Exposição apresenta a influência da escola e educação na trajetória de cidadãos de Volta Redonda e região

0

VOLTA REDONDA

A Mostra “Educação Por Todos os Cantos”, que está aberta à visitação no Centro Cultural da Fundação CSN, apresenta a influência da escola e educação na trajetória de cidadãos de Volta Redonda e região. Já parou para refletir qual a influência da escola e da educação para sua trajetória? Cada um tem uma resposta. Para o coordenador de Meio Ambiente da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Glauco Sant Anna, a educação foi o trampolim para a ascensão profissional.

Glauco explicou que trabalhava como soldador da CSN, mas sua oportunidade de crescimento seria cursando técnico. “Consegui fazer o curso técnico em Eletromecânica estudando à noite”, informou Glauco Gil,

lembrando que a exposição pode ser visitada gratuitamente até o dia 1º de fevereiro, de 2020, de segunda a sexta, das 9 horas às 12h30min e das 14 horas às 18 horas, no Centro Cultural Fundação CSN, que fica na Rua Vinte e Um, 402, no bairro Vila Santa Cecília.

LEMBRANÇAS AFETUOSAS

Vale lembrar que cada aluno que passou pelas carteiras, oficinas e laboratórios da Escola Técnica Pandiá Calógeras (ETPC) carrega consigo lembranças afetuosas desse período. O verdadeiro valor da educação mora dentro de cada um e os acompanha onde estiverem. Seu relato poderá ser exibido na exposição.

A mostra estará em constante transformação a partir da intervenção do público, que poderá levar fotos ou tirar uma selfie e registrar suas histórias nas paredes do espaço. Além disso, quem postar uma foto nas redes sociais contando sua história com a hashtag #SouFuturos, também poderá exibir seu relato para os visitantes. Reunindo histórias, memórias, sonhos, transformações e desafios de alunos e ex-alunos da ETPC, a exposição mostra o legado que a instituição de ensino exerceu em suas vidas.

A MOSTRA RESGATA A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO

Com curadoria do editor e poeta Ni Brisant, a mostra resgata a importância da educação para a vida dos cidadãos de Volta Redonda e região que estudaram na ETPC, uma das escolas mais tradicionais da cidade e que completa neste ano 75 anos de atuação. Ni destacou ainda que a mostra é sobre memórias que resistem ao tempo e feitos de gente de verdade. “Todos os relatos são marcados pelo reconhecimento da importância da Escola em suas vidas, provando que seja na escola ou fora, ninguém parou de aprender nem de ensinar”, afirmou.

Para Roberta Vitorino, a escola foi o local de descoberta da vocação para o jornalismo. “O Aluno, jornal da época da escola, foi o primeiro periódico onde escrevi. Isso marcou demais. Direta ou indiretamente, a Escola significou um crescimento muito grande para minha vida”, lembrou.

Os relatos de ambos fazem parte a exposição “Educação Por Todos os Cantos”.

A ETPC é um espaço vivo que acompanha a história de Volta Redonda, até mesmo antes do município ter sido emancipado de Barra Mansa. A escola foi fundada em 1944, três anos depois da CSN, com o objetivo de formar profissionais qualificados para atuação na Usina Presidente Vargas. Ao longo de sua história passou por reformulações, expandiu sua atuação e formou mais de 12 mil profissionais em Ensino Médio, Cursos Técnicos, de Aprendizagem Industrial, entre outros.

SOBRE O CENTRO CULTURAL FUNDAÇÃO CSN

Localizado em Volta Redonda, o Centro Cultural Fundação CSN destaca-se pelas ações de formação e difusão em arte, educação e cultura. Sempre com ações gratuitas, atende um público variado, formado por professores, alunos, pesquisadores, artistas e moradores de Volta Redonda e região. É referência em cultura na região Sul Fluminense e possui espaços multidisciplinares, nos quais apresenta exposições, shows, peças de teatro e desenvolve ações de formação. Em 2018, o espaço realizou 148 atividades para público de mais de 50 mil pessoas. Conta com patrocínio master da CSN, patrocínio da Fiapa, GRSA, Compass e Carlsons e apoio da Drogaria Moderna

 

Deixe um Comentário