Notas & Notas – 3 de março de 2023

0

PRÊMIO MULHER CIDADÃ

Foto: Divulgação


As professoras e coordenadoras dos cursos da Estácio, Juliana Vianini (de Direito), e Alana Maffli (de Enfermagem), receberam na quarta-feira, o Prêmio Mulher Cidadã, concedido pela Câmara Municipal da Resende. A premiação foi entregue durante cerimônia realizada no Legislativo e contou com a participação do diretor da Estácio Resende, Arthur Rosas. A entrega do prêmio é feita anualmente com objetivo de homenagear o trabalho de mulheres que contribuem para o desenvolvimento do município em diversos segmentos de atuação profissional.

RESPEITO ÀS VAGAS ESPECIAIS

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD) de Volta Redonda realizou mais uma ação de conscientização sobre o respeito às vagas especiais e exclusivas para pessoas com deficiência (PCDs) e idosos. O secretário Washington Uchôa, acompanhado de uma equipe da SMPD e da Guarda Municipal (GMVR), percorreu as principais ruas e avenidas do bairro Aterrado. Com auxílio de uma caixa de som, a ação percorreu a Avenida Paulo de Frontin. Ao longo do caminho, folhetos foram colocados junto a veículos que estavam em vagas reservadas aos idosos e PCDs.

LEI

Por lei, idosos e pessoas com deficiência têm direito a vagas preferenciais em áreas públicas, comerciais e espaços de lazer. No entanto, segundo o secretário Uchôa, a SMPD tem registrado um aumento considerável no número de reclamações, em relação ao desrespeito às vagas exclusivas.

MULTA E SETE PONTOS NA CNH

As vagas para pessoas com deficiência são exclusivas para veículos conduzidos ou que transportam elas. Para garantir o uso desses espaços públicos, é obrigatório o uso de um cartão de identificação no painel do veículo. Esse documento é obtido através da Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (STMU). Caso o condutor que não esteja credenciado seja flagrado em uma vaga especial, ele pode ser autuado com uma multa no valor de R$ 293,47, com perda de sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação). O veículo é passível de remoção ao Depósito Público Municipal.

NOVA AMBULÂNCIA EM PARAÍBA DO SUL

Foto: Divulgação/PMPS


Paraíba do sul está com uma ambulância nova. Nessa semana a secretária Municipal de Saúde, Ana Carolina Vasconcelos; a coordenadora de Rede e Emergência, Michele Souza e o vereador Chiquinho estiveram em Petrópolis para buscar uma nova ambulância para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que foi solicitada pela prefeitura em fevereiro de 2022 e, agora, foi entregue pelo Governo do Estado. Dois veículos foram solicitados para melhorias no serviço e também ampliação de uma base no bairro Werneck. “Ainda não conseguiremos implantar a nossa base do Samu em Werneck, mas agradeço ao secretário de Estado de Saúde, Dr. Luizinho, por olhar para as cidades do interior; e parabenizo toda a equipe da nossa Secretaria de Saúde, que trabalhou incansavelmente por essa conquista. A próxima ambulância será doada pelo Governo Federal e, com investimentos, realizaremos o sonho da base do SAMU em Werneck e teremos a população sendo atendida de forma mais rápida e eficaz, salvando cada vez mais vidas”, finalizou a prefeita Dayse Onofre.

OPERAÇÃO TAPA-BURACOS

As Avenidas B e das Indústrias no bairro Freitas Soares, em Porto Real, receberam na quinta, 2, o serviço de recapeamento asfáltico na operação tapa-buracos. Segundo a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, SMOSP, as ações acontecem onde há um grande fluxo de veículos e visa oferecer maior segurança para os motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres que transitam diariamente pelo bairro. A SMOSP explica ainda, que após a conclusão dos serviços nestes locais, as equipes serão destinadas para outros pontos da cidade onde foram identificados a necessidade da realização desta operação.

SERVIÇO DE PSICOLOGIA APLICADA

Cuidar da saúde mental deve ser uma ação tão importante e presente na vida das pessoas quanto o cuidado com o corpo, visto que isso impacta diretamente na qualidade de vida da pessoa, no seu raciocínio, emoções, comportamentos e na maneira como se relaciona com os outros.   Pensando nisso, o Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB-FERP) criou o Serviço de Psicologia Aplicada (SPA). O trabalho é realizado pelos estudantes dos últimos períodos do curso, o que permite que eles coloquem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. O curso de Psicologia atende mais de 600 alunos somente no campus Volta Redonda.

COMO FAZER?

Em Volta Redonda, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (24) 3345-1741 ou diretamente no Serviço Escola, situado à Rua Deputado Geraldo Di Biase, 81, Aterrado, de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.

 

Deixe um Comentário