Pré-carnaval anima o sábado dos foliões em Resende

1

O sábado vai ser de muita folia em Resende.  O Bloco Etílico Carnavalesco Crustáceo da Manguaça promove a tradicional ‘Sirizada’. Já a banda Carrossel de Emoções faz show, a partir das 18 horas. As atrações vão animar o pré-carnaval que, este ano, tem como palco a Praça da Bandeira, em Campos Elíseos, no principal Centro Comercial da cidade. A festança de Momo preparada pela prefeitura contará também com apresentações de bandas e blocos tradicionais da cidade.

O Bloco Etílico Carnavalesco Crustáceo da Manguaça, que todo ano desfila uma semana antes do carnaval pelas ruas de Campos Elíseos, realiza a tradicional ‘Sirizada’, a partir das 13 horas. A caldeiradade siris, gratuitamente,vai reunir os foliões para o desfile oficial do Bloco que acontece no próximo dia 03.

“Tradicionalmente, servimos gratuitamente a Sirizada para animar os foliões para o dia do desfile que acontece uma semana antes do carnaval. A panelada de siri serve para levantar o ânimo dos foliões, acertar os últimos preparativos do desfile e ainda aproveitamos para vender o abadar do nosso bloco”, conta o presidente do Crustáceo da Manguaça, Mário Celso da Silva, o Marinho, como é mais conhecido. A cada ano a quantidade da caldeirada de siri aumenta. Marinho revela que serápreparado pela professora Sônia Nogueira mais do que 30 quilos do saboroso crustáceo. “Mais uma vez nos cotizamos e conseguimos comprar os siris. A professora Sônia é a nossa ‘chef’ que todo ano faz, com muito carinho, a saborosa panelada para levantar o ânimo dos foliões e de quem quiser degustar a caldeirada”, revela o presidente, informando que além da panelada de siri que é servida gratuitamente para as pessoas, o Bloco aproveita para acertar os últimos detalhes do desfile e comercializar a camiseta do Crustáceo, que este ano custa R$30.

Além da ‘Sirizada’ a turma do Crustáceo vai eleger a Lagostosa 2018, a rainha do Bloco. “Já temos duas candidatas que foram indicadas pelo João Saboia e Fernando Pineschi. Vale lembrar que até o sábado as inscrições estão abertas para quem quiser concorrer”, destaca o jornalista e um dos fundadores do Bloco, Laís Amaral. O jornalista destaca que este ano o Crustáceo vai completar 18 anos. “O Bloco surgiu após uma brincadeira que fiz com meus amigos, Robson Monteiro, o também jornalista, Fernando Pineshi e o comerciante, Martinho Moreira. Estávamos conversando na banca de peixe do Martinho, quando o Fernando e o Robson foram pegar gelo para colocarem no uísque. De repente, em uma das pedras de gelo havia um olho de peixe e, brincando com a situação, começaram a falar que daria um belo nome de bloco carnavalesco. Como sempre quis montar um bloco, nos reunimos e saímos pela primeira vez em um sábado antes do carnaval na calçada da casa do Fernando que fica próximo a banca do Martinho”, relembra Amaral, ressaltando que o bloco tradicionalmente só toca marchinhas carnavalescas. “Sempre desfilamos ao som de marchinhas antigas e atuais. É uma forma de resgatar o carnaval de rua e com muita diversão para animar qualquer pessoa. Não é a toa que o bloco arrasta diversos tipos de foliões, desde crianças, jovens, adultos e até grupo de famílias. Tem folião que é tão animado e sempre prepara aquela fantasia para cair no samba”, comenta.

CARROSSEL DE EMOÇÕES

Para dar continuidade no pré-carnaval, a partir das 18 horas, o bloco Carrossel de Emoções, estará animando os foliões. Famoso por reunir mais 150 mil pessoas em seus desfiles no Rio de Janeiro, o Carrossel de Emoções é a cara do carnaval carioca e considerado o primeiro bloco funk do país. Com um repertório todo baseado no ritmo do funk, com a tradicional batida das marchinhas. O bloco resgata letras dos velhos tempos do funk, incluindo clássicos como Rap da Felicidade, Nosso Sonho, Estrada da Posse, Endereço dos Bailes, Rap do Salgueiro, Rap do Silva, e claro, Carrossel de Emoções, de Claudinho e Buchecha.

A banda é composta por 19 músicos e quatro vocalistas: Fernando Guina, Julia Tolipan, Carlos Fróes e Cardosão. Na harmonia são três pessoas, 11 elementos na bateria e um DJ. Todos com experiência em blocos como Monobloco, Bangalafumenga, Rio Maracatu, entre outros.

O bloco se tornou sensação no país e lançou músicas de sucesso, que tocam nas rádios, como Patricinha e Corrida Maluca, que foram hits do Carnaval do Rio em 2015. O grupo já participou de vários programas da TV, como os programas da Rede Globo: Esquenta, Encontro com Fátima e BBB13 e arrasta milhares de foliões no Carnaval.

1 comentário

  1. A prefeitura de Resende está pegando carona na tradição do Crustáceos da Manguaça, que atrai milhares de pessoas para a sua folia. Sem a aprovação dos foliões do Crustáceos, a prefeitura marcou um show de uma banda de VR para o mesmo local e horário do bloco. É um desrespeito sem tamanho. Tenho pena da banda que virá, pois não será acolhida pelos foliões e estarão expostos ao ridículo de uma sonora vaia.

    O bloco lutou para retomar o carnaval resendense, o carnaval família, desde 2001. Carnaval este que foi destruído justamente dessa forma: trios elétricos, bandas que tocavam de tudo e quase nada das marchinhas, sambas e frevos tradicionais do carnaval carioca. O Crustáceos da Manguaça retomou o carnaval tradicional e, aos poucos, transformou o pré-carnaval da cidade. Agora vem a administração municipal, sem os mesmos critérios, sem a concordância do bloco e seus foliões e invade a festa, trazendo exatamente aquilo que o carnaval de rua não admite: shows, palco e músicas diferentes.

    Mas os foliões lutarão pelo respeito e pela preservação de seu espaço e tradição. Quem viver, verá!

Deixe um Comentário