Notas & Notas

0

TESTANDO A TARIFA ZERO

Ainda neste mês, a Prefeitura de Volta Redonda começará a fase de testes do Tarifa Comercial Zero, com a circulação de um ônibus elétrico. A informação foi dada pelo prefeito Samuca Silva (Podemos). Segundo ele, o programa prevê que o coletivo circulará pelos quatro principais centros comerciais do município sem cobrar tarifa dos passageiros. Volta Redonda será a primeira cidade do Brasil a oferecer transporte gratuito para a população em um ônibus elétrico, sem produzir ruídos ou gases poluentes. A capacidade do ônibus é para mais de 60 pessoas e a previsão é que chegue a cidade até 20 deste mês.

INTEGRANDO CENTROS COMERCIAIS

“Nosso objetivo é integrar os centros comerciais, pois assim eles vão se tornar um só, virando um dos maiores shoppings a céu aberto do Brasil”, destacou Samuca, completando que Volta Redonda será a primeira cidade do país “Seremos a primeira cidade do país com o centro comercial integrado e a primeira cidade do estado com ônibus elétrico gratuito para a população. A informação da prefeitura é que chegue em definitivo em Volta Redonda até dezembro deste ano. Já foi publicado no Diário Oficial do Estado do Rio o edital de pregão eletrônico para a compra de até três ônibus elétricos que vão fazer parte do programa. O prefeito informou que o prazo para receber as propostas tiveram início ontem. E até o final do mês, o resultado do processo. O pregão será realizado em 22 de setembro.

OS ÔNIBUS

Os coletivos que deverão ser adquiridos pelo governo municipal serão novos (zero quilômetro), de procedência nacional e com acumuladores e carregadores de energia, além de não emitirem ruídos e gases poluidores. Os ônibus também terão ar-condicionado, suspensão de ar, e pelo menos, 25 assentos para passageiros sentados e espaço para cadeirante.

OPERAÇÃO LIMPEZA URBANA

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa, através da Coordenadoria de Resíduos Sólidos, iniciou nesta semana a Operação Limpeza Urbana. Já realizada na região central da cidade desde o início do ano, a ação, desta vez, será feita nos principais acessos de Barra Mansa até ao final de setembro.  Os serviços consistem em capina, roçada, raspagem de terra, limpeza de bueiro, poda de arbustos, pintura de meio fio e remoção de entulhos e volumosos.

Foto: Divulgação 

SERVIÇO

De acordo com o Coordenador de Resíduos Sólidos, Jackson Rabelo, os locais de atuação da equipe são os bairros Boa Sorte, Abelhas, Albo Chiesse, Cotiara, Bocaininha, Presidente Kennedy e Via Sérgio Braga. Depois de concluído o trabalho nessas áreas, o serviço se concentra na região central. “Iremos preparar a cidade para seu aniversário, em outubro, estenderemos por todos os bairros, principalmente pontos de ônibus, junto aos colégios, escolas e postos médicos”.

REFLEXÕES NA SEMANA DA PÁTRIA
O Movimento pela Ética na Política (MEP), em Volta Redonda, em meio a agendas oficiais da Semana da Pátria, realiza em paralelo reflexões e ações sociopolíticas. O objetivo, segundo os conselheiros, é ‘fazer olhares e ações’ que ressaltem a defesa das instituições públicas e a participação popular. Na segunda-feira, 4, houve reunião ordinária dos conselheiros do Movimento. Ontem, estudantes do Pré-Vestibular Cidadão participaram do “Projeto UFF Portas Abertas”, no Campus Aterrado. Na pauta, o acesso e a permanência nas universidades. Hoje, haverá análise do cenário sócio – político local, regional e nacional com o professor Raphael Lima, sociólogo ligado à UFF. Um vídeo inédito de 25 minutos será disponibilizado via Wibe TV Ideal e YouTube no Programa “Cidadania Consciente”.
Amanhã, os conselheiros participam do Grito dos Excluídos que acontece em todo Brasil.

INSCRIÇÕES PARA CURSOS DE MODA

O Senac RJ abre inscrições para cursos de Moda nas unidades de Volta Redonda e Resende. As aulas terão início neste mês e em outubro. Entre as ofertas, há cursos de costureiro e de consultoria de imagem, além de workshops de modelagem infantil, moda praia e íntima, vitrines estratégicas e moda e estilo. Interessados em se inscrever em qualquer um dos cursos podem comparecer diretamente à unidade. Em Volta Redonda, os interessados podem ir à Rua Governador Luiz Monteiro Portela, 251 ou pelo email [email protected] e telefone (24) 3347-5111. Já em Resende, na Rua Sarkis José Sarkis, 80. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (24) 3358-1950 ou pelo email [email protected].

CAMPANHA NO TRÂNSITO

teve início na segunda-feira mais uma campanha de conscientização no trânsito em Barra do Piraí, por agentes da Guarda Municipal. O objetivo é promover maior interatividade com os condutores, proporcionando que eles evitem certas infrações no volante. A operação seguirá até o final deste mês. A ideia de realizar a campanha de trânsito é para evitar que multas sejam aplicadas aos condutores de carros e motos. Em uma tenda montada na Avenida Governador Portela, principal via do Centro, os agentes, ao perceberem certas infrações leves e mais graves, param os veículos e levam  os motoristas ao local. Lá, eles passam por uma espécie de aula, levando-os a reconhecerem os atos errados, que podem custar vidas.

PREFEITURA ASSINA TERMO

Ontem representantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e da Pestalozzi se reuniram com o prefeito Mario Esteves para assinatura do termo de colaboração entre a prefeitura e entidades. O documento regulamenta a parceria com as instituições e tem validade de um ano.  Para Apae, por exemplo, foi regulamentado o repasse de R$ 140 por aluno, o que dá, em média, R$ 8 mil por mês. Além do recurso, o governo cede à entidade professores e outros profissionais da estrutura da Secretaria de Educação. A Apae vem sendo atingida pela falta de verbas do Governo do Estado, com atrasos que já chegam a dois anos. Mario informou ainda que será celebrado em breve um termo de colaboração também da parte da Nova Saúde, que é a Secretaria de Saúde do município, para salvar de uma vez por todas a Apae.

Foto: Divulgação 

DETRAN FECHADO NESTE FERIADO

Quem precisa realizar algum serviço no Detran/RJ precisa correr. O motivo é que amanhã, no feriado da Independência do Brasil, não haverá expediente em nenhuma de suas unidades, inclusive em sua sede.

A previsão é de retornar nesta sexta-feira, com todos os postos atendendo ao público, sejam eles de vistoria, de habilitação, identificação civil, as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), os Serviços Auxiliares de Trânsito (SATs) e o teleatendimento, operarão em seus horários habituais. Somente não obedecerá esse retorno estabelecido a sede do departamento, devido ao ponto facultativo decretado pelo Governo do Estado.

Sábado, dia 9, todos os postos de vistoria e o teleatendimento estarão funcionando normalmente.

ESTUDANTES VISITAM BIBLIOTECA DE ITATIAIA

A  Biblioteca Pública de Itatiaia Dona Mariúcha (BIPUIM) está recebendo durante esta semana a visita dos alunos do Pré II da Escola Municipal Professora Maria José de Aquino. A previsão é que até hoje, cerca de 120 crianças passem pelo local para uma sessão de contação de história denominada “A Hora do Conto”. As escolas podem fazer o agendamento para levar turmas para a contação de histórias teatro de rolo pelo telefone 3352-3025. A Biblioteca fica na Rua São José, nº 132, no Centro da cidade.  Durante a visita, as crianças ouvem uma série de histórias de autores nacionais que complementa o trabalho desenvolvido em sala de aula, e reforça a importância da leitura no crescimento pessoal e escolar.

As escolas podem fazer o agendamento para levar turmas para a contação de histórias teatro de rolo pelo telefone 3352-3025. A Biblioteca fica na Rua São José, nº 132, no Centro.

Foto: Divulgação 

FLORES NAS PRAÇAS

Com a proximidade da chegada da primavera, e dando continuidade ao projeto de revitalização das praças de Quatis, a prefeitura coloca em prática a partir desta semana o plantio de 120 mudas de flores nas três principais praças do Centro de Quatis: Teixeira Brandão, dos Expedicionários e Getúlio Vargas, onde se localiza a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário. A previsão é que até o final deste mês todas as mudas estejam plantadas. Entre as espécies de flores que vão ser cultivadas nestes três logradouros, estão as seguintes: lantana, cravina, hipisco, rosa do deserto, tarjet e ixora. O plantio começou na manhã de ontem e foi acompanhado pessoalmente pelo prefeito Bruno de Souza (PMDB). O preparo do solo tinha ocorrido segunda-feira, através da colocação de calcário, adubo e esterco.