Bailarina Samira apresenta o espetáculo de dança Esgotamento Contínuo no Teatro Gacems 2, em Volta Redonda

0

VOLTA REDONDA
A bailarina Samira Marana vai apresentar o espetáculo de dança Esgotamento Contínuo, neste sábado, dia 27, em Volta Redonda. A apresentação acontecerá a partir das 20 horas, no Teatro Gacems 2, no bairro Vila Santa Cecília, com entrada gratuita e interpretação de Libras.
O espetáculo faz parte do projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) de Volta Redonda. Criado e dirigido por Samira, o espetáculo ‘Esgotamento Contínuo’ é o primeiro solo brasileiro de gumboot dance, no qual a rica pluralidade cultural e as influências entre África do Sul e Brasil se conectam de forma sócio-política, abordando tanto questões históricas quanto contemporâneas do mundo do trabalho. .
EXPERIÊNCIA EM DANÇA CONTEMPORÂNEA
Samira tem formação em dança pela UNICAMP, é certificada pelo método Bertazzo de Reeducação do Movimento e tem vasta experiência em dança contemporânea. No entanto, sua principal pesquisa é com a dança sul africana Gumboot, linguagem predominante do espetáculo Esgotamento Contínuo. Artista da dança com 16 anos de atuação profissional e uma década de pesquisa e atuação com a dança gumboot, ela enfatiza que as políticas públicas culturais são de fundamental importância para facilitar que a população acesse seu direito constitucional à cultura gratuita e de qualidade.
ESPETÁCULO E OFICINA DE TÉCNICA DE GUMBOOT
Autora do trabalho audiovisual de dança gumboot intitulado Heavy Haul, disponível na plataforma youtube, Samira encerra a circulação do projeto em Volta Redonda na próxima segunda-feira, dia 29, com mais uma apresentação do espetáculo e oficina de técnica de gumboot para os alunos do Colégio José Botelho de Athayde. Haverá participação do artista convidado Albinno Oliveira Grecco que fará intervenções poéticas com textos de sua trilogia intitulada Versos Ferinos.
Após a execução do projeto, Samira viaja em julho para a África do Sul para um intercâmbio de três meses em que promoverá uma formação em dança gumboot, a criação de um espetáculo em colaboração com artistas locais e assinará a direção artística do espetáculo. O intercâmbio é realizado por meio do edital Bolsa Funarte de Mobilidade site.
TÉCNICA DE DANÇA SUL AFRICANA
Gumboot Dance (dança com ou das botas de borracha) é uma técnica de dança sul africana que tem origem na atividade mineradora na África do Sul pós colonial e pré Apartheid. A dança é o resultado do desenvolvimento de um código de comunicação que os mineradores, oriundos de diferentes regiões e que, portanto, não falavam o mesmo idioma, criaram para facilitar o dia-a-dia do trabalho no interior das jazidas de ouro. A dança se caracteriza por movimentos que utilizam batidas das palmas, pisadas e percussão nas botas, produzindo uma musicalidade própria em uma forma de dança autônoma e independente de outros tipos de música ou instrumentos musicais.
O trabalho solo foi concebido em Volta Redonda durante o isolamento social em 2021. Samira, artista paulistana, motivada pela história da cidade em torno da usina siderúrgica, criou o espetáculo cujo título foi inspirado em uma das etapas da produção do aço, o lingotamento contínuo. A trilha sonora foi criada em parceria com o músico e produtor Volta Redondense, Guto Souza.

 

Deixe um Comentário