Valença recebe 3ª edição do Festival Inverno Musical

0

A partir de hoje, Valença recebe a 3ª edição do Festival Inverno Musical. Por dez dias, o público poderá assistir apresentações de grupos renomados de música de alta qualidade de diversas regiões do estado. Entre as novidades deste ano estão concertos simultâneos em diversos dias; orquestra residente, com oferta de cursos de especialização em diversos instrumentos musicais. As apresentações acontecem em igrejas. A entrada é gratuita e a classificação é livre.

Segundo Antônio Carlos da Silva, maestro da Orquestra de Cordas do Jardim de Valença e organizador do Festival, o evento cresceu. “Na primeira edição, em 2016, o Festival contou apenas com a Orquestra de Cordas do Jardim Valença, o Fivebrass, Unissom e a Faetec Nova Iguaçu. Neste ano, serão 25 concertos, com apresentação de quartetos de cordas, quintetos de metais, companhia de ópera, orquestra sinfônica”, afirma, ressaltando que os dois domingos do Festival serão bem movimentados.

A Orquestra de Cordas de Volta Redonda fará a abertura oficial do Festival. O evento conta com algumas parcerias, que já deram certo ano passado. Uma delas é com a Santa Casa de Misericórdia de Valença, que sediará, em sua capela, a maioria dos concertos. De acordo com o maestro, em alguns dias, ao mesmo tempo em que haverá concertos na Santa Casa, estarão acontecendo outros em igrejas da cidade.

Atrações principais

A organização fez questão de garantir a presença da Orquestra de Cordas de Volta Redonda, pelo brilho que a corporação trará para a abertura do evento. A Orquestra é renomada no cenário musical e já formou muitos músicos experientes que estão aí pelo mundo afora, além de servir de inspiração para muitos projetos no Brasil. A Corporação trará 60 músicos para sua apresentação na cidade.

O organizador lembra que todos os grupos que vem a Valença são compostos por músicos profissionais e destaca a participação da Companhia Ópera Imperial, que já esteve na edição anterior do Festival Inverno Musical. “O Festival, até então, era dedicado exclusivamente à música instrumental. Uma amiga propôs e nós aceitamos e foi um concerto lindo que eles fizeram ano passado”, destacou Antônio, lembrando ainda da participação de diversos outros grupos da região: FiveBrass Quintet, QuintetAço, Marcos Ferreira (piano) e a Renata Pedron (violino), Diego Accioly (piano) e Leonardo Francisco (contrabaixo), Camerata de Violões do UGB e a Camerata Unissom, entre outras. Segundo a organização, serão aproximadamente trezentos músicos se apresentando durante os 10 dias do Festival.

Oficinas

Outra novidade será a orquestra residente, que será a Orquestra de Câmara da Ilha do Governador. Ela ficará na cidade do dia 24 ao dia 29 e seus professores vão ministrar master class e oficinas, além de realizar concertos didáticos. Serão oferecidas oficinas de violino, viola e violoncelo, flauta transversal e regência, todas gratuitas.

Antônio destaca que a Orquestra do Festival, composta pelos músicos que participarão do evento, será regida por ele e pelo maestro Erivaldo Fraga, da Orquestra de Câmara da Ilha do Governador.

Quem quiser participar das oficinas, pode ligar ou enviar mensagem para o Whatsapp (24) 99207-2470. As oficinas vão acontecer durante o dia, entre os dias 25 e 28. Locais ainda não definidos. A participação nas oficinas dá direito a certificado. Para participar, é necessário ter um conhecimento básico do instrumento.

Orquestra de Cordas

A Orquestra de Cordas do Jardim Valença também vem com novidades nesta edição do Festival Inverno Musical. Além das apresentações da Orquestra, foram compostos quatro Quartetos de Cordas dentro do grupo, novidade que garantiu os concertos simultâneos.

O Festival Inverno Musical não tem fins lucrativos e a organização está aceitando pessoas voluntárias que queiram ajudar na recepção dos músicos, servir lanches, doação de lanches, fotografia e filmagem, etc. Quem quiser ajudar, basta entrar em contato pelo (24) 99207-2470.

Programação

Hoje

19 horas – Orquestra de Cordas de Volta Redonda, na Capela da Santa Casa de Misericórdia;

Sexta-Feira

17 horas – Orquestra de Sopros Faetec Nova Iguaçu, na Rua dos Mineiros;

19h30min – Coral e Solistas InCanto Musical, na Capela da Santa Casa de Misericórdia;

20 horas – Quarteto Allegro, na Igreja Santa Rita de Cássia;

20 horas – Orquestra de Cordas do Jardim Valença, na Igreja de N. S. Aparecida;

Sábado

18 horas – Orquestra Juvenil do Projeto Semeando Música, na Capela da Santa Casa de Misericórdia;

DOMINGO

10h30min – Orquestra de Cordas do Jardim Valença, na Rua dos Mineiros;

19 horas – QuintetAço, na Catedral N. S. da Glória;

20 horas – Cello Camerata, na Igreja N. S. de Fátima;

Dia 23

19h30min – Diego Accioly e Leonardo Francisco, na Capela da Santa Casa de Misericórdia.

Dia 24

19 horas – Quarteto Spalla, na Igreja de São Cristóvão;

19h30min – Marcus Ferreira e Renata Pedron, na Capela da Santa Casa de Misericórdia;

Dia 25

19h30min – Grupo de Violões do Programa Arte, Educação e Cidadania (UGB/FERP), na Capela da Santa Casa de Misericórdia;

20 horas – Quarteto Oliveira, na Igreja de Santa Rosa de Lima;

Dia 26

19h30min – Antonio Carlos Silva, na Capela da Santa Casa de Misericórdia;

Dia 27

19h30min – Camerata Unisson, na Capela da Santa Casa de Misericórdia;

Dia 28

18 horas- Orquestra Juvenil Semeando Música, na Capela da Santa Casa de Misericórdia;

18 horas – Orquestra de Câmara da Ilha do Governador, na Capela da Santa Casa de Misericórdia;

20 horas – Quarteto Vivace, na Igreja Nossa Senhora da Penha;

Dia 29

9 horas – Quarteto Oliveira, na Igreja de São Pedro Apóstolo;

10h30min – Five Brass Quintet, na Rua dos Mineiros;

16 horas – Cia Ópera Imperial, na Capela da Santa Casa de Misericórdia;

19 horas – Orquestra de Cordas do Jardim Valença e Convidados, na Catedral de N. S. da Glória.

Deixe um Comentário