Resende promove capacitação após receber “Selo Cidade Prevenida’ de trabalho de prevenção ao uso abusivo de álcool

0

RESENDE

Após receber o “Selo Cidade Prevenida”, do Governo do Estado, que reconhece o empenho dos municípios no trabalho de prevenção, serviços e cuidados no controle do uso abusivo de álcool e outras drogas, além de passar a nortear as políticas públicas neste trabalho, a Prefeitura de Resende, promoveu nesta quinta-feira, dia 9, uma das ações determinadas do selo que é capacitar instituições civis para atuar neste combate.

O Conselho Municipal sobre Políticas Públicas em Álcool e outras Drogas de Resende promoveu, a primeira capacitação, que foi voltada para lideranças da Guarda Civil Municipal da cidade. A ação foi realizada na sede da Guarda Municipal, no bairro Liberdade.

O trabalho realizado pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos visa atualizar e promover ações que possam aprimorar os cuidados com a população de Resende. “Há uma preocupação com o combate às drogas e a adesão ao ‘Selo Cidade Prevenida’ é uma ótima referência que ajuda a nortear nosso trabalho. Esta é a primeira capacitação dentre muitas outras e teremos pela frente outras ações de prevenção, e a implementação de outras políticas públicas com foco em públicos vulneráveis”, explicou a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Jacqueline Primo.

A ação desta quinta-feira reuniu as principais lideranças da Guarda Municipal, que passam a ser replicadores do conhecimento para toda a equipe. Ao todo, 15 pessoas participaram da capacitação e outros dois encontros estão previstos, com outro grupo, para as próximas semanas. O tema abordado foi a forma ideal de abordagem de usuários de álcool e drogas e como assegurar o direito de pessoas em situação de rua, visando aprimorar os conhecimentos e realizar uma abordagem mais acolhedora.

Nas próximas etapas das atividades, a Atenção Básica em Saúde do município também receberá capacitações e a gestão municipal vai implantar um Centro de Referência ao Público LGBTQIA+. As escolas públicas também vão receber ações sobre prevenção ao álcool e outras drogas.

SELO CIDADE PREVENIDA

O selo de prevenção é uma condecoração pública desenvolvida pela subsecretaria de Prevenção À Dependência Química, do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

A “Cidade Prevenida” é um aglomerado de ações preventivas e de cuidados ao público, com foco no combate ao álcool e outras drogas.  A certificação estimula atividades nos municípios e uma série de critérios e tarefas que devem ser cumpridas para assegurar a prevenção.

Deixe um Comentário