Semana Municipal de Ciclismo será inserida no Calendário Oficial do município

0

ITATIAIA

A Câmara de Vereadores aprovou recentemente o projeto de Lei criando a Semana Municipal do Ciclismo que ficará fixada no calendário oficial de datas e eventos do município. De autoria do vereador Anderson Luís dos Santos, o Anderson da Saúde (PSD) o projeto visa incentivar o uso da bicicleta em benefício do trânsito, do meio ambiente e da saúde pública.

A Semana Municipal do Ciclismo será celebrada sempre na terceira semana de agosto de cada ano.

De acordo o texto da lei, os objetivos da Semana será difundir o uso da bicicleta, tanto na forma exercício físico, quanto como meio de transporte; promover a conscientização da importância do ciclismo e prática de esportes como instrumento de qualidade de vida; buscar soluções para a viabilização de vias exclusivas para o ciclista, trazendo assim melhorias para o trânsito; desenvolver o mútuo respeito entre ciclistas, motoristas e pedestres; através da passeata, mostrar a beleza natural do município visando a conscientização e preservação.

No artigo segundo, a Legislação prevê que o Poder Executivo ficará responsável por articular, mobilizar e sensibilizara sociedade civil, através de Políticas Públicas que levem a massificação do uso da bicicleta em benefício do trânsito, do meio ambiente e da saúde pública. “O Ciclismo é uma modalidade esportiva que fornece diversos benefícios aos praticantes e a população em geral, sendo o seu incentivo de primordial importância a nossa cidade. Vale ressaltar que, ao propiciar ao cidadão o uso da bicicleta, seja como meio de transporte, seja como atividade física ou laser, o Poder Público Municipal dá efetividade, simultaneamente, a vários direitos e Políticas Públicas na Constituição”, argumentou Anderson, salientando que a Semana Municipal do Ciclismo vai beneficiar toda a população itatiaiense. “Os trabalhadores serão beneficiados com a utilização da bicicleta como meio de transporte, economizando recursos com a redução de resíduos da combustão de veículos automotores. A Natureza também irá agradecer, pois será menos poluída. Esta iniciativa é de fácil viabilização pelo Poder Público que, somado a já existente movimentação popular pró – ciclismo poderá aumentar ainda mais o número de bicicletas em detrimento de veículos automotores. Além disso, através de campanhas de conscientização da população, expondo os benefícios e as vantagens de sua utilização ao seu usuário e ao transito em geral, a partir da infraestrutura básica necessária”, explicou

error: Conteúdo protegido !