Cristãos celebram Corpus Christi com tapetes florais em Resende

0

RESENDE

A comunidade cristã está mobilizada nesta quinta-feira, dia 20, Dia de Corpus Christi, confeccionando os tradicionais tapetes florais nas imediações das igrejas e paróquias, em diversos bairros. Destaque para o trabalho dos moradores da região central do município, elaborando a montagem dos tapetes por onde passará a procissão de celebração do corpo de Jesus Cristo. Desde as primeiras horas da manhã, jovens, adultos e crianças se unem para desenhar figuras típicas do rito religioso e também prestar homenagens.

Neste ano, a comunidade da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, no Centro, monta no seu entorno, na Praça Dr. Oliveira Botelho, um extenso tapete floral que conta com uma homenagem especial à memória do historiador Claudionor Rosa. Falecido no dia 28 de março deste ano, aos 78 anos, num hospital do município, por insuficiência renal aguda, hipertensão arterial e diabetes mellittus, Claudionor foi durante décadas o principal motivador e organizador da montagem dos tapetes florais no entorno da Igreja Matriz de Resende. Em sua homenagem, sua imagem e nome foi inserida nos tapetes que são montados a partir da junção de diversos materiais como sal, pó de café, serragem, casca de ovas, tinta, madeira, areia e até pequenas pedras.

O ator, diretor cultural e incentivador das artes em Resende, Ângelo Tramenzzino, levou toda a família para a montagem dos tapetes florais, lembrando o historiador. “Vamos manter as tradições dos tapetes florais no Dia de Corpus Christi em Resende, um evento que transcende a fé católica, um momento que a religião se mistura com a cultura e se torna universal. Temos pessoas de diversas entidades e religiões envolvidas, e outras que não seguem nenhuma igreja, como eu, por exemplo. Vim e trouxe toda a família, viemos passar essa tradição adiante e temos a homenagem ao Claudionor Rosa. Se estamos aqui hoje, tele tem grande mérito, porque sempre batalhou pelas questões culturais e históricas de Resende. É uma forma de agradecimento a ele também”, disse.

Viúva de Claudionor Rosa e integrante do Grêmio Literário de Resende, Judite Ramos participou da montagem dos tapetes florais no entorno da Igreja Matriz e se emocionou. “Ele conduziu isto aqui durante vários anos, brigava muito para manter viva essa memória, a cultura na cidade. Se estivesse vivo, sem dúvida estaria aqui também. O Claudionor dizia que uma cidade sem memória não existia. Isso é uma cultura religiosa e me sinto muito gratificada de estar com esse povo todo aqui, novamente, nesse trabalho que foi conduzido por ele há vários anos”, declarou. No entorno da Igreja Matriz os tapetes tiveram adesão de aproximadamente 45 pessoas e tapetes que passam de 30 metros de extensão. A missa e a procissão de Corpus Christi na Igreja Matriz está prevista para às 17 horas.

 

COMUNIDADE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

No bairro Paraíso, os fiéis também confeccionaram tapetes florais nesta quinta-feira. O trabalho reuniu cerca de 100 pessoas no entorno da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na Praça Odilon Motinha. Imagens alusivas ao Divino Espírito Santo, a Jesus e mensagens de amor e paz foram criadas pela comunidade.

Segundo Dilma dos Santos de Oliveira, os tapetes medem mais de 10 metros de extensão e mobiliza toda a sociedade. “Esse dia para nós é muito especial, onde proclamamos nas ruas o amor de Jesus, presente na eucaristia. E hoje, em especial, temos a integração de crianças, jovens, adultos, todos participando na mesma sintonia, com amor e alegria, colocando no chão, através dos tapetes, todo sentimento de amor que a gente tem pela eucaristia, a sagrada comunhão”, afirma a organizadora.

, citando a adesão dos moradores. “É muito interessante porque fazemos a programação e convidamos as pessoas e de repente aparece ajuda e materiais de todos os lugares, como tampinhas, pó de café, serragem. Temos a adesão até de pessoas de outra religião nos ajudando”, conta.

A missa de Corpus Christi e a procissão que passa sobre os tapetes será realizada às 17 horas, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no Paraíso.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !