47° Salão da Primavera pode ser visitado até o próximo dia 19

0

RESENDE

Segue até o próximo dia 19 a visita das obras do 47º Salão da Primavera que estão no Museu de Arte Moderna (MAM) de Resende. O evento é promovido anualmente pela Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, através do MAM.

De acordo com a organização da mostra, foram examinados 211 trabalhos, inscritos por 90 artistas, sendo aceitas 56 obras de 41 pessoas.

A seleção dos trabalhos inscritos, ficou a cargo de uma comissão julgadora formada especialmente para este fim, composta por três profissionais de reconhecido saber no campo das artes plásticas: o fotógrafo Edson Rodrigues Gama; o designer gráfico e publicitário Sérgio Cerante Ornellas; e o diretor da Escola de Música Atrium, Gustavo Murray, que avaliaram os trabalhos inscritos levando em consideração critérios como: qualidade técnica da obra; relevância estética e conceitual; originalidade; criatividade; e pesquisa.

Além da seleção das 56 obras que participam do Salão, que ficará aberto ao público até o dia 19 de novembro, a comissão também definiu os artistas plásticos vencedores dos três prêmios de aquisição concedidos pelo Salão. São eles: Prêmio de Aquisição ‘Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda’, concedido a Inaldo Ulisses Gervasio, pela obra ‘Encantadora’; Prêmio de Aquisição ‘Altamiro Pimenta’, concedido a Fernando Emanuel Correia, pela obra ‘Estudo de padrões 66’; e o Prêmio ‘Engenheiro Eitel César Fernandes’, concedido a Patricia Stagi de Oliveira pela obra ‘Gambiarra para projetar paisagem’. Os prêmios de aquisição têm valor de cinco salários-mínimos e as obras passam, automaticamente, a integrar o acervo do MAM.

Também receberam Menções Honrosas por suas obras inscritas, os artistas plásticos: José Nery Figorelle, pela obra ‘Óptica 01’, técnica mista; Germana Stella Arthuso Mendes, pela obra ‘Consumo líquido’, técnica mista; Pedro Ferraz Cesar Ferreira, pela obra ‘Paisagem com fundo negro 01’, aquarela e nanquim; Carlos R. Bonfim, pelo conjunto da obra ‘Labareda’, ‘O segredo’, ‘A tecelã’, fotografias; Paulo Carvalho Ferreira, pelo conjunto da obra ‘Bandeirolas’ e ‘Trama’, Colagem; e Gelson Roberto Arrieira Mallorca, pela obra ‘Estudos de viagem ao sul 1 – Rio Grande/RS’, Aquarela.

Para o presidente da Casa da Cultura Macedo Miranda, Thiago Zaidan, a abertura do 47º Salão da Primavera é a maior celebração das artes plásticas no município. “Recebemos obras de todo o país, colocando nas mãos do júri o desafio de selecionar entre tantos trabalhos, o que de melhor foi produzido para o nosso salão. Garanto que o público visitante irá se surpreender com a qualidade das obras em exposição”, disse o presidente.

 

 

Deixe um Comentário