Notas & Notas – 7 de novembro de 2019

0

HOMEM DESAPARECIDO

Foto: Divulgação


Adair da Silva Soares, de 46 anos, morador do bairro Santa Teresa, em Piraí, está desaparecido desde o dia 26 de outubro. De acordo com informações, Adair da Silva foi visto pela última vez na Rodovia Presidente Dutra (BR-116) na pista sentido Rio de Janeiro. Familiares pedem que qualquer informação que possa levar a localização de Adair seja repassada pelo telefone (24) 9 99620303.

VOLTA REDONDA NA TIMES SQUARE

Foto: Divulgação


A Stone, fintech de serviços financeiros, levou o nome de Volta Redonda a Times Square, em Nova York, para realizar uma grande homenagem. Durante a última semana, o nome da cidade do Aço esteve nos painéis eletrônicos da praça mais famosa do mundo. A companhia que, na ocasião, comemorou um ano de abertura de capital em Nasdaq, visa oferecer visibilidade global à cidade, ressaltando que o empreendedorismo brasileiro está em todos os lugares. “Queremos que o mundo saiba que o Brasil vai muito além das grandes capitais. Essa é uma homenagem da Stone à Volta Redonda e aos donos de negócios que ajudam a desenvolver a região”, apontou Alessandra Giner, diretora de Marketing da empresa.
CONGRESSO TÉCNICO

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Volta Redonda (SMEL) realizou, ontem, o Congresso Técnico do Festival Dança VR. O evento aconteceu na Fundação CSN e servirá para apresentar o formato 2019 do Festival, o regulamento, a forma de inscrição e detalhes sobre as participações das equipes de dança. O Dança VR 2019 será realizado nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro e irá contar com coreografias desde a categoria baby até adultos do programa Melhor Idade em Movimento.

PÚBLICO ESPERADO

Na última edição, o ‘Dança VR’ contou com um público de quase cinco mil pessoas e com a participação de 160 bailarinos, além de diversas equipes de cidades vizinhas. Segundo o prefeito Samuca Silva, é um evento que já entrou para o calendário da cidade e conta com belas apresentações. A Secretária de Esporte e Lazer, Maria Paula Tavares, destacou a importância da participação dos coreógrafos no Congresso Técnico. Disse ainda que  é  um evento muito importante para os bailarinos de Volta Redonda e também da região.

VACINAÇÃO CONTRA RAIVA ANIMAL

No Brasil, 50 mil animais bovinos morrem por ano em decorrência da doença da raiva animal e por conta disso, paralelo à campanha de vacinação contra a febre aftosa, que começou na sexta-feira, dia 1º e segue sendo realizada até o próximo dia 30, os produtores rurais de Quatis estão sendo orientados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e o Núcleo de Defesa Agropecuária da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro a imunizar o rebanho também contra a raiva animal.

CASOS SUSPEITOS

Desde o ano passado, as autoridades sanitárias já registraram três casos suspeitos no rebanho bovino de Quatis, que foram posteriormente descartados. As autoridades sanitárias do Núcleo de Defesa Agropecuária de Barra Mansa, que cobre também os municípios de Quatis e Volta Redonda, acreditam, no entanto, que o número de animais afetados pode ter sido maior no período. Isso porque a morte dos animais com suspeita da doença não costuma ser notificada pelos proprietários.

A TRANSMISSÃO DA DOENÇA

A raiva animal é transmitida aos animais bovinos, suínos, equinos, bubalinos (búfalos) e caprinos, entre outros, pelo morcego hematófago, que se alimenta do sangue destes animais. Os sintomas principais de que o animal foi infectado são: agitação, agressividade, salivação abundante, falta de apetite, andar cambaleante, dificuldade de deglutição e para respirar, tremor muscular e paralisia. No Brasil, segundo levantamentos do Governo Federal, pelo menos 50 mil animais bovinos morrem todo ano em decorrência da doença.

LUTAS E CONQUISTAS DO PARQUE MAÍRA

O bairro de Pinheiral que tem uma história de lutas e conquistas, desde a sua criação, comemora no próximo fim de semana, 31 anos. E, para celebrar a data, a Associação de Moradores do bairro com o apoio da Prefeitura de Pinheiral realizará um evento que contará com show da banda Pé Quente, no sábado, dia 9, às 19 horas. Já no domingo, dia 10, às 9 horas, acontecerá um Culto Ecumênico. A partir de 10 horas, haverá recreação infantil, seguido de um bingo, que está previsto para 15 horas. Na sequência, às 16 horas, o show será com o grupo Decide. A partir das 20 horas, será vez da dupla Ronielle Cândido e Eliseu Lima.

CAPACITAÇÃO PARA CONSELHEIROS

Na terça-feira, dia 5, a Prefeitura de Pinheiral através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência ofereceu uma capacitação para os conselheiros municipais. A capacitação foi ministrada pela assistente social, que também é membro do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Roberta Sales, e contou com as presenças do superintendente do Estado de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiências, Fábio Fernandes e da presidente do Conselho de Mendes, Carla D’Amato.

TREINAMENTO DE PREVENÇÃO DE INCÊNDIO

Como medida preventiva, a Defesa Civil de Barra Mansa iniciou na terça-feira, dia 5, um treinamento de combate e brigada de incêndio. Diversas secretarias do órgão municipal estiveram presentes, participando da iniciativa, que visa à prevenção de acidentes provocados pelo fogo. Os encontros seguirão até hoje no Parque Natural Municipal de Saudade. Já na próxima semana, os participantes terão orientação sobre primeiros socorros e aulas práticas sobre o manuseio de extintores. Cerca de 30 funcionários da Prefeitura Municipal, Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Fundação Cultura e Parque de Saudade receberão o treinamento.

COLETA SELETIVA AMPLIADA EM BARRA MANSA

Equipes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa (Saae-BM) estão visitando moradores dos próximos bairros que receberão serviço de coleta seletiva. A ação, porta a porta, visa conscientizar e sensibilizar a população, esclarecendo dúvidas e orientando sobre como separar o material reciclável, como é feito esse processo e seus benefícios.

OS BAIRROS E HORÁRIOS

As localidades atendidas são Avenida Presidente Vargas, Santa Clara, São Pedro, Goiabal, Jardim Marilu, Loteamento Entanha, Santa Lucia e Jardim Marajoara. A partir de segunda-feira, dia 11, o caminhão passará toda segunda-feira, a partir das 8 horas. O novo serviço beneficiará aproximadamente 10 mil pessoas que vivem na região. A previsão é de que a coleta seletiva seja implantada em outros bairros, começando pelo Nova Esperança.

ADEUS A ANGÉLICA DAHER

Ontem a cidade de Angra dos Reis se despediu de Angélica Daher, considerada a primeira atriz da cidade. A ‘dama do teatro angrense’, como era chamada, foi velada durante a tarde, no Teatro Municipal de Angra dos Reis, por familiares, amigos e admiradores. A artista estava internada na Casa de Saúde Nossa Senhora Auxiliadora, em Niterói, e faleceu aos 98 anos. Angélica Daher brilhou nos palcos de Angra dos Reis e do Rio de Janeiro. Contracenou com atores como Oscarito, Procópio Ferreira e Theophilo Massad. Atuou em peças como ‘O alto da compadecida’. A atriz era conhecida também por sua bela voz. “Gostava muito de cantar e era uma ótima seresteira”, disse o amigo Hélio Soares.

ALÉM DOS PALCOS

A artista, que dá nome ao prêmio ‘Angélica Daher de fomento ao teatro’, concedido pela Prefeitura de Angra dos Reis, para além das artes, também dedicou à educação, como professora e em outras funções. Deu aula em uma escola na Praia do Bonfim. Religiosa, foi da Ordem Terceira do Carmo e durante muitos anos ficou responsável pela Igreja da Lapa, no Centro de Angra.

TESTES RÁPIDOS DE AIDS, SÍFILIS, HEPATITE B E C

Neste mês de novembro, para fortalecer a campanha do ‘Novembro Azul’, a Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove iniciativas com o objetivo de aproximar o cidadão e o conscientizar para a necessidade de diagnósticos que previnam doenças. Ontem no pátio da prefeitura, foram realizados testes rápidos para Hepatite B e C, AIDS, Sífilis, através do caminhão ‘Fique Sabendo’. Ao todo, foram realizados 105 exames.

MAIS EXAMES HOJE

O caminhão estará presente ainda nesta quinta-feira, dia 7, na Subprefeitura da Região Leste e no sábado, dia 9, na Praça da Matriz, no Centro de Barra Mansa. Ao longo de todo ano, os profissionais realizam nos Postos de Saúde da Família (PSF) esses testes rápidos. A ênfase é maior na detecção de Sífilis, em virtude do aumento do número de casos no Brasil. A campanha ‘Fique Sabendo’ é uma ação do Ministério da Saúde, com o foco na prática de exames para a descoberta da chamada Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

DIA DA CULTURA

A Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília, que a partir desta semana passou a sediar a Secretaria Municipal de Cultura (SMC), contou com diversas atividades para lembrar o Dia Nacional da Cultura, comemorado na última terça-feira. O espaço recebeu estudantes para visita guiada; abrigou a exposição ‘Dom Quixote’ com 21 desenhos de Candido Portinari; e ainda foi abrilhantado com a apresentação do Coral da Banda Municipal em frente à porta de entrada, na Praça Rotary.

OBRA DE MELHORIAS

O prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa, assinou ontem a ordem de serviço para iniciar a obra de reforma da área de lazer do bairro Varjão. A obra revitalização da praça do bairro vai beneficiar cerca de três mil pessoas ao proporcionar uma área de lazer totalmente reformulada e com novos espaços para a prática de atividade física como a implantação de um campo de grama sintética, uma pista para a realização de caminhadas e ciclovia com bicicletário. O prazo previsto é de três meses.

DIA NACIONAL DA CULTURA

Celebrado na terça-feira, dia 5, o Dia Nacional da Cultura foi comemorado com muitas apresentações culturais na Praça Teixeira Campos, em Pinheiral. O evento organizado pela Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo teve como objetivo apoiar todas as expressões culturais da cidade. O prefeito Ednardo Barbosa e a vice-prefeita, Sediene Maia, estiveram presentes.

PRF REALIZA COMANDO DE SAÚDE

Ontem, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou um Comando de Saúde e o Cinema Rodoviário, na BR-393, no posto da PRF em Barra do Piraí. Organizado pelo Núcleo Regional de Prevenção de Acidentes da PRF, em parceria com o Centro de Referência Regional de Saúde do Trabalhador (CEREST) e a Secretaria Municipal de Saúde de Barra do Piraí, o evento teve como foco os condutores de veículos de carga. O objetivo foi prevenir os riscos inerentes à atividade que ocupam e promover um trânsito mais seguro aos usuários da rodovia.

FINAIS DO ESTADUAL SUB-20

A Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) divulgou as datas, locais e horários dos jogos finais do Campeonato Estadual Sub-20, entre Vasco da Gama e Flamengo. As equipes se enfrentarão na quinta-feira, dia 13, às 10 horas, no Estádio Luso-Brasileiro, na Ilha do Governador. A partida da volta acontecerá quarta-feira, dia 20, às 15h30min, em São Januário.

Um Fato na Foto

Um exemplo a não ser seguido

Foto: Divulgação

Com a aproximação do período de chuvas fortes, as cidades seguem se preparando para não sofrerem tanto com os constantes alagamentos causados devido aos entupimentos de bueiros e outros. Para isso, a população é aconselhada a não jogar lixo nas ruas. No entanto, pela imagem acima, enviada ao A VOZ DA CIDADE por um de nossos leitores, tem muita gente que parece gostar de fazer justamente o contrário do que pedido. Exemplo disso é o que fez algum morador do bairro Açude 2, em Volta Redonda. Ele jogou dois sofás na calçada próximo ao campo de grama sintética, localizado na Rua 6. Depois, esse mesmo morador vai reclamar que o bairro está abandonado. A atitude desse morador não deve ser copiada por ninguém, pois não é um bom exemplo.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !