Notas & Notas – 9 de maio de 2019

0

ALERTAS DA DEFESA CIVIL

Nos quatro primeiros meses de 2019, a Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) registrou crescimento de aproximadamente 45% no número de cadastros do serviço gratuito de mensagens de alertas por SMS. Com o objetivo de alertar a população para situações de risco, como previsão de chuva forte, inundações e possibilidade de deslizamentos, entre outras situações, o serviço atingiu 1.169.222 de CEPs cadastrados. A ferramenta amplia o alcance dos avisos, dando maior tempo de reação aos moradores de áreas vulneráveis a fim de evitar tragédias.

INELEGÍVEL

O Tribunal Regional Eleitoral no Rio de Janeiro (TRE/RJ) concordou com a Procuradoria Regional Eleitoral (PRE/RJ) e, em decisão unânime, negou um recurso do ex-prefeito de Itaguaí Weslei Pereira (PSB) contra a decisão que o tornou inelegível até 2024 por abuso de poder político nas eleições de 2016. O TRE absolveu o ex-candidato a vice-prefeito Aramis Brito (PHS), por não ter sido caracterizada sua participação.

INSCRIÇÃO PARA O 3º CASAMENTO COMUNITÁRIO

A Prefeitura de Pinheiral, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, abriu as inscrições para o 3º Casamento Comunitário. As inscrições podem ser realizadas até o dia 30 de julho na secretaria, localizada na Rua Bulhões de Carvalho, nº 15, no bairro Rolamão. Os documentos necessários para realizar a inscrição são certidão de nascimento ou certidão de casamento (com averbação de divórcio de seis meses), RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de renda e declaração de hipossuficiência emitida pela Fundação Leão XVIII. Para participar, entre os critérios é necessário que a renda do casal deva ser de até dois salários mínimos.

vacinação contra gripe

Em um único dia de mobilização nacional, no Dia D, 5,5 milhões de pessoas foram vacinadas no Sistema Único de Saúde (SUS). O número impulsionou para 45% (26,9 milhões de pessoas) a cobertura do público-alvo da campanha, formado por pessoas consideradas mais vulneráveis para complicações da gripe, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). O Dia D aconteceu no último sábado, dia 4, e contou com o esforço dos estados e municípios, e profissionais de saúde, que atuaram nos 41,8 mil postos de vacinação e nas unidades móveis em todo o país.

SOLUÇÕES inovadoras para desafios em indústrias

Otimização de tempo, ampliação da produção e viabilidade técnica em relação aos sistemas utilizados são algumas das questões que as indústrias tentam driblar frequentemente. Pensando nisso, o “Projeto Integrador Firjan SENAI + Empresas 2019” proporciona que os empresários do estado do Rio cadastrem, ao longo do ano, os desafios que afetam o dia a dia de seus negócios. Através do programa, alunos da Firjan SENAI vão pensar em ideias inovadoras para possíveis soluções, desenvolvendo um projeto com protótipo.

Colocando o conhecimento em prática

A ideia é que os estudantes coloquem em prática seus conhecimentos, entrem em contato com a realidade das empresas e se preparem ainda mais para o mercado de trabalho. Ao mesmo tempo, as empresas poderão usufruir de uma inovação com o potencial para beneficiar a indústria, além de ajudarem a formar profissionais ainda mais completos.

Apresentação do oitavo bispo para a diocese

Hoje às 10 horas, haverá uma coletiva de imprensa para apresentação do oitavo bispo eleito pela Igreja Católica para a diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda, Dom Luiz Henrique da Silva Brito. O evento será na Cúria Diocesana, localizada na Rua 25 B, 44, Vila Santa Cecília, Volta Redonda. Para participar, é necessário que confirme presença pelo WhatsApp (24) 998121244.

O NOVO BISPO

Dom Luiz Henrique foi nomeado bispo para a diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda, pelo Papa Francisco, em 13 de março de 2019. Nascido em 19 de maio de 1967, é natural de São Gonçalo, RJ. Foi ordenado padre em Campos dos Goytacazes, em 1991 e eleito bispo em 12 de maio de 2012. Atuou sete anos como bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. A posse está marcada para o próximo sábado, dia 11, às 9 horas, na Igreja Nossa Senhora da Conceição, no Conforto, em Volta Redonda.

prazo para fim de lixões no Brasil

Após intensa pressão de entidades ligadas à limpeza urbana, ambientalistas e da opinião pública, a comissão mista no Congresso Nacional que analisa o texto da Medida Provisória 868, que altera o marco legal do saneamento básico no país, voltou a estabelecer um limite de prazo para que os municípios brasileiros erradiquem os lixões ainda existentes em seus territórios. A mudança foi aprovada juntamente com o relatório final da MP, que agora segue para o plenário da Câmara dos Deputados. O novo prazo para o fim dos depósitos irregulares de lixo é o dia 31 de dezembro de 2019, com exceção para os municípios que já possuem plano estruturado para regularizar a destinação dos resíduos.

Liderança no cenário digital

Qual é o papel de um líder nessa nova era digital? Este e muitos outros questionamentos foram feitos e respondidos em uma palestra, na noite de terça-feira, 7, no Centro Universitário de Barra Mansa (UBM). Responsável por conduzir o público, à convite do professor Alexandre Valentim, coordenador dos MBAs em Logística e Gestão Empresarial, o Professor Jorge Pires falou sobre a evolução das tecnologias, internet e, principalmente, de como a sociedade lida com elas.

Segurança Alimentar e Nutricional

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Barra Mansa, realiza nesta quinta-feira, dia 9, o 1º Encontro sobre Segurança Alimentar e Nutricional. O evento acontece às 14 horas, no Parque Natural Municipal de Saudade e visa expor a emergência em debater sobre a implantação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e elencar interessados da sociedade civil em participar do Conselho Municipal que vai tratar sobre questões pertinentes ao tema. A participação no evento é aberta a toda a população.

Circuito de ervas e temperos

Equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) promoveram na manhã desta quarta-feira, 8, o Circuito das Ervas e Temperos no PSF do bairro Piteiras. A atividade teve a finalidade de demonstrar a importância dos temperos naturais, como açafrão, gengibre, cebola e alho, na alimentação. Segundo o coordenador do NASF, Wesley Abel Mariano, a proposta é demonstrar a possibilidade de unir ervas e temperos e potencializar seus efeitos, criando assim, uma opção de refeição saudável e benéfica para todo o corpo.

MAIS DE 23 MIL CARROS VISTORIADOS

A operação Detran Seguro já vistoriou mais de 23 mil veículos nesse mês de atuação. Com a ajuda das câmeras OCR, que permitem o reconhecimento óptico de caracteres, a ação não causou transtorno à população. Isso porque, após a identificação da placa pela câmera OCR, automaticamente era realizada uma checagem na base de dados do Detran e somente os veículos com problema eram parados. No período, 947 autos de infração foram aplicados em 2.427 veículos parados para verificação. Foram 46 operações realizadas no Estado. Do total, 330 veículos não podiam prosseguir circulando e por isso foram removidos. Somente 29 precisaram retornar aos postos do Detran para comprovar o cumprimento da exigência.

TERMO DE COMPROMISSO

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, acompanhado dos presidentes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae-VR), José Geraldo Santos, o Zeca, Instituto de pesquisa e  Planejamento Urbano (IPPU), Márcio Lins e do secretário de Projetos Especiais e Convênios, Carlos Rosa, recebeu na manhã de ontem a representante da empresa construtora MRL e MRV Engenharia do Rio de Janeiro, Renata Botelho, para assinarem um termo de compromisso entre a empresa e o Saae para a construção de uma rede adutora de água potável de 3,5 km.

A OBRA

A obra vai beneficiar a localidade dos bairros São Luiz, Dom Bosco e toda a região com maior oferta de água. Ainda neste ano, a empresa iniciará uma obra para a construção de 600 apartamentos de dois quartos, em condomínio fechado, ao custo de R$ 60 milhões de investimentos.

OBRAS DE MELHORIAS

Foto: Divulgação


O distrito Visconde de Mauá, em Resende, está recebendo obras de melhorias na infraestrutura. A prefeitura iniciou, na quarta-feira, dia 08, realizando um trabalho de recuperação da estrada que dá acesso ao distrito, que fica na Serra da Mantiqueira. Aproximadamente 25 toneladas de massa asfáltica serão utilizadas pela Operação Tapa Buraco no percurso entre Penedo e a entrada de Mauá localizada na RJ-163. Além disso, dez metros cúbicos de brita graduada também vão auxiliar no serviço de recuperação dessas erosões. A Prefeitura de Resende não é responsável pela gestão e manutenção da RJ-163, que é uma rodovia Estadual. No entanto, a prefeitura está realizando o serviço com o objetivo principal de garantir a segurança dos turistas e moradores que frequentam Mauá, e também os demais distritos como a Serrinha do Alambari e a Capelinha. A medida vai melhorar também o acesso das pessoas que vão participar da tradicional festa do Pinhão, que começa nesta sexta-feira, dia 10.

ILUMINAÇÃO DE LED EM DE MAUÁ

Foto: Divulgação


A prefeitura também iniciou esta semana, no distrito Visconde de Mauá, a instalação das novas lâmpadas e luminárias de LED. Os trabalhos estão concentrados esta semana na Avenida Wenceslau Braz, via principal da localidade turística, que dá acesso ao Lote 10. O prefeito Diogo Balieiro Diniz (Democratas) esteve na noite de terça-feira, dia 8, no distrito para conferir como está ficando a nova iluminação. “A nova iluminação irá beneficiar tanto a circulação de moradores, quanto dos turistas, que vão até Mauá para passear durante os finais de semana e feriados”, disse o prefeito, destacando que em breve, toda Resende será iluminada pelas novas lâmpadas, que são mais econômicas e levam muito mais claridade e segurança com a luz branca. “Aos poucos, os problemas vão sendo solucionados e nossa população vai sendo tratada como sempre mereceu”, comentou em sua rede social.

FUNDO MUNICIPAL DE CONSERVAÇÃO AMBIENTAL

Foto: Divulgação


Foi realizada na quarta-feira, dia 07, na sede da Secretaria de Obras e Serviços Públicos de Porto Real, a 7ª Sessão Plenária Extraordinária do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente e Ecologia (Comdema). Participaram da reunião o presidente do Comdema e secretário de Meio Ambiente, Reinaldo José Raimundo; o secretário de Fazenda, Receita e Planejamento, João Paulo dos Santos e representantes da sociedade civil e do segmento produtivo. Organizada pela Secretaria de Meio Ambiente, a pauta abordou assuntos como: a leitura e aprovação da Ata da 6ª Sessão Plenária Extraordinária do Comdema; e deliberação a respeito do processo administrativo PMPR nº 5057/2018, referente ao repasse das receitas ao Fundo Municipal de Conservação Ambiental (Fumcam). A próxima reunião irá ocorrer no dia 16.

BALANÇO DO BATALHÃO

O 28° Batalhão da Polícia Militar (BPM) divulgou, em uma rede social oficial da unidade, um balanço da equipe nos patrulhamentos realizados em Volta Redonda, Barra Mansa, Pinheiral e Rio Claro, referentes à última semana. Segundo os dados divulgados, foram duas armas apreendidas, 18 pessoas presas, cinco menores detidos e 2,378 quilos de materiais entorpecentes apreendidos.

VANDERLEI LUXEMBURGO NO VASCO

O Vasco da Gama acertou nesta quarta-feira, dia 8, a contratação do técnico Vanderlei Luxemburgo. O local e o horário da apresentação do novo treinador ainda serão definidos pela diretoria do Cruzmaltino. Cinco vezes campeão brasileiro e com passagens pelo Real Madrid, da Espanha, e pela Seleção Brasileira, Vanderlei Luxemburgo assina contrato com o Vasco até o fim do ano. A estreia do novo comandante Cruzmaltino será contra o Santos-SP, domingo, dia 12, às 16 horas, no Pacaembu, na capital paulista.

UNIVERSENCE – ZENON RECORDS SHOWCASE

O Aldeia das Águas em Barra do Piraí apresenta neste sábado a Universence – Zenon Records Showcase um novo conceito de festa, seguindo os moldes das grandes noites e tendências da Europa. Um evento direcionado as vertentes experimentais, criativas e alternativas da música eletrônica, trazendo uma nova concepção de música e arte. Uma mistura peculiar, uma maneira impar de produzir, que carrega a singularidade e identidade da lendária Zenon Records (Austrália).

BENEFÍCIOS DE SE ESTAR NA NATUREZA

Estamos cada vez mais longe da natureza: cada vez mais as pessoas vivem nas cidades, onde existem oportunidades e recursos, mas muito pouco verde. No entanto, quem consegue manter uma conexão maior com o meio ambiente tem benefícios imensos para a saúde. Como ajudar na saúde física, melhorar a saúde mental, reduz estresse e a hipertensão, ajudar no processo de cura, turbinar a memória, melhorar a concentração além de beneficiar a saúde (física e mental) das crianças.

GOVERNO ESTUDA AJUDA

O governo federal estuda renegociar as dívidas de caminhoneiros que enfrentam dificuldade para acessar a linha de crédito de R$ 30 mil lançada em meados de abril pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Segundo o secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, representantes da categoria se queixam que muitos autônomos não conseguem acessar os recursos disponíveis para o custeio de despesas com o frete, como manutenção do veículo e seguro.

AJUDA HUMANITÁRIA

Atendendo a apelo do governo do Haiti, na última terça-feira, o Brasil doou cerca de sete mil doses de vacina antirrábica humana para o país. Segundo o Itamaraty, o transporte a Porto Príncipe, capital haitiana, foi custeado pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). A doença afeta quatro países da América Latina e do Caribe – Guatemala, Haiti, República Dominicana e Haiti, segundo dados da OPAS. Em 2017, o Brasil já havia doado 15 mil doses da vacina antirrábica para o Haiti.

Um Fato na Foto

Olha que perigo!

Foto: Divulgação

Essa árvore e as duas palmeiras estão oferecendo um grande perigo aos moradores e comerciantes da Rua 41 A, no bairro Vila Santa Cecília, em Volta Redonda. De acordo com os reclamantes, as árvores e as palmeiras ameaçam a cair há vários meses e mesmo assim continuam no local com as raízes descobertas e caindo. As pessoas que fizeram as fotos disseram que se não forem cortadas o mais rápido possível correm o risco de desabarem com as próximas chuvas. Declararam ainda que, além de levar risco às pessoas, mais cedo ou mais tarde todas podem desabar e atingirem o leito do Rio Brandão, obstruir a passagem e provocar também maior erosão do terreno ás margens do rio.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !