Notas & Notas – 10 de março de 2020

0

SERVIÇO DE ASFALTAMENTO

O serviço de recuperação asfáltica e pavimentação do bairro Vila Odete e do Vale do Ermitão, em Penedo, segue sendo realizado. Na segunda-feira, dia 9, as equipes começaram a trabalhar na Rua 13 de maio e no Vale do Ermitão, o serviço será realizado próximo ao campo. De acordo com a Secretaria de Obras, na Vila Odete, após a 13 de Maio, a equipe segue para a Rua Pará e Rua José Francisco Zikan. Em Penedo, a previsão é que até o fim da semana, o serviço chegue ao bairro África 2. Segundo o secretário de Obras e Serviços Públicos, Carlos Alberto Soares de Barros, os serviços visam garantir mobilidade, segurança viária e o bem-estar da população.

CURSOS AO PÚBLICO FEMININO

Celebrado em 8 de março, o Dia Internacional da Mulher motiva uma programação especial de cursos no Detran-RJ, ao longo de todo o mês. Em homenagem às mulheres que atuam, direta e indiretamente, por um trânsito mais seguro, a Coordenadoria de Educação para o Trânsito do departamento oferecerá três turmas, na Escola Pública de Trânsito (EPT), exclusivas para as mulheres. Nos dias 10 a 12 de março, será ministrado gratuitamente o curso de Direção Defensiva. Serão abertas 30 vagas para o público externo, apenas para as mulheres.  No dia 21, é a vez do curso de mecânica. As aulas de Oficina Sob Medida, teóricas e práticas, dão uma noção de mecânica para automóveis para as mulheres. Serão 30 vagas disponíveis.

DIREÇÃO SEGURA

Para encerrar as comemorações na EPT, no dia 26 chegam as aulas do Curso Prático de Direção Segura para Motocicleta, com direção defensiva voltada para as motociclistas. As inscrições deverão ser feitas no site do Detran-RJ

OBRAS ENTREGUES EM ATÉ 45 DIAS

Foto: Divulgação/PMP


A área de lazer do bairro São Jorge, um dos pontos mais procurados pelos esportistas de Pinheiral, está com as obras em andamento e a expectativa é que seja entregue para a população em até 45 dias. Na última quinta-feira, dia 5, a obra estava recendo piso intertravado na área de playground e hoje, 9, a obra continua. A reforma dos alambrados, dos muros da quadra e do campo society já foram concluídas. Foram implantados calçadas ladrilhos e piso tátil para garantir acessibilidade de todos. Na última semana, a empresa começou a colocar o piso intertravado na área de playground e também os preparos para a nova iluminação na praça.

MÚSICA NA FEIRA RETORNA COM SUCESSO

Foto: Divulgação/PMR


O tradicional ‘Música na Feira’ retornou neste domingo com uma programação bem especial. O público se divertiu com shows de diversos estilos enquanto fazia compras na Feira Livre da Avenida Nova Resende. O evento contou com shows de Silvão Total União, Garage 443, Xoxote e Quartetum Brasil. Além de uma Jam Session especial para o Dia Internacional da Mulher, com apresentações das cantoras: Cláudia Martins, Mariana Gomes, Anne Nogueira, Kika Porto e Yasmin Silveira.

COMBATE ÀS ARBOVIROSES TEM DIA D EM PORTO REAL

A Secretaria de Saúde de Porto Real segue nesta terça, quarta e quinta-feira dias 11,12 e 13, respectivamente, no bairro Freitas Soares, das 8 às 13 horas, o Dia D de Combate às Arboviroses. O bairro receberá diversas atividades com foco no combate ao Aedes aegypti e Aedes albopictus (mosquitos transmissores da dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana).

INFORMAÇÕES E AÇÕES EDUCATIVAS

Segundo o Meio Ambiente, durante a mobilização os moradores do bairro também terão acesso à informações e ações educativas. O Dia D conta ainda com apoio de equipamentos como retroescavadeira e caminhão basculante para o recolhimento de materiais recicláveis. Durante todo o evento serão distribuídos folhetos explicativos, realização de agendamentos para desrodentização (controle de ratos); orientações sobre animais peçonhentos e atividades desenvolvidas pelo Centro Integrado de Recolhimento, Assistência e Controle de Animais (CIRAC).

ASSOCIAÇÃO CENTRO CULTURAL ARTE EM CENA

Foto: Divulgação/PMPR


A Prefeitura de Porto Real e a Associação Centro Cultural Arte em Cena (ACCAC) celebraram recentemente a assinatura do convênio para a criação da primeira Companhia Jovem de Dança. O convênio possui um ano de duração, prevê uma seletiva que contemplará 100 jovens, de seis a 19 anos, da Rede Municipal de Ensino com bolsas de estudo integrais incluindo aulas nas seguintes modalidades: teatro, dança, música, jazz, balé, sapateado, danças urbanas e dança contemporânea.

PRÉ-SELECIONADOS

Segundo a Secretaria de Educação, todos os estudantes da faixa etária, devidamente autorizados pelos pais, estão participando da seleção. Faltam apenas as Escolas Professora Eliana Provazi, José Ferreira da Silva e CIEP Brizolão 487 Oswaldo Luiz Gomes. Conforme a ACCAC, existe uma estimativa de que 300 alunos sejam pré-selecionados, e, desse número, sairão os 100 contemplados com as bolsas de estudo. A seletiva começou no dia 17 de fevereiro e termina no próximo dia 18 deste mês. Os resultados serão divulgados nas escolas no período de 23 a 27 também deste mês.

CURSO DE FORMAÇÃO DA GMVR

Os aprovados no concurso público para a Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR) iniciaram nesta segunda-feira, dia 9, o curso de formação para poderem atuar pela corporação. As primeiras instruções aconteceram na sede da Guarda e todo o treinamento prático e teórico para os 49 aprovados vai durar aproximadamente três meses. Com o reforço, a GMVR contará com efetivo de 220 guardas municipais. Pela manhã, os aprovados receberam orientações da Seção de Instrução e Capacitação da GMVR, além de conversarem com o comandante Dalessandro de Assis.

SOBRE O CURSO DE FORMAÇÃO

Durante o curso de formação, serão ministradas aulas sobre direitos humanos, técnicas de abordagem, armamentos menos letais, entre outros. O treinamento também contará com a parceria de secretarias municipais como as de Esporte e Lazer (Smel), de Meio Ambiente (SMMA), e Desenvolvimento Econômico e Turismo (Smdet), além de instituições como o Corpo de Bombeiros.

ÓCULOS AOS ESTUDANTES DA REDE MUNICIPAL

Na manhã de ontem, dia 9, alunos das escolas municipais receberam novos pares de lente produzidos pela Fábrica de Óculos de Barra Mansa, que é localizado no pátio da prefeitura. Desde seu lançamento, o espaço garantiu a oferta de mais de 350 unidades, uma média de 40 por mês. O prefeito Rodrigo Drable esteve presente na entrega e ratificou a importância da Fábrica de Óculos para população barra-mansense. “A Fábrica de Óculos sempre foi um grande sonho nosso. Com muita satisfação conseguimos atender a população. A Fábrica chegou para melhorar a vida de muita gente em Barra Mansa e estamos fazendo o possível para atender a todos”, afirmou o prefeito.

ALUNOS COM PROBLEMAS DE VISÃO

Os alunos com problemas de visão devem ser encaminhados pela direção da escola ao Centro de Especialidade Médica (CEM). Após a consulta com especialista, o próprio CEM envia o pedido das lentes para a Fábrica de Óculos. Vale ressaltar que o aluno deve comprovar assiduidade escolar.

UM MILHÃO DE VACINADOS

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) promoveu neste sábado no último sábado, dia 7, o segundo Dia D de vacinação da campanha ‘RJ contra o Sarampo’ com o objetivo de mobilizar a população e aumentar a cobertura vacinal do estado. Os caminhões volantes da SES estiveram no Leme, São Gonçalo, Japeri e Arraial do Cabo. Além deles, milhares de unidades de saúde nos 92 municípios também abriram as portas. Desde o início da campanha, em 13 de janeiro, um milhão de pessoas foram imunizadas. No entanto, o número representa apenas um terço da meta do governo estadual, de três milhões.

ATENDIMENTO PARA CASOS SUSPEITOS DE CORONAVÍRUS

O município de Volta Redonda criou um fluxograma para identificação e atendimento em casos suspeitos de infecção humana por coronavírus (Covid-19). O documento inclui as três situações definidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como indicadoras de contaminação pelo coronavírus, procedimentos para diagnóstico laboratorial, manejo no atendimento e internação, além de medidas para prevenção e controle da circulação do vírus.

APTA PARA ATENDER OS CASOS

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Alfredo Peixoto, a Rede Pública de Saúde de Volta Redonda está apta para atender os casos suspeitos de coronavírus. Porém, por se tratar de um novo vírus, foi elaborado o documento e será feito uma capacitação para orientar os profissionais. “Médicos e outros profissionais da saúde que atuam na Atenção Básica e na Rede de Urgência e Emergência fazem capacitação na próxima sexta-feira, dia 13”, disse. A capacitação será ministrada pela coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Milene Paula de Souza, e pelo médico infectologista do setor, Eduardo Rafael Ulloa Candanoza. “A expectativa é reunir cerca de 150 profissionais para detalhar o protocolo adotado em caso de suspeita de infecção por coronavírus e tirar dúvidas”, explicou Milene.

JUREMEIROS NO ESPAÇO M

O Espaço M, em Barra Mansa, recebe neste domingo a festa ‘Juremeiros- É Samba Neles | Edição Melhores do Ano’. O evento acontece a partir das 13 horas e conta com a participação dos Juremeiros, Kimaneiro, Tia G, Partido A+, Ziriguidum, Empolga Samba, Smith DJ. Pontos de vendas: Camisaria AM – Centro/BM; Ana Luiza Modas – Centro/BM; Espaço M – Barra Mansa.

SABATINADO

O secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, foi sabatinado ontem durante sessão da Câmara de Vereadores. A convocação foi feita pelo vereador Jari que fez diversos questionamentos a respeito, principalmente sobre a gestão da nova Organização Social (OS) que gere o Hospital São João Batista. Outros vereadores também fizeram questionamentos a respeito de exames de ressonância, catarata e outras.

EQUIPE DE LEAGUE OF LEGENDS

A Secretaria de Ciência e Tecnologia abre nesta segunda-feira, dia 9, o processo de seleção para treinamento de base para League of Legends. A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Piraí com o desenvolvimento da tecnologia na cidade, investindo na área de E-sports, modalidade de esporte eletrônico que tem tido amplo crescimento no cenário nacional e internacional. O link para inscrições é: https://forms.gle/yLWCfRSxJw4Uv6Ht5.

TRÁFICO EM TRÊS RIOS

Uma operação em combate ao tráfico de drogas foi realizada neste domingo, dia 8, no bairro Jardim Glória, em Três Rios, resultando numa grande apreensão de material entorpecente e na prisão de um criminoso, 18 anos, e uma menor, 15 anos, apreendida por tráfico e associação ao tráfico de drogas. No flagrante foram apreendidos, ainda, diversas munições de variados calibres e vasto material de preparo e refino de drogas.

VENCEU FORA DE CASA

A Portuguesa, enfim, venceu pela primeira vez fora de casa na temporada. O time lusitano derrotou a Cabofriense por 4 a 1, no último sábado, dia 7, no Estádio Alair Corrêa, em Cabo Frio. Os gols da Lusa foram marcados por Cafu, Chayene, Dilsinho e Adriano. Já Felipe Adão descontou para os mandantes, que ainda tiveram Marcus Indio expulso. O Tricolor Praiano segue na lanterna geral do Campeonato Carioca.

Um Fato na Foto

Olhar Porto Real entrega óculos a moradores

Foto: Divulgação/PMPR

O Programa ‘Olhar Porto Real’, que fornece óculos gratuitos aos moradores atendidos pela Secretaria de Saúde e que atendam os critérios socioeconômicos entregou na semana passada 30 óculos. Os contemplados foram crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência, que são prioridade no atendimento. Em razão do início do ano letivo chamamos todas as crianças e adolescentes que solicitaram os óculos para garantir o direito de enxergar nitidamente e fornecer as ferramentas para um bom rendimento escolar. Em 2020 já foram entregues 60 óculos. No total foram 1056 unidades desde o início do programa. Na próxima semana, mais 50 moradores serão atendidos para a escolha das armações e confecção dos óculos.

error: Conteúdo protegido !