Projeto Noite da Seresta acontece na Praça Oliveira Botelho

0

RESENDE

As noites das primeiras sextas-feiras de cada mês serão entoadas ao som da cantoria popular, com o projeto ‘Noite da Seresta’. Promovida pela Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda (FCCMM), o evento será lançado hoje às 19 horas, na Praça Oliveira Botelho, no Centro Histórico de Resende. A primeira edição do evento contará com as participações do sanfoneiro ‘Custodinho’ e do músico e cantor ‘Seu Granja’.

As serestas têm o romantismo e saudosismo da arte de encantar através da música. O estilo surgiu em Portugal, em 1505, quando os artistas apaixonados realizavam apresentação à noite, pelas ruas, com parada diante das casas das namoradas. O estilo chegou ao Brasil em 1717, na Bahia. O estilo sentimental, geralmente com instrumentos de corda e sopro, tendo um intérprete ganhou o país. A cidade fluminense de Conservatória é a referência nacional.

Em Resende, segundo o presidente da FCCMM, Thiago Zaidan, a ideia de realizar a ‘Noite da Seresta’ mensalmente surgiu durante o show que homenageou o centenário do cantor Nelson Gonçalves, no dia 23 de junho, na Praça do Centenário. “Percebemos que a grande maioria do público que compareceu ao show era da terceira idade, grupo que gosta do repertório da tradicional seresta. Resolvemos criar este evento mensal voltado principalmente para este público. Esperamos, no entanto, que pessoas de outras idades também compareçam para prestigiar e fazer deste evento mais um grande sucesso da prefeitura”, explica o presidente.

ATRAÇÕES

A organização do evento selecionou duas atrações para a noite de estreia: o sanfoneiro ‘Custodinho’, que se apresentará ao lado do seu conjunto; e também o músico e cantor ‘Seu Granja’. Para a realização do evento, a prefeitura será responsável pela montagem de uma estrutura de palco, equipamento de som, luz, cadeiras e segurança para o público.

O sanfoneiro Seu Granja começou na carreira musical aos 15 anos, tocando violão num grupo de uma igreja católica em Maceió. Logo depois ingressou em uma banda que tocava em pequenos clubes da cidade, fazendo shows com o repertório da época, principalmente as músicas da Jovem Guarda. Depois de participar de outras bandas, mudou-se para Resende onde continuou sua carreira como instrumentista e cantor.

Já o cantor resendense Custódio Machado Leite, 75 anos, o Custodinho, se interessou por música aos sete anos. Aprendeu tocar viola, cavaquinho e violão, mas quando descobriu o acordeon, decidiu que este seria o instrumento para toda a vida. Solicitado para apresentações em toda a região, Custodinho organiza há quase 15 anos um grupo de seresta na Área de Lazer Julieta Botelho, conhecida como Parque Tobogã, na Vila Julieta, com encontros semanais todas as quintas-feiras. Em 2012 recebeu o Prêmio Macedo Miranda de Cultura Popular oferecido pela Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda.

 

Deixe um Comentário