Notas & Notas – 1º de julho de 2019

0

FEBRE MACULOSA

Foto: Divulgação


A Divisão de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Piraí alerta os moradores do município, principalmente aqueles que residem ou trabalham na área rural para o perigo de contágio com a Febre Maculosa, devido ao aumento da proliferação dos carrapatos nos meses de junho a setembro. A chefe da Divisão de Vigilância em Saúde, Ana Cristina de Souza Braga, explicou que a doença é causada por uma bactéria com o nome ‘Rickettsia’ transmitida por carrapatos e pulgas infectados, que tem sua proliferação aumentada consideravelmente no período de seca. “É importante que as pessoas que moram, trabalham ou tenham atividades em áreas rurais ou nas proximidades de matas fiquem atentos. Estudos provam que o tempo é crucial para a transmissão da doença, assim o quanto mais rápido o carrapato for retirado do corpo menos risco de contágio”, destacou Ana Cristina de Souza Braga lembrando que o município registrou um caso de Febre Maculosa na localidade da Cacaria em janeiro.

SINTOMAS

Os sintomas mais característicos da Febre maculosa são febre de moderada a alta, fortes dores de cabeça, dor no corpo, calafrios e edema dos olhos e conjuntiva. A doença pode provocar paralisia, que normalmente se inicia nas pernas e pode subir pelo corpo parando outros órgãos vitais como rins e pulmões, causando a morte do paciente. Ana Cristina de Souza Braga explicou que ao manifestar esses sintomas a pessoa deve procurar imediatamente o atendimento médico e informar que foi picada pelo carrapato.

FESTIVAL ‘CANTA ESTUDANTE’

Foto: Gleisiani Carvalho/PMR


A Prefeitura de Resende, através da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, abre inscrições nesta segunda-feira, dia 1º, para a primeira edição do Festival Estudantil de Intérpretes. A competição, voltada para estudantes matriculados regularmente na rede pública e privada de ensino fundamental e médio de Resende, acontecerá nos dias 15, 16 e 18 de agosto, no Parque das Águas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pessoalmente na secretaria de cada escola, de segunda a sexta-feira, no horário de funcionamento da unidade, até o dia 8 de agosto. Serão premiados seis intérpretes da rede de ensino pública e privada, sendo três para a categoria de ensino fundamental II e três para a categoria do ensino médio. O objetivo do evento, de acordo com o presidente da FCCMM, Thiago Zaidan, é valorizar e promover a produção musical de Resende em todas as suas vertentes, além de revelar e incentivar novos talentos da cidade.

NOVAS REDES COLETORAS

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SMOSP) concluiu na última semana as obras de construção das redes coletora de esgoto e de distribuição de água potável na Avenida Renato Monteiro, nos trechos entre a Rua Dona Betina e a Fernando Bernardelli (área popularmente conhecida como Santa Cruz), e na altura do bairro Novo Horizonte. Os trechos correspondem a um total aproximado de 831 m lineares de rede de esgoto e 563 de água potável. “Estamos realizando todo um cronograma de obras pela cidade, destacando as áreas de maior necessidade, a fim de ofertar mais qualidade de vida à população. O trecho que recebeu as melhorias é um importante acesso ao nosso Polo Industrial. Por esse motivo foi definido como uma de nossas prioridades na execução desses serviços”, analisou o prefeito Ailton Marques.

PORTAS ABERTAS

Através do projeto Portas Abertas, a Prefeitura de Porto Real vai levar os jovens sem uma ocupação para dentro das empresas da região. “O objetivo inicial é estimular que os jovens moradores mantenham-se ativos na busca pelo primeiro emprego. Ao ver de perto a realidade de uma carreira profissional, eles vão perceber a importância de investir seu tempo em capacitação e no aprendizado de uma conduta profissional”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico Emprego e Renda, Vanessa Miranda. Nas visitas, os jovens poderão conhecer as diversas rotinas das empresas, como as normas de segurança e a linha de produção, e aprender sobre a política institucional de cada marca.

FAÇA PARTE – CONTINUAÇÃO

Para fazer parte do projeto Portas Abertas, o interessado deve levar o diploma do ensino médio completo, um currículo atualizado, identidade e CPF na sede da Secretaria, que fica à Rua Estevam Domingos Pederassi, 164, Centro Porto Real. Não há limite de idade para participar das visitas nem qualquer custo para os participantes. “Conhecer de perto como funciona uma fábrica vai permitir ao jovem sem ocupação definir uma meta objetiva em sua vida. Nossa intenção é continuar apoiando os participantes com diversas outras iniciativas para que este sonho do primeiro emprego se transforme em realidade”, completa a secretária.

JUSTIÇA DO TRABALHO REALIZA LEILÃO

A Justiça do Trabalho de Barra Mansa em conjunto com o leiloeiro oficial Fábio Guimarães, realizam leilão presencial e eletrônico no dia 2 de julho de 2019, a partir das 13 horas, na Justiça do Trabalho e pelo site  leiloesjudiciais.com.br/rj. No evento, serão leiloados imóveis localizados em Barra Mansa, Volta Redonda, Rio de Janeiro, Resende e Rio Claro/RJ, veículos e outros bens. Os bens podem ser parcelados. Os interessados podem obter informações mais detalhadas pelo número 0800-707-9272.

INSCRIÇÕES PARA O EJA

A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Educação, realiza até o dia 26 de julho a Chamada Escolar para o segundo semestre da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Atualmente, a rede municipal de ensino oferta vagas para 1ª à 3ª fase, correspondente aos anos iniciais, e 4ª à 7ª fase, correspondente aos anos finais, nos colégios Fernando Otávio Xavier (Penedo), Reinaldo Maia Souto (Centro) e Wagner Guimarães (Campo Alegre).

O QUE É NECESSÁRIO – CONTINUAÇÃO

A inscrição pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8 às 21h30nin, na secretaria das escolas supracitadas. A partir do dia 15 de julho, até o encerramento das inscrições, dia 26 de julho, o horário de atendimento será de 8 às 12 horas. Os interessados devem levar os seguintes documentos: certidão de nascimento, carteira de identidade, CPF, 1 foto 3×4, histórico escolar ou declaração de transferência, comprovante de residência e certificado de reservista, para os rapazes que já se apresentaram no exército, no caso dos menores, é solicitado a documentação do responsável. É necessário ainda que, o aluno portador de necessidade especial apresente o laudo médico e o beneficiário do programa apresente o cartão do programa, ou o cartão do SUS. Mais informações podem ser adquiridas na sede da Secretaria Municipal de Educação localizada na Rua São José nº 210 (fundos) – Centro. Os telefones de contato são: (24) 3352 6741 e  (24) 3352 6742.

BOLSA FAMÍLIA

A secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Barra do Piraí convoca os beneficiários do Bolsa Família para realizarem o cadastro anual do benefício. O beneficiário deve comparecer a unidade de saúde mais próxima até o dia 30 de junho para realização da pesagem de crianças entre 0 e 7 anos e gestantes. Não esquecendo de ter em mãos o cartão do Bolsa Família, a carteirinha de vacinação atualizada e, no caso das gestantes, o cartão de acompanhamento pré-natal.

JULHO AMARELO

A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria Municipal de Saúde, está se preparando para a realização do ‘Julho Amarelo’. O mês será dedicado a luta contra as Hepatites Virais. Pela programação, na quarta-feira, dia 3, serão realizados testes rápidos para as Hepatites B e C, na Praça da Matriz, com o motorhome cedido pelo Governo do Estado. Durante todo o mês, as unidades de saúde do município realizarão testes rápidos para as Hepatites B e C.

COMBATE A EXPLORAÇÃO SEXUAL

Com o objetivo de conscientizar os moradores de Quatis, a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, está pedindo que sejam feitas denúncias através do Disque 100 sobre qualquer suspeita de abuso e/ou exploração sexual contra crianças e adolescentes. O reforço no chamado à população foi decidido durante uma roda de conversa realizada no dia 18 de maio, no auditório da prefeitura, que contou com a participação de profissionais da área de assistência social da cidade.

PRESO TAMBÉM VOTA

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, e o presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Dias Toffoli, assinaram, na última semana, na Corte Eleitoral, acordo de cooperação técnica que possibilita o cadastramento biométrico da população carcerária em todo o Brasil. Na mesma ocasião, os ministros também firmaram termo de cooperação com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Gilberto Ferreira, para a união de esforços para aperfeiçoar e integrar sistemas de informação.

SEMINÁRIO EM BARRA MANSA

O Centro de Educação Integrada Saturnina de Carvalho e Vieira da Silva, no Centro, sediará no dia 19 de julho o ‘Seminário Mulher Negra e Contemporaneidade’. O evento contará com a presença de três palestrantes que falarão sobre a importância do Dia da Mulher Negra Latina e Caribenha e sobre as questões da mulher negra na sociedade contemporânea. No final, uma roda de conversa e um coquetel estão sendo programados. A abertura acontecerá às 18h30min.

CUMPRINDO MANDADO DE PRISÃO

Na manhã de sábado, policias militares da 2ª Cia. do 28º BPM, em cumprimento de mandando de prisão, prenderam na Rua Bom Jesus, no bairro Vista Alegre, Barra Mansa, Guilherme Da Silva Oliveira, de 27 anos. Contra ele havia mandado de prisão nº 0008831-09.2014.8.19.0045 (Tráfico de Drogas), expedido pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Barra Mansa.

CAMPEÃO INVCTO

O Vasco venceu o Fluminense por 2 a 0 neste domingo, dia 30, nas Laranjeiras e conquistou o título da Taça Guanabara Sub-15. Os gols vascaínos foram marcados por Andrey e João Wesley. O Gigante da Colina encerrou a competição com uma campanha invicta, com oito vitórias e quatro empates, além de 26 gols marcados e apenas seis sofridos.

TRÂNSITO LIBERADO

Em uma semana de intenso trabalho, a Prefeitura de Volta Redonda liberou o trânsito na Rua 209 para o tráfego de veículos. A Secretaria de Infraestrutura atuou com reparo na encosta da via e limpeza. A equipe da secretaria de transporte e Mobilidade Urbana também atuou para a agilidade das obras. O trânsito já foi liberado, mas os reparos ainda continuam, e tudo deverá voltar à normalidade nas próximas semanas. liberação da via.

Um Fato na Foto

Romaria diocesana

Foto: Divulgação


Com pedidos de bênçãos e muitos agradecimentos, centenas de fiéis da diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda seguiram em romaria até o Santuário Nacional de Aparecida (SP) no último sábado. Ao lado deles estava o bispo diocesano, dom Luiz Henrique, que realizou sua primeira peregrinação à frente da diocese. Na romaria, ainda estiveram presentes, o bispo emérito, dom Francisco Biasin, padres, diáconos, religiosos e representantes das mais de 30 paróquias que pertencem à diocese. Após a Santa Missa, os fiéis seguiram até a Tribuna papa Bento XVI onde foi recitado o Terço Missionário com a participação de representantes de movimentos, comissões e pastorais. Pela oração do Terço Missionário podem-se encontrar com todos os povos, raças e culturas da terra, como é a proposta do papa Francisco para o mês de outubro de 2019 em que se celebrará o Mês Missionário Extraordinário para a valorização das missões.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !