Dicas nado medley

0

Oi pessoal!
Hoje encerro as minhas dicas para cada nado com aquele que une todos: o nado de medley. No nado medley o principal é respeitar a ordem. O primeiro a ser executado é o borboleta, seguido pelo nado de costas, peito e por último o crawl. No revezamento a ordem é diferente: costas, peito, borboleta e crawl.
No caso dos revezamentos cada nadador fica com o nado que é mais forte, na natação também existe o revezamento misto composto por duas mulheres e dois homens.
Na hora de treinar medley você sempre terá aquele estilo que é mais fraco entre os quatro. Normalmente o atleta que nada uma prova de medley deve se fixar ainda mais no estilo que é pior e treiná-lo para melhorar, mas devemos lembrar que treinar os estilos individualmente não é treinar medley.
O Alexandre Pussieldi, especialista e técnico de natação, escreveu em um artigo que o principal no nado medley é treinar as transições de cada estilo. Isso porque as viradas em alta velocidade, se mal treinadas, podem fazer com que o nado perca a eficiência.
As viradas não são um momento de descanso, muito pelo contrário, elas devem ser feitas sempre com alta intensidade para que você condicione seu corpo a estar preparado na hora da prova.
Trabalhe sempre a velocidade nos treinos, treine tiros rápidos e de diversas distâncias, isso serve para você ser capaz de mudar o ritmo de uma hora para outra. Fortaleça as pernas nos treinos. Treine-as com prancha, mantendo os braços esticados e concentre os esforços nas pernas.
No nado de medley treine a estratégia. Acredito que essa seja uma das principais dicas para esse nado. Como o ritmo de todos os estilos são diferentes, você deve conhecer a sua prova e principalmente conhecer como seu corpo reage a cada nado. Trace uma estratégia com seu técnico e nade a prova toda consciente de quanto você faz em cada distância, para cada nado.
Com a estratégia pronta, nade forte e no seu ritmo. Tente forçar ainda mais o nado que é melhor e se supere no seu pior nado. Para isso treine.
Seja positivo no treino, se você está fazendo um exercício mais difícil do que o normal tente fazê-lo da melhor forma. Desse jeito os treinos irão render ainda mais e os resultados aparecerão.
Até semana que vem e bons treinos!

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !