Dia Internacional da Mulher é lembrado com ações de conscientização

0

BARRA MANSA

Dia Internacional da Mulher, lembrado no próximo domingo, dia 8 de março, é uma data que nasceu da luta das mulheres por melhores condições de vida. Pensando nisso, a Associação Mulher, Cidadania, Ambiente e Economia Solidária realizará nesta quinta-feira, dia 5, às 14 horas, uma ação na Casa do Advogado de Barra Mansa, na OAB-BM, na qual será realizada uma palestra com o Policial Militar Cabo Fabrício Cruz Barreiro, dos Guardiões da Vida. O evento terá a presença também da Patrulha da Mulher, da Guarda Municipal. O grupo realizará também no sábado, dia 7, às 9 horas, um Ato na Praça Matriz, no Centro, para comemorar a data. Já no domingo, dia 8, a Associação de Sertanejo de Barra Mansa e Região realizará no Asilo Vila Vicentina, no Vista Alegre, uma homenagem às mulheres, a partir das 9 horas.

De acordo com a presidente da Associação Mulher, Nilda Soares Barbosa, o encontro com o representante da Polícia Militar e da Guarda Municipal, é um meio de falar sobre o trabalho que é realizado e, além disso, trabalhar junto a eles no combate da violência contra a mulher. Sobre o ato de sábado, Nilda explicou ainda que terá um microfone liberado para quem quiser apresentar textos e poesias.

O evento de domingo será realizado no Asilo dos Velhinhos, Lar São José. Na ocasião, algumas mulheres da região serão homenageadas. Uma delas será a conselheira do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim) e uma das fundadoras da Associação Mulher, Inês Pandeló. O evento também contará com palestras sobre a importância da mulher, almoço, musica e festival de prêmios.

De acordo com Inês, esses eventos fazem parte das homenagens que acontecem para as mulheres em todo Brasil. Pandeló ainda pontua que uma das questões que merecem atenção na região é o feminicídio e a retirada dos direitos. “Na questão de violência contra a mulher, nós repudiamos o fechamento do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) de Barra Mansa, que não funciona desde o governo anterior e que o atual não reabriu”, disse.

Em contrapartida, a conselheira do Cedim, também afirma que existem projetos a serem levados em consideração e que muita gente ainda não conhece. “Esse evento na OAB, servirá para levar informações para mais pessoas”, disse, comentando também sobre o evento da Associação de Sertanejo. “Os parabenizo muitíssimo pela iniciativa”, finalizou.

Deixe um Comentário