Corrida Federal Kids reúne mil participantes contra a pedofilia, em Resende

0

RESENDE

O domingo está sendo de muita atividade esportiva, lazer e conscientização social em Resende com a 10ª Edição da Ação Social Federal Kids, no Parque das Águas, no bairro Jardim Jalisco. O evento realizado pela Polícia Federal, Serviço Social do Comércio (Sesc) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), conta com o apoio da Prefeitura de Resende. Das 8 às 15 horas uma extensa programação foi elaborada no Parque das Águas, no bairro Jardim Jalisco, com atividades de lazer, entretenimento e social.

Os participantes realizaram alongamento e aquecimento sob a orientação profissional antes da atividade física

Um dos destaques foi a Corrida Federal Kids, que reuniu nesta manhã, cerca de mil participantes organizados em duplas. Eles foram divididos em três categorias conforme a faixa etária e ao fim do percurso de 500 metros a 1,5 km. Todos receberam medalhas. “O evento teve como objetivo alertar a população para o perigo do abuso sexual contra a criança e o adolescente, popularmente conhecido como pedofilia. Setenta por cento dos casos de abuso sexual ocorrem dentro de casa e em 85% dos casos o abusador conhece a sua vítima. Por isso, é importante falar para as pessoas que o perigo pode estar em casa ou perto de sua família. Tivemos mais de 500 duplas, mil pessoas que se inscreveram e doaram quatro quilos de alimentos que vamos doar para instituições de caridade de Resende, nesta segunda-feira”, comenta o coordenador geral da Ação Social Federal Kids, o delegado Clayton da Silva Bezerra.

Pais e filhos participaram do evento realizado na manhã deste domingo, no Jardim Jalisco

O coordenador recebeu, em nome da Ação Social Federal Kids, a Moção de Louvor concedida pela Câmara de Vereadores de Resende, de autoria do vereador Tisga. “Ações de cunho social como essa, atrelada ao esporte, são fundamentais para a nossa cidade. O delegado foi palestrante durante Audiência Pública de combate à Pedofilia, ocorrida na Câmara, sob minha autoria. Diante dos trabalhos realizados, a Ação Social Federal Kids é merecedora desta moção”, justifica o vereador. Antes da corrida todos os participantes participaram de um ‘aulão’ de alongamento e aquecimento, seguindo para as largadas de cada categoria.

A Moção de Louvor foi entregue pelo vereador Tisga ao coordenador da Ação Federal Kids

Por volta das 8h40min largaram os participantes de até 6 anos e seus responsáveis, no percurso de 500 metros. Às 9 horas, as crianças de 7 a 10 anos no trecho de 1 km e, às 9h30min, crianças e adolescentes de 11 a 14 anos, no percurso de 1,5 km. “Eu trouxe meus filhos porque entendo que as crianças tem que se envolver nas atividades físicas. O tema é fundamental para o alerta de toda a sociedade. Todos estão de parabéns, evento muito bonito”, disse a comerciária Taís Pinheiro, acompanhada do marido Stive e os filhos. A dona de casa Isadora Nascimento levou as filhas Isabela e Sandra para o evento e comemorou a festa, com uma manhã de sol. “O tempo ajudou bastante, as meninas adoraram, trouxemos as primas e tias. Uma manhã em família, com muitas atividades gratuitas também no interior do Parque das Águas. Legal todos serem declarados vencedores, elas ganharam medalhas e vibraram”, comenta.

Os participantes receberam medalhas no evento que proclama todos como vencedores

Além da Corrida Federal Kids, a Área de Lazer do Sesc RJ oferece até as 15 horas, diversas ações gratuitas no interior do Parque das Águas, como um mini circuito funcional criado especialmente para o público infantil, slackline, esportes de raquetes e brinquedos infláveis; ação literária, exposição com tema relacionados ao meio ambiente e exposição de veículos militares da Academia Militares das Agulhas Negras, que disponibilizou ainda a Banda da Aman para a execução do Hino Nacional. “Parabenizo a todos os envolvidos na organização e também os competidores que doaram alimentos e vão ajudar entidades da nossa cidade. A Federal Kids tem o apelo contra a pedofilia e todos devemos nos unir contra esse crime”, comentou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Davi de Jesus.

Os adultos acompanharam as crianças e adolescentes durante a Corrida Federal Kids

FEDERAL ROSA

Com o sucesso da Corrida Federal Kids, em maio outro evento da Polícia Federal, Sesc, Senac será realizado em Resende: a Corrida Federal Rosa. Segundo o prefeito Diogo Balieiro, mantendo o caráter social com a ajuda do esporte, a corrida vai alertar a sociedade contra o feminicídio e a violência doméstica que aflige as mulheres. “A Federal Kids foi um sucesso, participei das provas e vi a alegria das crianças e pais. Todos envolvidos nesse alerta contra a pedofilia. Para o mês de maio, já temos o aval da Polícia Federal que Resende terá uma etapa da Corrida Federal Rosa. É importante mantermos essa integração entre esporte e temas sociais”, comenta o prefeito.

Segundo o delegado Clayton Bezerra, a Federal Rosa é voltada predominantemente ao público feminino. “Chamamos desde já todas as mulheres da sociedade para este evento. A etapa da Federal Rosa em Resende será no dia 5 de maio, sem faixa etária específica. Uma atividade com corrida/caminhada: quem quiser caminhar percorre dois quilômetros e quem optar em correr percorrerá quatro quilômetros. As inscrições serão abertas futuramente, através do site www.federalrosa.com.br”, explica o delegado Clayton Bezerra.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !