Reinaldo Gonzaga assume a presidência da INB

0

RESENDE

As Indústrias Nucleares do Brasil (INB) conta com nova diretoria Executiva. O engenheiro Reinaldo Gonzaga assumiu a presidência da empresa no lugar de João Carlos Derzi Tupinambá. A transmissão de cargo aconteceu no último dia 11 de outubro na sede da INB, no Centro do Rio. Na mesma solenidade, conduzida pelo presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e presidente do Conselho de Administração da INB, Paulo Roberto Pertusi, foram empossados ainda Luiz Fernando Silva de Magalhães Couto e Marcelo Xavier de Castro nas diretorias de Finanças e Administração (DFA) e de Produção do Combustível Nuclear (DPN), respectivamente.  A Diretoria de Recursos Minerais foi assumida por Adauto Seixas.

O novo presidente falou sobre os desafios impostos à empresa pelo atual momento econômico do país, mas destacou a importância de incentivar a vocação tecnológica da INB mesmo em tempos de crise. “É preciso buscar novos mercados, novas oportunidades; nós temos competência técnica para isso”, afirmou.

Reinaldo Gonzaga ingressou na INB em janeiro de 2000, através de concurso público. Atuou como engenheiro de produto, gerente de processo de fabricação de pó e pastilhas de urânio, coordenador de processos químicos nas fábricas de pó e pastilhas, e como superintendente de Engenharia do Combustível Nuclear, cargo que estava exercendo até ser convidado a assumir a presidência da empresa.

Reinaldo lembrou o trabalho junto à direção anterior em ações de ajustes à nova realidade financeira do país, tendo participado ativamente da elaboração do Planejamento Estratégico da INB para o período 2017-2026. O presidente disse que possui uma visão clara quanto à necessidade de dar continuidade a projetos em curso. E ressaltou que é importante “usar bastante a criatividade para desenvolver soluções em busca da melhoria contínua e redução do custo do nosso processo”. “Diante desse grande desafio, é possível readequar a empresa para novas realidades; é possível torná-la independente; é possível crescer. Acredito muito no futuro da INB e nas pessoas que estão aqui”, concluiu.

Ampliação da fábrica em Resende

Um dos desafios de Reinaldo Gonzaga a frente da presidência da INB será o de conduzir o processo de ampliação da sua Usina de Enriquecimento de Urânio, situada em Resende. A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), já está de posse do Relatório Preliminar de Análise de Segurança (RPAS), com o objetivo de obter a Licença de Construção para a 2ª Fase de implantação da Usina de Enriquecimento. Com a expansão, a INB terá capacidade instalada de enriquecimento de urânio para atender plenamente às recargas de Angra 1, 2 e 3, conforme previsto no Plano Plurianual 2016-2019 do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

Deixe um Comentário