Conferência Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa

0

PORTO REAL

Em preparação para a Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, que vai acontecer entre os dias 30 e 31 de julho deste ano, no Rio de Janeiro, foi realizada na semana passada, no município, a 5ª Conferência de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. No evento, realizado pelo Governo Municipal, na sede da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação (SMASH), foram elaboradas 20 propostas, sendo cinco de cada eixo e serão encaminhadas para a etapa estadual, através de dois delegados, um da sociedade civil e um do Poder Público.

O tema do encontro municipal foi “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”. Os participantes discutiram no encontro quatro eixos temáticos: Direitos Fundamentais na Construção e Efetivação das Políticas Públicas, Assegurando Direitos e Emancipação Humana, o Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa e os Conselhos de Direitos: seu papel de efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

IMPORTÂNCIA DO EVENTO

O prefeito Ailton Marques destacou que é fundamental procurar a efetivação de ferramentas que facilitem o desenvolvimento das políticas necessárias para a garantia de direitos e de incentivo à qualidade de vida em nossa cidade. Lembrou ainda que a Conferência é um processo democrático, onde a própria população e representantes de diversos segmentos trabalham em prol de um bem maior, que neste caso é a pessoa idosa de Porto Real.

A secretária da SMASH, Creusa Martins Mothé, reafirmou a importância da Conferência como um espaço democrático sensibilizador. Ressaltou que esse evento tem sua relevância como um espaço onde a participação popular é fator fundamental para a eficácia das políticas de desenvolvimento social. “Nosso objetivo é sensibilizar as instituições, a sociedade e os próprios idosos sobre a importância de sua participação nesse processo de garantia de direitos”, declarou.

Entre outros, participaram do evento a vereadora Bianca e os secretários Jean Carlos dos Santos Silva, de Governo, Robson Paulino da Silva, da Educação, Cultura e Turismo, Carlos José da Silva, de Licitações, Compras e Contratos, Reinaldo José Raimundo, do Meio Ambiente, e a subsecretária de Saúde, Suzanne Balieiro.

 

 

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !