OSBM recebe São Paulo Brass Trio em concerto hoje na Igreja Matriz de São Sebastião

0

BARRA MANSA

A Igreja Matriz de São Sebastião recebe hoje a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa com a participação do renomado trio de metais paulista, São Paulo Brass Trio. A apresentação terá início às 20 horas, com entrada franca.

O concerto terá início com ‘Carnaval Romano’, a abertura mais popular e mais virtuosa de Berlioz, que é na verdade, uma peça de concerto independente, mas tem laços estreitos com uma ópera. A segunda peça a ser apresentada será ‘Moeda de Três Caras’ do compositor brasileiro Newton Carneiro, uma obra dinâmica escrita para trio de metais e orquestra. E para encerrar a noite ‘La Mer’ de Claude Debussy, que é considerada a obra-prima do autor, com ela revolucionou a maneira de compor e dispor dos elementos da orquestra em uma peça. A regência fica por conta do regente assistente da OSBM Nilton Soares.

O Trio

O São Paulo Brass Trio é um grupo de câmara formado pelos metais solistas da Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (OSUSP): Amarildo Nascimento – trompete, Carlos Freitas – trombone e Vitor Ferreira – trompa.

O grupo foi fundado em 2015 com o objetivo de difundir e fomentar o repertório para esta formação. Além da formação de Trio, o grupo também se apresenta com a formação de música de câmara com Piano proporcionando, assim, uma leitura mais rica do universo dos instrumentos de metal e seus respectivos compositores.

O São Paulo Brass Trio tem se apresentado nos diversos campi da USP além de diversas escolas de música de São Paulo. Participou como grupo de Câmara residente do Festival Urubrass 2018 em Montevidéu e fez a estreia da Obra ‘Moeda de Três Caras’ de Newton Carneiro (escrita para o trio) à frente da Orquestra Filarmônica de Montevidéu.

O Maestro

Iniciou seus estudos de música com a idade de 11 anos, tocando percussão, eufônio e em seguida tuba, na Banda de Concerto de Volta Redonda.

Na UFRJ, durante o curso técnico de música, teve aulas de tuba com Antônio Seixas e João Luiz Areias. Na graduação, estudou com Abert Kattar, de tuba, Fani Lovenkron, piano, e iniciou seus estudos de regência com o maestro Ernani Aguiar. Também na UFRJ, obteve o título de Mestre em música.

Participou de importantes festivais e oficinas, dentre eles: Laboratório de Regência da Filarmônica de Minas Gerais, Oficina de Música de Curitiba, Mostra Internacional de Música de Olinda (MIMO), Musica Riva Festival, e Curso Internacional de Regência Orquestral de Florença. Como professores, teve os maestros Ricardo Rocha, Osvaldo Ferreira, Fábio Mechetti, Giuseppe Lanzeta o maestro Isaac Karabtchevsky, participando por quatro anos consecutivos de suas classes de regência. Nilton é também discípulo do maestro Roberto Tibiriçá, e frequentando regularmente de sua classe particular.

Dentre os grupos que regeu, estão: a Banda Sinfônica de Barra Mansa, Orquestra Sinfônica Heliópolis, a World Youth Orchestra e a Orquestra de Câmara de Firenze.

Foi regente da Orquestra Sinfônica Juvenil de Barra Mansa e, em 2013, dividiu o pódio com o maestro Ulrich Dietsche, na passagem da Orquestra Juvenil da Basileia, concerto realizado na cidade de Barra Mansa juntamente com a OSBM Juvenil.

Desde junho de 2013, Nilton é o regente assistente da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Durante as últimas três temporadas da orquestra, realizou concertos em Barra Mansa, e em cidades do interior do Estado do Rio de Janeiro, destacando-se os concertos no Festival Música Antiga de Juiz de Fora e Rio Cello Encounter, onde atuou junto aos violoncelistas Martti Rousi e Eugene Frisen.

 

Deixe um Comentário