´Passeio Histórico’ leva alunos a pontos turísticos

0

RESENDE

A Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda realiza hoje, o segundo dia de atividades do projeto ‘Passeio Histórico’ neste mês, com grupos de alunos da rede pública e privada na caminhada pelo Centro Histórico de Resende, contando a história da cidade através de seus prédios, construções e monumentos. Assim como aconteceu no dia 9, nesta sexta-feira, além dos demais pontos arquitetônicos da cidade, o público poderá conhecer os equipamentos culturais que integram a Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda como o Museu de Arte Moderna, a Biblioteca Pública Municipal Jandyr César Sampaio e o Arquivo Histórico Municipal, suas histórias, acervos e serviços. A visita acontece as 9 e as 14 horas.

Para o presidente da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, Thiago Zaidan, a promoção do projeto beneficia principalmente a nova geração de resendenses, que vai conhecer com riqueza de detalhes a construção histórica da cidade em que vivem. O percurso, segundo ele, será limitado ao Centro Histórico da cidade, proporcionando uma caminhada tranquila e nada cansativa para que todos aproveitem da melhor forma. “O projeto idealizado pelo diretor do Arquivo Histórico, Angelo Tramezzino, é uma forma não só de incentivar a cultura para as novas gerações, mas de desenvolver nelas a afeição e a proximidade com nossos espaços culturais, como o próprio Arquivo Histórico, na Casa da Cultura. Esses alunos darão continuidade ao trabalho um dia. Conservar a história da cidade será uma responsabilidade passada para eles”, explica Zaidan.

O Passeio Histórico acontece quinzenalmente, sempre às sextas-feiras, podendo receber grupos de até 40 pessoas no período da manhã e da tarde. O projeto, de acordo com o Secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Thiago Diniz, acaba se tornando mais um atrativo para o turismo da cidade, já que pessoas de outros lugares também poderão agendar o passeio. “Quando você visita uma cidade em família ou entre amigos, é muito interessante saber um pouco mais sobre sua história, sobre a cultura local e todos os elementos que compõem essa construção. Levando isso em consideração, todos que vierem passar férias em Resende poderão conhecer em detalhes nossos pontos impregnados de história e cultura”, destaca o secretário.

Depois desta sexta-feira, o projeto será realizado nos dias 6 e 20 de setembro. Além dos alunos das redes pública e privada, outros grupos interessados também poderão realizar o passeio guiado, mediante agendamento prévio. O agendamento pode ser feito pelo telefone (24) 3354-6927, no horário de 13 às 17 horas, no Arquivo Histórico Municipal.

 

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !