Vão começar os Jogos da Amizade 2019

0

Oi pessoal!

Na coluna dessa semana vou falar um pouco sobre os XIII Jogos da Amizade, que serão realizados na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), aqui em Resende entre os dias 1º e 6 de julho.

O evento, organizado pelo Exército Brasileiro por intermédio do Departamento de Educação e Cultura do Exército e da Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial, contará com a participação de 1.600 alunos do Sistema Colégio Militar do Brasil, de 13 cidades sede diferentes (Manaus, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Brasília, Campo Grande, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Curitiba, Porto Alegre e Santa Maria).

O Sistema do Colégio Militar do Brasil (SCMB) é um dos polos de revelação de potenciais atletas do Pentatlo Moderno (corrida, natação, esgrima, hipismo e tiro), um dos esportes do evento. Na competição, além do pentatlo serão disputados o futebol, voleibol, basquetebol, handebol, xadrez, orientação, judô, natação, hipismo e o atletismo.

Além das disputas esportivas, o evento vai ter também a competição artístico-cultural: ZumZaravoice, que vai acontecer na noite de 05 de julho, no Teatro Acadêmico da Aman. Cada Colégio apresentará seus talentos em tema livre, e ainda terá a apresentações da Banda do SCMB.

A ideia dos Jogos da Amizade é integrar todos os estudantes nas mais diversas funções além do esporte, de modo a descobrir talentos e incentivar a criatividade. Todas essas atividades permitem a exteriorização de valores e competências que se consideram fundamentais na educação de alunos da educação básica. O que acho bem interessante é que existe um estímulo especial para o desenvolvimento do significado do “trabalho de equipe”, significado que acredito que seja muito importante para todos os esportes e para a vida.

Mesmo sendo atleta de natação (esporte individual) sei que só conquistamos resultados com a ajuda do trabalho em equipe, seja dos amigos de treino, técnicos, médicos, fisioterapeutas e comissão técnica. E os organizadores dos Jogos entendem muito bem esse conceito, principalmente pelos benefícios para a formação dos jovens envolvidos.

Uma das coisas mais bacanas e que mais me chamaram atenção nos Jogos é que eles serão abertos ao público, todos que quiserem podem assistir os jovens atletas e as apresentações de teatro, que ocorrerão nas instalações da Academia Militar das Agulhas Negras.

Se você conseguir, vá prestigiar as apresentações e os atletas, que quem sabe um dia, poderá representar o nosso país e estado pelo mundo! Até a próxima semana!

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !