OSBM dá a volta ao mundo através da música

0

As cordas do violoncelo dão um toque todo especial ao passeio pelo mundo promovido pela cultura e a sua história musical. Esse será o tom do próximo concerto da Temporada 2017 ‘OSBM Pelo Mundo’, que acontece hoje, às 20 horas, na Igreja Matriz de São Sebastião, em Barra Mansa, com entrada franca.

A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa tocará sob a regência do maestro associado Daniel Guedes, com a participação especial do violoncelista convidado Fábio Presgrave.

O programa apresenta as obras ‘Naufrágio de Kleonikos’, de Villa-Lobos, ‘Schelomo’, de Ernest Bloch, ‘Tristão e Isolda – Prelude e Liebstod’, de Richard Wagner e ‘La Valse’, de Maurice Ravel. Este concerto vem ao encontro da proposta desta temporada, que é a de realizar uma ‘verdadeira viagem musical’. Ele traz, representados pelos compositores, um pouco da cultura musical do Brasil, Estados Unidos, Alemanha e França, respectivamente.

O diretor artístico da Orquestra, Vantoil de Souza, explica que a apresentação traz compositores conhecidos do público, mas com obras diferentes daquelas consideradas mais famosas. “Quando se fala em Ravel, logo as pessoas pensam no Bolero de Ravel, bem como Villa-Lobos é o nome que as pessoas associam quando se fala em compositor clássico brasileiro, por exemplo. O interessante é que o público tem, nos concertos da OSBM, a oportunidade de ter contato e conhecer outras obras destes compositores aos quais já são familiarizados”, ressaltou ele.

O presidente da Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, Alexandre Martins, convida a população da cidade e da região para o concerto, destacando o sucesso da última apresentação. “O concerto ´OSBM in Rock´ foi um sucesso, o público gostou muito, várias pessoas disseram estar vendo a orquestra pela primeira vez e a qualidade do trabalho foi bastante elogiada. Aproveitamos agora para convidá-los a vir mais uma vez assistir a essa bela apresentação na Matriz”, disse ele.

O REGENTE

Reconhecido pela crítica especializada com um dos mais expressivos artistas de sua geração, Daniel Guedes estudou em Londres, com Detlef Hahn, na Guildhall School of Music, e em Nova York, com Pinchas Zukerman e Patinka Kopek, na Manhattan School. Apresenta-se como solista junto às principais orquestras brasileiras e também nos EUA, Canadá, Inglaterra e Noruega, tendo atuado sob a regência de Pinchas Zukerman, Isaac Karabtchevsky, Irwin Hoffman, Roberto Tibiriçá e Roberto Minczuk, entre outros.

Guedes é professor do Conservatório Brasileiro de Música, do Instituto Baccarelli e leciona também nos festivais de Campos do Jordão e Santa Catarina. Como regente, atuou frente à Orquestra do Conservatório Brasileiro de Música, da Universidade de Brasília, Sinfônica da Bahia, de Campinas e OSUSP.

O SOLISTA

O concerto contará com a participação especial do violoncelista carioca Fábio Presgrave. Doutor em Música, pela Unicamp, o músico é, atualmente, professor efetivo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal, já tendo lecionado ainda nas universidades Nacional de Brasília e Estadual Paulista e no Instituto Baccarelli.

Recebeu os títulos de bacharel e mestre em Performance pela renomada Juilliard School of Music, em Nova Iorque e, ainda nos Estados Unidos, recebeu os prêmios Eleanor Slatkin e Felix Salmond.

Apresentou-se como solista junto a orquestras como Qatar Philarmonic, Orquestra Sinfônica Brasileira, Camerata Fukuda, Orquestra Sinfônica da Bahia, Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, dentre outras. Atuou como regente de orquestras como Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), Orquestra Sinfônica da UFRN e Orquestra de São Braz (MG).

Deixe um Comentário