Volkswagen Caminhões e Ônibus lança o projeto Co.De School oferecendo formação profissional para a comunidade

0

RESENDE

Visando capacitar interessados nas áreas de programação e desenvolvimento de software, a Volkswagen Caminhões e Ônibus lança o projeto social CO.DE School para ofertar 32 vagas para pessoas da região Sul Fluminense e do Consórcio Modular VWCO, valorizando a diversidade em todas as suas dimensões (mulheres, pretos, pardos, indígenas, pessoas com deficiência e da comunidade LGBTQIAPN+). As candidaturas para o Co.De School serão abertas na primeira quinzena de maio.

O evento contou com a presença do presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Roberto Cortes, do prefeito Diogo Diniz Balieiro, do presidente da câmara de Resende, o vereador Sandro Ritton, o presidente da Firjan Sul Fluminense, Henrique Nora Júnior, dentre demais autoridades.

Realizada em parceria com a Fundação Grupo Volkswagen, a Firjan e o Senai, a iniciativa tem duração de 12 meses e as aulas serão 100% presenciais no período noturno e serão realizadas no Senai Resende, localizado na Rua Sarquis José Sarquis, 156, no Jardim Jalisco.

De acordo com o presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Roberto Cortes, o lançamento do programa é pioneiro na região, além de ser uma conquista tanto para a VWCO quanto para toda a região Sul Fluminense. “Poder viabilizar esta oportunidade para a comunidade condiz com nossos valores de responsabilidade social e com nosso papel de sempre estar retribuindo à sociedade, além de podermos gerar impacto positivo no presente e transformar o futuro de gerações”, enfatiza.

Durante o evento, Cortes fez outros três anúncios, além do lançamento do programa CO.DE School: O início das inscrições no próximo mês do programa Formare, que já está em sua 24ª edição, a novidade deste ano é o aumento do número de alunos para 20 e as novas instalações com acessibilidade; o Programa de Qualificação Profissional envolvendo a sociedade com capacitação de obra direta da comunidade em parceria com o Sindicato dos Metalúrgicos e a prefeitura de Resende, além do Motores da Liderança- programa de formação complementar de executivos do consórcio.

A partir da explanação do projeto, o presidente da Firjan Sul Fluminense, Henrique Nora Júnior, ressaltou a importância da educação como instrumento de transformação social. “Iniciativas como o Projeto CO.DE School demonstram o compromisso da Firjan com a responsabilidade social, por meio da educação. Essa parceria com a Volkswagen Caminhões e Ônibus corrobora com nossa missão de promover o desenvolvimento social e econômico da região, proporcionando oportunidades de qualificação e inserção no mercado de trabalho”, afirma Nora.

CO.DE School

A grade do curso totaliza 700 horas e contempla os conteúdos de introdução à programação; fundamentos de programação de aplicativos; programação aplicada à análise de dados; e fundamentos de gestão de projetos aplicados.

A vice-presidente de Pessoas & Cultura e Sustentabilidade da montadora, Livia Simões, explica que o CO.DE School abrange não apenas hard skills como também soft skills e conta com mentoria de colaboradores da VWCO. “O lançamento do CO.DE School Resende representa um importante marco na criação de um hub de tecnologia na nossa região Sul Fluminense alinhado às crescentes demandas por profissionais da área de programação e software no contexto da indústria 4.0 e contínua transformação digital. Nosso objetivo é oferecer experiência educacional de qualidade e oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional para acelerar a empregabilidade com um olhar especialmente atento para a diversidade, equidade e inclusão”, destaca.

O CO.DE School Resende é uma iniciativa da VWTB Academy, ecossistema de educação e aprendizado da Volkswagen Caminhões e Ônibus que implementa programas de desenvolvimento contínuo para seus colaboradores e também abrangendo a comunidade, como o programa Dual Study e o Formare.

pré-requisitos

– Ter 18 anos de idade completos no momento da matrícula.

– Ter ensino médio completo, conhecimento comprovado em sistemas operacionais, ferramentas de escritório e internet.

– Desejável: Formação prévia em técnico de desenvolvimento de sistemas, informática, redes de computadores, multimídia, jogos digitais ou área correlata.

– Ter disponibilidade em participar das aulas e demais atividades previstas pelo projeto, nos horários e condições estabelecidos.

– A seleção será feita considerando-se renda familiar per capita, além da priorização de pessoas pertencentes a grupos minorizados (mulheres, pretos, pardos, indígenas, pessoas com deficiência e pessoas da comunidade LGBTQIA+).

 

 

Deixe um Comentário