Câmara populariza a solenidade de entrega do Título de Cidadão Resendense

0

No ano em que Resende comemora 216 anos, a Câmara de Vereadores decidiu inovar e integrou a tradicional cerimônia de entrega do Título de Cidadão Resende à Exapicor. Pela primeira vez, a solenidade aconteceu no Parque de Exposições e aberta ao público. A medida, tomada pela Mesa Diretora, teve como objetivo reduzir gastos com aluguel de espaço e popularizar a cerimônia.“Foi uma comemoração de portas abertas. Em vez de alugar um espaço para receber o evento, como vinha sendo feito até então, a Câmara optou por aproveitar a estrutura montada para as festividades da Exapicor e fazer uma comemoração aberta ao público”, e o número de pessoas que compareceram a solenidade comprovou o sucesso da medida que tomamos”, avalio o presidente da Câmara, vereador Roque Cerqueira.

Em tempo, de acordo com a procuradoria jurídica da Câmara, o evento deste ano foi pensado para ser aberto à população desde o início de seus preparativos. Segundo o procurador Marcelo Salviano, a licitação para a realização da festividade foi iniciada em 10 de agosto, enquanto a abertura de inquérito do Ministério Público a respeito do acesso da população ao evento se deu apenas em 15 de setembro. “Toda a estrutura da festividade já estava definida naquela data e visava atender a um público amplo, conforme foi demonstrado ao Ministério Público – tanto que o órgão opinou pela sua legalidade em 20 de setembro e o evento transcorreu com tranquilidade”, apontou Salviano.

Ainda em relação ao novo formato da solenidade, o presidente da Câmara destacou o fato de que os gastos com o evento de 2017 foram aproximadamente 30% mais baixos do que nos anos anteriores – embora tenha sido concebido para receber um público mais amplo. “A população entendeu  a ideia e compareceu em peso à solenidade”, comentou Roque.

Na ocasião, além da entrega de títulos de Cidadão Resendense, foram entregues também os títulos de Profissional Emérito; Professor Emérito; além de comendas Conde de Resende; medalha Luiz Pistarini; medalha Tácito Vianna Rodrigues; prêmio Destaque do Ano, entre outras homenagens. A cerimônia de entrega das homenagens foi seguida de um coquetel aberto ao público e de apresentações gratuitas de bandas regionais e da escola de samba Acadêmicos do Grande Rio.

Deixe um Comentário