalação do novo polo em Resende, mulheres do município e de cidades vizinhas podem ter acompanhamento integral de profissionais especializados.

Alfabetização de Porto Real é destaque

As turmas do 2° ano de escolaridade da rede municipal de Porto Real apresentaram resultados acima da média regional e estadual no Alfabetiza RJ. Em 2023, todas as escolas municipais e estaduais do Rio de Janeiro participaram de uma avaliação cujo objetivo era obter um diagnóstico do nível de aprendizagem das crianças em fase de Alfabetização. Na área da Língua Portuguesa/Interpretação, a rede municipal obteve a média de proficiência em 603 pontos, superando a regional que foi 595 e a estadual, em 599. Na área de Leitura e Escrita o resultado foi ainda melhor, o município alcançou a proficiência média de 616, em comparação à média regional de 606 e estadual 593.

Indígenas marcham em Brasília

Foto: Marcello Camargo/Agência Brasil


Milhares de indígenas e apoiadores participaram, na manhã de terça-feira, dia 23, de uma caminhada pela área central de Brasília. A marcha faz parte da programação do Acampamento Terra Indígena (ATL) – mobilização que, anualmente, reúne milhares de participantes de centenas de etnias na capital federal e que começou, oficialmente, nessa segunda-feira, dia 22.

Demarcação

Após ocuparem parte da principal via de Brasília, os manifestantes seguiram sob sol forte em direção ao Congresso Nacional, a cerca de quatro quilômetros de distância. Acompanhados por um carro de som, o grupo pedia que o Estado brasileiro conclua os processos de demarcação dos territórios tradicionais indígenas e garanta os direitos constitucionais dos povos originários, como o acesso à saúde e educação de qualidade, entre outras reivindicações.

Mutirão de exames e testes rápidos

Um novo mutirão de exames preventivos e testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C acontece nesta quarta-feira, dia 24. Promovido pela Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria de Saúde, a ação acontece em diferentes unidades de saúde de 17 às 20 horas.

Exames preventivos

Para os exames preventivos não são necessários realizar o agendamento, basta comparecer a uma das 13 unidades de saúde que estarão abertas das com CPF e/ou cartão do SUS.

Sem agendamento

Também nesta quarta-feira, o Posto de Saúde da Família do Centro estará aberto para a realização de testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C. Para estes procedimentos, o paciente deve apenas levar o cartão do SUS e um documento com foto. Não é necessário encaminhamento ou solicitação médica.

Um Fato na Foto

Originais do Charme em Barra Mansa

Foto: Divulgação


Única companhia de Dança Charme tradicional do Brasil e que se propõe a manter ativa o gênero consagrado nos bailes das décadas de 1980 e 1990, os Originais do Charme completam dez anos em grande estilo e com muitas novidades! Para começar, a trajetória do grupo, formado por artistas entre 45 e 60 anos, os “Cascudos” – como são chamados os dançarinos de Charme mais veteranos – será contada no documentário “Originais do Charme – Na Área” (nome também do seu primeiro espetáculo). O lançamento aconteceu na terça-feira, dia 22, e está disponível no Youtube e no Instagram. Nos palcos, retoma o consagrado show, que fará um tour comemorativo por dez teatros da rede Sesc Rio, no projeto “O Corpo Negro”, de 26 de abril a 24 de maio. Na ordem, serão contempladas as unidades de Rosinha de Valença, na cidade de Valença, Ramos, Niterói, São Gonçalo, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Barra Mansa, Centro Cultural Sesc Quitandinha, Nova Friburgo e Teresópolis. Além disso, já se prepara para um novo projeto no teatro, que será lançado no segundo semestre: “Flashblack”, que fará um passeio por grandes clássicos da primeira geração dos bailes, nas décadas de 1980 e 1990. Para mais informações os interessados podem acessar Instagram https://www.instagram.com/originaisdoc/ ou YouTube https://www.youtube.com/@marcusazevedo75.

Deixe um Comentário