Exposição ‘Arte na Capa’ faz homenagem aos 55 anos das Telenovelas no Brasil

0

Em homenagem aos 55 anos das Telenovelas no Brasil, a exposição ‘Arte na Capa’, do Museu da Imagem e do Som (MIS) de Resende tem como tema ‘Novela – Paixão Nacional’. A Mostra reúne 43 capas de discos com as trilhas sonoras das telenovelas brasileiras que mexem com a emoção de milhares de pessoas diariamente. A mostra que é promovida pela prefeitura por meio da Fundação Casa de Cultura Macedo Miranda pode ser visitada até o próximo dia 31, no MIS, no térreo da Fundação Casa de Cultura Macedo Miranda, na Rua Luiz da Rocha Miranda, 117, no Centro Histórico de Resende, no horário de meio dia às 18 horas. Além do horário normal, também é possível fazer o agendamento de escolas e outros grupos para visitas no período da manhã, das 8 horas ao meio dia. Para isso, os interessados devem entrar em contato com o MIS, através do telefone (24) 3354-7530.

Durante a exposição, 43 capas de Long Plays (LP), CDs e DVDs de telenovelas exibidas desde a década de 60 até os dias de hoje, poderão ser conferidas pelo público, relembrando grandes sucessos que marcaram época na TV Brasileira, como Cavalo de Aço; Carrossel; Pantanal; Dancin Days; Locomotivas; O Cafona e Estúpido Cupido, entre outras produções. Muitas delas, como o LP com a trilha sonora da novela O Bem Amado, um dos maiores sucessos da televisão brasileira, e Ana Raio e Zé Trovão, trazem fotografias dos atores e atrizes principais, levando os visitantes a uma verdadeira volta ao passado.

A proposta da exposição é matar a saudade daqueles que tiveram a oportunidade de assistir as novelas, muitas delas exibidas no século passado, e, ao mesmo tempo, apresentar essas produções para o público mais jovem, que não assistiu a trama, mas conhece muitas canções que a embalaram. “A TV ainda é o grande meio de comunicação de massa do nosso país e as novelas, que tratam de vários temas da atualidade, têm o poder agregar as pessoas. Por todos os lados, ouvimos conversas sobre as novelas, comentários sobre as personagens e sobre o enredo e isso acaba sendo um traço importante na nossa cultura. As capas que trazemos para o público nesta exposição resgatam obras icônicas para os amantes dessa arte e, com certeza, serão uma grande oportunidade para recordar grandes sucessos da tele dramaturgia brasileira”, disse a presidente da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda.

PRIMEIRA PRODUÇÃO

Segundo o servidor municipal do Museu da Imagem e do Som, Luís Arnaldo Gastão, a primeira telenovela brasileira exibida diariamente foi “2-5499 Ocupado”, que foi ao ar de julho a setembro de 1963, pela TV Excelsior. Na trama, Glória Menezes vive uma presidiária que trabalha como telefonista em um presídio. Tarcísio Meira apaixona-se por ela através de um único contato telefônico, sem saber qual é a real condição em que ela está. “Antigamente as novelas não eram exibidas diariamente como vemos hoje. Elas iam para o ar geralmente três vezes por semana. Só a partir de 1963 que os folhetins passaram a ser exibidos todos os dias”, explicou Lú Gastão como é conhecido o servidor.

Ele também explicou que além das capas dos discos e CDs das telenovelas, o visitante também poderá apreciar livros, entre eles, “Dicionário da TV Globo com todas as telenovelas brasileiras e o roteiro da novela Apocalipse da TV Record.

Deixe um Comentário