Experiência pedagógica do PVC do MEP, em Volta Redonda, é apresentada no Web Seminário da UFRRJ

0

VOLTA REDONDA
Os professores voluntários do Pré Vestibular Cidadão (PVC) do MEP, buscam trabalhar com os estudantes formatos de aulas que estão além da sala. São aulas de campo, oficinas, painéis e debates sobre atualidades, aulas com dois professores em sala, entre outras experiências pedagógicas que acabaram por chegar à sala dos doutorandos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ. Nesta semana, a mestra em ciências sociais, professora de sociologia no Pré Vestibular Cidadão e doutoranda pela UFRRJ, Carolina Alvim, se apresentou no Web Seminário.
A apresentação do PVC sobre a experiência das aulas realizadas no PVC, nos meses de março e abril, correu dentro do bloco das oficinas promovido pelo Programa de Pós Graduação em História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGHIST- UFRRJ), a mestra destacou que, o tema de sua apresentação foi ‘A luta por reconhecimento: a importância dos Movimentos Indígenas’, fruto de quatro aulas em formato de oficinas que trabalhou com os alunos do PVC – Polo Retiro.
Carolina explicou que, sua orientadora, a professora Vânia Moreira, solicitou que ela apresentasse a sua experiência em sala de aula para os colegas doutorandos. “No bloco 2 da Web apresentei o tema “Autores e autoras: indígenas na escola”. Na exposição busquei ressaltar a luta dos povos indígenas, costumes, passando pelo processo Constituinte (1987-1988), o surgimento dos Movimentos Indígenas e a questão do Marco Temporal”, contou, ressaltando que também participaram os indígenas Ailton Krenak e Eloy Teren. “Estou agradecida pela oportunidade de poder mostrar a potencialidade socioeducacional do MEP na academia”, completou Carolina.

 

Deixe um Comentário