Notas e Notas – 10-06

0

AUDIÊNCIA PÚBLICA

A Prefeitura de Volta Redonda vai realizar, na próxima segunda-feira, 10, em parceria com a Câmara de Vereadores, uma Audiência Pública com o tema Políticas Públicas de Proteção às Pessoas em Situação de Rua. O evento vai acontecer a partir das 19 horas na Câmara de Vereadores e tem como objetivo mobilizar, articular e integrar esforços em prol da população que vive nas ruas, viabilizando ações voltadas para a promoção do exercício da cidadania dessa comunidade. O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, contou que na audiência serão discutidos aspectos relacionados à moradia, renda, assistência social e saúde de pessoas que vivenciem situação de rua.

MORRE O MÉDICO MÁRIO CARUSO

Morreu na noite da última sexta-feira, 7, em Volta Redonda, o médico Mário Caruso, de 71 anos. Caruso, que era pai do professor de história Danilo Spinola Caruso, candidato a prefeito de Volta Redonda, pelo PSOL, em 2016, foi vítima de um infarto quando estava em casa por volta das 20 horas.

SEPULTAMENTO  

O corpo do médico, que foi velado na Loja Maçônica Esfinge 22, na Rua 60, 701-B, no bairro Sessenta, em Volta Redonda, foi sepultado na tarde de sábado em Barra Mansa. O médico, bastante conhecido em Volta Redonda e Barra Mansa, era casado com Maristela Falci Ferreira Caruso.

RUMO PARA O LIXO 

Raimundo Geraldo sustenta a família através da venda do lixo reciclável que ele coleta pelas ruas de Valença. Atualmente, ele recicla, por mês, aproximadamente uma tonelada de sucata de ferro e cerca de 600 quilos de pet e 140 quilos de latinha de alumínio e panela. Agora, ele e muitos outros catadores valencianos contarão com um grande e valioso auxílio. Isso porque teve início na sexta-feira, 7, a parceria entre Fundação Educacional Dom André Arcoverde (FAA) e a Casa de Acolhida Amigos da Rua, da Fundação Casa Léa Pentagna.

PARCERIA 
A parceria tem como intuito conscientizar ainda mais toda a comunidade da FAA. Terá início entre colaboradores e alunos do Centro de Ensino Superior de Valença (CESVA/FAA). Futuramente, se estenderá às outras mantidas pela FAA, que são o Hospital Escola e Maternidade Escola de Valença e o Colégio Valenciano São José de Aplicação. “Vamos previamente, separar o resíduo que é reciclável e, a partir daí, eles tem condição de pegar um resíduo mais nobre, que já vai estar separado, e fazer a venda às usinas de reciclagem”, contou Rynaldo Santos, Coordenador do Núcleo de Educação Ambiental da FAA. Na reunião que deu início à parceria, estiveram presentes colaboradores representantes de cada setor do CESVA/FAA. Eles serão monitores responsáveis por acompanhar e fiscalizar descarte do lixo nos setores onde atuam.
Catadores agradecem 
Também estiveram presentes na reunião os representantes da Casa de Acolhida Amigos da Rua, que auxilia diariamente, em média, 30 moradores de rua. Para os representantes da instituição, é muito importante, não só por Valença, mas para abrir novas oportunidades para os catadores, dando uma melhor qualidade pra eles e abrindo possibilidade de conscientizar a população de separar o reciclável de forma melhor. “Espero que venha a ser um incentivo e que seja bom para todos. Que seja bom para nós, que reciclamos e que somos catadores, e que possa conscientizar os moradores da cidade de que reciclar o lixo é de grande importância também para a natureza”, afirmou o catador Raimundo.

fechado para reforma

O Horto Municipal do Paraíso será mais um dos pontos de lazer contemplados por grandes obras do programa “Revitaliza Resende”, no município. O espaço, que é reduto das crianças, jovens e adultos para diversas atividades de esporte e lazer, será totalmente repaginado pela Prefeitura. A reforma começou no último dia 3 de junho, e durará aproximadamente oito meses. Com o objetivo de garantir a segurança da população, neste período o Horto do Paraíso será fechado temporariamente, a partir de hoje, dia 10. As obras estão sendo realizadas a partir de recursos federais. Inaugurado em 2001, o Horto do Paraíso faz parte de um processo de revitalização da cidade, no qual várias praças públicas já foram beneficiadas.

LIBERADOS PARA ASSISTIR JOGO
O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, assinou um decreto na sexta-feira, dia 7, liberando os funcionários públicos para assistir aos os jogos da Seleção Brasileira na copa do mudo feminina de futebol. De acordo com o decreto quando os jogos forem às 13 horas, os funcionários serão liberados às 12 horas. Quando os jogos forem às 16 horas, eles sairão às 15 horas.O decreto contempla os servidores das áreas administrativas da prefeitura. Serviços de saúde e educação não estão inclusos no decreto assinado pelo Chefe do Executivo. Para o prefeito, como o mesmo aconteceu nos jogos da seleção masculina, nada mais justo dá essa força para as meninas do Brasil.

Iluminação de Led

O Programa de Eficiência Energética (PEE), da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), executado pela Light em parceria com a Prefeitura Municipal de Pinheiral terminou a primeira etapa do projeto nas Praças Brasil e Teixeira Campos, no Centro. Foram trocados mais de 600 pontos de iluminação de vapor de sódio por iluminação de led nas principais vias da cidade. O programa teve o objetivo de reduzir os gastos da iluminação pública e oferecer mais segurança para a população com um sistema de desenvolvimento sustentável.

LOCAIS BENEFICIADOS 

No total, 21 logradouros de principal acesso ao município com pontos de grande fluxo de veículos e pedestres como a Rodovia Benjamin Constant, a Avenida Nilton Penna Botelho e ruas como a Tancredo Neves, Ana Torres, Bulhões de Carvalho receberam a nova iluminação. A estimativa é que a troca da iluminação deva gerar economia de 774 MWh por ano, o que equivale a 27% do consumo de energia na iluminação pública da cidade.

APARELHO DE VIDEOLARINGOSCOPIA

O Hospital Municipal de Emergência Henrique Sérgio Gregori ganhou um importante aliado para o procedimento emergencial de intubação traqueal: o aparelho de videolaringoscopia. Com a nova aquisição, a Prefeitura de Resende conquista mais um serviço de referência para o município. O equipamento é pioneiro na unidade hospitalar e já está preparado para uso em possíveis casos de emergência, no centro cirúrgico. O procedimento com videolaringoscopia é realizado em situações de difícil acesso às vias aéreas, com objetivo de salvar vidas.

USO RESTRITO 

O aparelho de videolaringoscopia é de uso restrito, ou seja, direcionado para atendimentos críticos. Foi adquirido por meio de recurso de emenda federal, avaliado em R$ 32 mil. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Tande Vieira, o novo equipamento permite maior precisão na hora de intubar o paciente, além de dar mais segurança e agilidade nos procedimentos com anestesia. O Hospital Municipal de Emergência, inaugurado em 1994, é referência em casos de emergência no Sul do Estado do Rio, tendo em média nove mil atendimentos mensalmente.

VINTE E CINCO ANOS DE ESCOLA 

Mais de 300 pessoas, entre professores, estudantes, pais de alunos e a comunidade do bairro Retiro, participaram na manhã de sábado, dia 8, da festa em comemoração aos 25 anos da Escola Tocantins, no bairro Retiro, em Volta Redonda. O café da manhã, na quadra da unidade escolar, contou com apresentação dos alunos do projeto Volta Redonda Cidade da Música, números de dança  preparados pelos alunos e musical com os professores da escola. A diretora da Escola Tocantins, Angélica Gomes Teixeira, que atua na unidade desde sua fundação, lembrou que a data do aniversário é dia 15 de março, mas que as comemorações vão se estender durante todo ano.

MORTO A TIROS

O delegado titular da 87ª Delegacia de Polícia (DP), delegado titular Michel Floroschk, e sua equipe já estão investigando o assassinato de um homem ocorrido no município na noite de sexta-feira, 7. O homem, que até o fechamento desta nota seguia sem identificação, foi executado com vários tiros na Rua Aristides Correia, no bairro Surubi Novo. Segundo informações da polícia, o homem assassinado seria dono de um bar e seria conhecido como Carlinhos. Foi mais um homicídio registrado na 89ª DP.

10Informações sobre contrato com funerária

O vereador Ricardo Santos de Araújo (PSD) apresentou requerimento na Câmara Municipal de Rio Claro, solicitando que a prefeitura encaminhe à Secretaria do Legislativo, cópia do contrato com a empresa que presta serviços funerários no município.

UM FATO NA FOTO

Engrenando?

Tapumes impedem de enxergar o início das obras de construção de unidades habitacionais em Barra Mansa, voltadas para os moradores afetados pelas obras de readequação ferroviária, o nosso tão conhecido Pátio de Manobras. As casas serão construídas no Campo do Ferroviário. Serão 22 famílias a morarem no local. A obra está sendo realizada pelo governo federal e, com ela, poderão ter continuidade os demais pontos do projeto, como alargamento de vias e consequente redução do espaço entre as linhas, término do viaduto da altura da Saint Gobain, passarelas. Será que agora vai? O registro foi feito pela estagiária do A VOZ DA CIDADE, Luana Januário.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !