Prefeitura empossa novos membros do Conselho Municipal de Política Cultural de Resende

0

RESENDE

Os novos membros do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) vão tomar posse na quinta-feira, dia 23. A cerimônia de posse organizada pela prefeitura, por meio da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda (FCCMM), acontece às 18h30min, no Museu de Arte Moderna (MAM), localizado na Rua Doutor Cunha Ferreira, 104, no Centro Histórico da cidade.

A metade dos 16 novos conselheiros e seus respectivos suplentes foi eleita durante a VI Conferência Municipal de Cultura de Resende, realizada no dia 19 de maio do ano passado, e nas assembleias do próprio Conselho Municipal de Cultura. Os demais foram escolhidos a partir de indicações feitas pelo Poder Executivo. O colegiado vai atuar no período de 2019 a 2021. Parte do Conselho Municipal de Política Cultural é composta por membros escolhidos pelo Poder Público, enquanto a outra é formada por representantes da sociedade civil. Na nova composição, são 16 membros do governo municipal e 16 representantes divididos em oito segmentos: artes cênicas; dança; música; artes literárias; artes plásticas e visuais; cultura popular; audiovisual e novas tecnologias; e produtores culturais.

Segundo o presidente da Casa da Cultura Macedo Miranda, Thiago Zaidan,  o Conselho Municipal é um órgão colegiado integrante do Sistema Municipal de Cultura, com funções deliberativa, consultiva, normativa e fiscalizadora, tendo como principais atribuições a atuação baseada nas diretrizes propostas pelas Conferências de Cultura. “O Conselho Municipal de Política Cultural tem poder de elaborar, acompanhar, fiscalizar e avaliar a execução das políticas públicas voltadas para o setor da cultura. Todos os trabalhos desenvolvidos pelo município são acompanhados pelo órgão, que visa fiscalizar o cumprimento das ações e propor novas diretrizes para melhorias. Parte dos novos conselheiros foi selecionada por eleição direta realizada na VI Conferência, na Área de Exposições da cidade, e a outra em assembleias do Conselho, além dos indicados pelo Poder Executivo. A cada biênio, são eleitos os novos conselheiros e suplentes”, explicou.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !