Vereadora pede ao Executivo Concurso Público para o Núcleo de Apoio à Saúde da Família

0

RESENDE

A vereadora Soraia Balieiro (Podemos) sugeriu ao Poder Executivo a realização de Concurso Público para suprir vagas no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) de Resende que está carente de profissionais. A indicação nº 7.817/2024, foi aprovada pelo Plenário e oficializada para apreciação do prefeito Diogo Balieiro Diniz.

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família, que faz parte da Política Nacional de Atenção Básica, é composto por profissionais de diferentes áreas do conhecimento que, atuando de maneira integrada às equipes de saúde da família, qualificam o atendimento ao público.

Segundo Soraia, a contratação dos novos profissionais de saúde vai ser fundamental para o bom funcionamento do setor em Resende. “O objetivo é que a inserção desses profissionais amplie o olhar e as ações do cuidado, trazendo como consequência a diminuição do número de encaminhamentos a outros serviços e maior satisfação aos usuários”, aponta a vereadora.

O Nasf foi criado em 2008 pelo Ministério da Saúde e o serviço foi implantado em 2011, com a instituição de duas modalidades. Em 2012, foi incluída uma terceira modalidade de Núcleo, por meio de portaria, ampliando a possibilidade de qualquer município, com pelo menos uma equipe da Saúde da Família, implantar o grupo multiprofissional.

De acordo com a Prefeitura de Resende, o objetivo do Nasf é ampliar a abrangência e o escopo das ações da Atenção Básica, assim como sua resolubilidade.

INFORMATIZAÇÃO

A Atenção Básica também foi tema de outra proposta recente de autoria da vereadora Soraia Balieiro. Por meio da indicação nº 7.816/2024, a parlamentar pediu a informatização completa e integralizada desse setor. “O objetivo é melhorar a infraestrutura, permitindo a implantação de prontuário eletrônico, em consonância com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD ), além da disponibilização de receitas, encaminhamentos médicos, declarações, laudos, atestados, entre outros documentos feitos de maneira impressa, otimizando o atendimento”, explica a vereadora.

Deixe um Comentário