Deputado estadual Marcelo Cabeleireiro leva demandas da região para secretario do estado

0

MÉDIO PARAÍBA

O deputado estadual Marcelo Cabeleireiro foi recebido pelo secretário de Ambiente e Sustentabilidade do Estado, Thiago Pampolha, na última quinta-feira, dia 26, para encaminhar demandas das cidades do Médio Paraíba. A pauta principal da reunião foi a necessidade da implementação do programa Limpa Rio em Barra Mansa e nos municípios Paulo de Frontin, Pinheiral, Barra do Piraí, Angra dos Reis, Resende, Mangaratiba, Paraty, Quatis, Rio das Flores, Vassouras, Porto Real, Mendes, Volta Redonda e Rio Claro.

O parlamentar estava acompanhado pelo prefeito de Rio Claro, José Osmar, e pelo Secretário Municipal de Meio Ambiente de Barra Mansa, Vinícius de Azevedo. A presidente da Associação Nacional dos Gestores Ambientais (ANAGEA), Viviane Logullo, também participou da reunião para pedir apoio ao projeto de lei que regulamenta a profissão de gestor ambiental e está tramitando no senado federal.

De acordo com Marcelo, o trabalho de prevenção dos desastres naturais é ainda mais importante com a chegada do verão e o aumento das chuvas. “Esses desastres ocorrem em consequência de eventos climáticos extremos e afetam em especial a população ribeirinha, que vive em área de risco”, pontuou.

O secretário Vinícius de Azevedo destacou a importância da limpeza da calha do Rio Barra Mansa, que tem alagamentos recorrentes. “Queremos fazer uma limpeza na calha do rio e deixar alinhado com Inea a questão do monitoramento fluviométrico e pluviométrico de todas as redes para que a defesa civil esteja bem aparelhada e possa anunciar, quando necessário, a evacuação das áreas de risco. Só no bairro Nova Esperança, no ano passado, tivemos cerca de sete alagamentos”, frisou o secretário.

Thiago Pampolha acolheu os pedidos encaminhados pelo deputado e garantiu que a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) e o Instituto Estadual de Ambiente (Inea) trabalharão para atender as necessidades dos municípios.

error: Conteúdo protegido !