Inscrições abertas para o 48° Salão da Primavera de Resende

0

RESENDE

Estão abertas até o próximo dia 18 de setembro, as inscrições para a 48ª edição do Salão da Primavera de Resende, um dos mais antigos e tradicionais eventos das artes plásticas do país, promovido anualmente pela prefeitura, por meio da Fundação Casa de Cultura Macedo Miranda e organizado pelo Museu de Arte Moderna (MAM). Os interessados em participar podem se inscrever nas seguintes categorias: Pintura; Desenho/Ilustração – Gravura; Escultura/Objeto/Instalação; Fotografia/Arte Digital; Vídeo/Multimídia e Vídeo instalação.

O Salão da Primavera tem como objetivos incentivar a produção das artes plásticas e torná-la acessível ao público, além de estimular a criatividade dos artistas, revelar novos talentos. Criado em 1972 e organizado anualmente pelo Museu de Arte Moderna da cidade, o evento atrai referências de diversas tendências das artes plásticas, agregando conceitos de vanguarda, e contribuindo para o fomento do intercâmbio entre artistas e tendências.

Segundo o presidente da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, Thiago Zaidan, uma Comissão Julgadora formada por membros do campo das Artes Plásticas irá selecionar e avaliar os trabalhos. Ao final, as obras ficarão expostas e os artistas receberão prêmios em dinheiro.

Entre os requisitos para o Salão da Primavera estão: os artistas plásticos devem ser residentes no Brasil ou estrangeiros legalmente residentes no país; maiores de 16 anos, com autorização dos pais e responsáveis; serão aceitas inscrições individuais ou de grupos.

MAM já está recebendo as inscrições para o 48º Salão da Primavera de Resende-Cyntia Freitas

Serão distribuídos três prêmios: Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, Instituído pela Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda; Altamiro Pimenta, distribuído pela Prefeitura de Resende e Engenheiro Eitel Cesar Fernandes, ofertado pela Câmara Municipal de Resende, concedido somente a artista resendense, nascido ou radicado na cidade há mais de dez anos. Também será oferecido cinco Prêmios Honoríficos com referências especiais do júri.

A abertura do 48° Salão da Primavera com o lançamento acontecerá no dia 5 de novembro, às 19 horas, de forma virtual, devido à pandemia do coronavírus (Covid-19). A exposição será divulgada através das redes sociais e site da Prefeitura de Resende.

INSCRIÇÕES

As inscrições devem ser feitas pessoalmente, de terça a sexta-feira, das 10 às 16 horas, no Museu de Arte Moderna (MAM), na Rua Dr. Cunha Ferreira, no Centro Histórico de Resende. Também são aceitas inscrições feitas através dos correios com o mesmo endereço. De toda forma, é obrigatório fazer a entrega física das obras, pois não estão sendo aceitas inscrições por e-mail ou contendo apenas imagens da produção do artista.

O horário de inscrição é para evitar as aglomerações. Segundo a Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, todos os artistas interessados são obrigados a usarem as máscaras de proteção, como também a fazer a higienização das mãos. O MAM está atendendo todos os protocolos de segurança e o distanciamento social.

O edital completo e a ficha de inscrição do Salão da Primavera estão disponíveis no site oficial da Prefeitura de Resende, na página inicial, ou também através do link: http://resende.rj.gov.br/conteudo/downloads/MIN15185-2020-Concurso-%2048%20SAL%C3%83O%20DA%20PRIMAVERA-%20FCCMM.pdf

error: Conteúdo protegido !