Diversão, música e grande público marcam os sete dias da 50ª Exapicor

0

RESENDE
A 50ª Exapicor chegou ao fim e a edição ficou marcada na cidade. Foram sete dias de muita diversão, grandes apresentações e a satisfação do público que passou pelo local. Apresentamos hoje um resumo do que foi destaque na Exapicor.
A Exposição foi aberta pelo prefeito Diogo Balieiro Diniz na noite do dia 25, que contou com a presença de várias autoridades e representantes da empresas patrocinadoras da festa. A solenidade teve a apresentação da banda da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) que executou os hinos Nacional e o de Resende, além da apresentação bailarina Fernanda Portella do Centro de Dança de Resende – Balé Andrea Souto. Também foi prestado um minuto de silêncio em homenagem ao ex-prefeito Noel de Oliveira e ao ex-presidente da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária, Comercial e de Serviços de Resende (Aciar), Luis Geraldo Whately falecidos este ano e que foram incentivadores da Exapicor.
Logo após a cerimônia de abertura foi realizada a escolha da Garota Exapicor 2017, concurso vencido pela relações públicas Rayane Diniz, 23 anos.

ESPAÇO PARA ARTISTAS REGIONAIS

Artista regionais tiveram seu espaço na Exapicor – Caros Henrique Moreira

Assim como em outras edições, a Exapicor 2017 reservou os palcos Resende e o Galpão Sertanejo, dois espaços privilegiados para os artistas regionais pudessem mostrar todo seu talento. Os shows regionais, responderam por mais de 80% das atrações musicais e tiveram um papel fundamental para a qualidade musical do evento. Os artistas que subiram nos dois palcos foram responsáveis por garantir a animação do público antes e depois das atrações no palco principal e a adoção de uma linha de shows regionais visa aproveitar a realização de um dos maiores eventos do sul do estado para divulgar o trabalho dos músicos locais. No Galpão Sertanejo, a música caipira de raiz transformou o espaço retratando em verso e prosa o dia a dia do homem do campo. Subiram ao palco cantores e duplas sertanejas de Resende e de cidades vizinhas e até municípios de cidades de outros estados com o interior de São Paulo e Minas Gerais.
No Palco Resende, foi o espaço dos artistas solos que levou muita MPB e canções próprias. Também subiram ao palco bandas de pop/rock e grupos de pagode locais e da região.
ATRAÇÕES INFANTIS

Show da Patrulha Canina divertiu o público infantil – Carina Rocha

A garotada pode se divertir a vontade na Exapicor que ofereceu um parque de diversões com cerca de 30 atrações. No Galpão Sertanejo, a atração foi o concurso Exapicor Pet Show, que elegeu o cãozinho mais simpático e gracioso da festa, realizado na sexta-feira, dia 29. Também no Galpão Sertanejo a criançada teve a oportunidade de visitar uma mini-fazenda com pequenos animais, como coelhos, aves e até felinos.
No sábado, dia 30, o Palco Resende trouxe a principal atração infantil, a Patrulha Show – Aventuras Caninas, um espetáculo lúdico e cheio de cores que encantou os pequenos. No show infantil, o menino Ryder, de dez anos, e seus seis filhotes – os cães mais amados do Brasil – embarcam numa verdadeira aventura para solucionar o mistério do tesouro pirata. Para isso, os personagens interagem com o público durante todo o espetáculo que busca transmitir mensagens importantes para pais e filhos.
Já no parque de diversões Millenium crianças e adultos tiveram à sua disposição uma série de brinquedos que tornaram a temporada da Exapicor ainda mais divertida. As opções foram do mais radical, como o kamikaze 360 graus, ao mais lúdico, como o carrossel, passando ainda pelo trem fantasma, mini-montanha russa, carrinho bate-bate e o crazy dance, entre muitas outras atrações.
SHOWS NO PALCO PRINCIPAL ATRAEM GRANDE PÚBLICO

A dupla Maiara e Maraísa foi recorde de público no Parque de Exposições – Carina Rocha

Com certeza a grande atração da Exapicor todos os anos é a linha de shows e a edição 2017 não foi diferente. De quarta-feira até domingo, um grande público se reuniu em frente ao Palco Principal e nos camarotes para assistir e cantar junto com grandes astros da atualidade da música nacional.
Anitta foi a responsável por fechar com chave de ouro a passagem de grandes astros da música pela 50ª Exapicor. Cerca de 20 mil pessoas se acotovelaram em frente ao palco para assistir a cantora pop mais festejada da atualidade e que detém a marca do clipe feminino mais visto do Brasil, o “Show das Poderosas” com 130 milhões de visualizações.
Mas o furacão Anitta não foi a responsável pelo maior público da Exapicor. O recorde ficou com a dupla sertaneja Maiara e Maraísa, que na quinta-feira, 28, levou cerca de 50 mil pessoas, segundo os organizadores, ao Parque de Exposições. Antes, na quarta-feira, dia 27, quem colocou todo mundo para cantar e sambar foi Péricles. Embalados por grandes sucessos do ex-vocalista do Exaltasamba.
Na sexta-feira, dia 29, aniversário da cidade, quem se apresentou foi a dupla Bruninho e Davi. Os artistas de Campo Grande (MS) cantam junto desde 2009. autores do sucesso “Vamo mexê” que no clipe contou com a participação de Michel Teló e já passa de mais de 7 milhões de acessos no You Tube e do clipe “Se Namorar Fosse Bom”, lançado em 2012, com quase 18 milhões de acessos, e fez com que a dupla fosse conhecida nacionalmente.
Na terceira noite seguida da música sertaneja, que subiu ao palco na noite de sábado, dia 30, foi a dupla Antony e Gabriel. A dupla do Paraná que começou a carreira recentemente, já é uma grande referência no meio musical.
CULTURA E ARTESANATO

Os artesãos da região puderam apresentar seu trabalho em um dos galpões da Exapicor – Carlos Henrique Moreira

A história de Resende nesses 216 anos pode ser melhor conhecida pelo público na Exapicor. No estande da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda foi montada uma exposição de fotos e objetos antigos que pertenceram a grandes personalidades da história de Resende. Outra atração do estande foi o “Café com Claudionor Rosa”, onde o historiador, em horários programados, reuniu o público para bate papo onde ele falou sobre a história do município, destacando fatos curiosos e relevantes. A Casa da Cultura também promoveu no estande gratuitamente algumas de suas oficinas desenvolvidas na sede que fica no Centro Histórico como a de artes manuais, instrumentos musicais com orientação de mestres professores especializados, além de atendimentos educativos sobre as atividades desenvolvidas pelo Museu da Imagem e do Som (MIS), Museu de Arte Moderna, Bibliotecas Municipais, projeto Criarte e Arquivo Histórico Municipal.
Já os artesãos tiveram espaço garantido no Parque de Exposições eles estiveram presentes no Galpão Sertanejo e no Galpão Azul. Além de Resende, os dois locais foram ocupados por artesãos de município como Itatiaia, Miguel Pereira, Barra do Piraí, entre outros municípios que comercializaram seus produtos confeccionados em diversas técnicas.
RETORNO DO TORNEIO LEITEIRO

O Torneio Leiteiro retornou a Exapicor depois de dois anos – Carlos Henrique Moreira

A 50ª Exapicor marcou também o retorno de uma tradição. A realização do torneio leiteiro, que não era realizado na exposição desde 2014, e premia a vaca cuja produção atingir a maior média diária. Proprietários de 28 animais, vacas da raça girolando ou puras (holandesas), participaram da competição. Foi registrada a presença de animais de municípios como Cachoeiro de Macacu, Passa Vinte, Silveiras, Rio das Flores, Aurinópolis, Rio Preto, Cachoeira Paulista, Resende, Itatiaia, Quatis, entre outros municípios.
Além da grande campeã, foram premiados os primeiros, segundos e terceiros lugares das categorias vaca (girolando e pura) e novilha até 4 dentes (girolando e pura).
Outro torneio rural foi o de bezerras realizada no sábado, dia 30 e 15 adolescentes do município com idade entre 10 e 14 anos, sendo oito meninos e sete meninas, todos filhos de produtores ou de trabalhadores rurais.
Também o público pode acompanhar a disputa do torneio de tambor.
PRAÇA DA ALIMENTAÇÃO E SEGURANÇA

O público pode comer bem na praça da alimentação da 50ª Exapicor – Carlos Henrique Moreira

Na hora da fome, o público presente a Exapicor teve a disposição uma variedade de opções para comer bem que iam desde uma churrascaria ao lanche rápido. A praça da alimentação contou com 69 barracas, sendo uma delas uma grande churrascaria e outros pontos menores onde foram comercializados produtos típicos de feiras agropecuárias como hot dog, churrasquinho, milho verde, churros e crepes, além de bebidas, doces e salgados variados.
Outras opções de guloseimas pode ser adquirida no estande da Indústria e Comércio, onde foi possível apreciar os alimentos produzidos pelo setor do agronegócio, como vários tipos de mel, geleias e queijos, entre outros itens.
Na segurança, o público formado em sua maioria por famílias, que passaram pelo Parque de Exposições teve a tranquilidade garantida por efetivo de 600 seguranças que se revezaram durante os sete dias de evento. Somente de uma empresa privada de segurança contratada exclusivamente para a Exapicor foram disponibilizados 140 seguranças entre homens e mulheres. A empresa foi responsável também pelo monitoramento de todo parque. Uma central foi instalada logo na entrada do Parque que controla sete câmeras instaladas em pontos estratégicos no interior como a entrada, as ruas internas e próximo ao camarote. O sistema realizou a gravação de imagens 24 horas por dia e as imagens ficam armazenadas em um HD a disposição dos organizadores do evento caso necessitasse de alguma imagem.
A Polícia Militar também colaborou com seu efetivo na segurança da festa juntamente com a Guarda Municipal que atuou no interior do Parque e nas ruas de acesso, no controle do trânsito.
Felizmente o saldo foi amplamente positivo sem nenhuma ocorrência mais séria que pudesse atrapalhar o brilho da festa.

Deixe um Comentário