Conheça a Allcateia incubadora de startups na região

0

VOLTA REDONDA

Nem só do aço vive o Sul Fluminense. Nos últimos anos, o sul do estado do Rio de Janeiro tem descoberto novas vocações, e a economia criativa a partir da inovação é uma delas.

Focada em gerar o primeiro unicórnio do sul do estado, a incubadora privada de startups Allcateia já tem alguns lobos nos campos; é assim que ela denomina as startups que estão incubadas. A incubadora fica em uma despojada casa ‘disruptiva’, termo muito usado neste segmento, com piscina, área de lazer e um encantador espaço gourmet. O covil dos lobos fica no bairro Jardim Amália, em Volta Redonda.

De acordo com o Diretor Operacional da Allcateia, Rodrigo Lorencini, a incubadora nasceu em março de 2019 a partir da fusão de duas empresas, uma de tecnologia e outra de propaganda. “A fusão nasceu por conta de uma amizade de mais de 10 anos, e também já fomos parceiros comerciais por muito tempo em uma antiga empresa, então acreditamos que era o momento certo para evoluirmos juntos”, relembra, informando quem dá nome a Allcateia: David Ramos, Diretor de Marketing, Geraldo Aniceto, Diretor Executivo e Gleyson Canela, Diretor de Produtos.

Nas empresas de origem eles personalizavam serviços e produtos de acordo com o gosto do cliente. “Atualmente, disponibilizamos para o cliente o uso de uma licença de software, aplicativos. Algo inédito na região”,cita. Ainda com poucos meses de atuação, a incubadora já tem resultados expressivos com um time plural. Já são 12 startups incubadas e um exit, termo usado quando uma startup é vendida ou incorporada a outra empresa. “Estamos muito animados com esse momento do mercado e com todas as conquistas que obtivemos em 2019. Agora em 2020 faremos um programa para receber novas startups e eventos segmentados, e depois de muitos acertos e erros, iremos estabelecer nossa própria metodologia de incubação”, pontua Geraldo Aniceto.

Como todo negócio, existe a possibilidade de dar certo ou não no mercado, e algumas startups foram descontinuadas durante esse período na incubadora. “Esse processo é natural, pois uma startup é criada para morrer em algum momento, seja se tornando uma grande companhia ou com a descontinuidade do projeto”, explica Aniceto.

Incubadora de startups

As startups incubadas têm atuações muito distintas. Algumas já estão se destacando como a ex-residente Figura Fiscal, que foi recentemente vendida por um valor não revelado. Essa startup permite que as empresas, principalmente do varejo de alto fluxo, possam monitorar e corrigir suas questões tributárias em tempo real.

Ainda na linha corporativa, após inúmeros testes e iniciando suas atividades comerciais, a residente startup Farejeiro é focada na otimização da gestão de negócios a partir das compras e vendas realizadas pelos clientes, então é uma promessa para o varejo físico que a cada dia busca se modernizar para competir com as lojas online. Ainda na linha B2B tem o Octopo, que foca no processo de otimização de auditorias e controles internos com gestão de não-conformidades.

Já o BeerGO, uma startup social, proporciona aos cervejeiros, por meio de um app, que se conectem com os amigos e saibam em qual bar estão, além de fazerem novas amizades. O lançamento mais recente é o Mozaic, que facilita a vida de quem deseja conhecer novas pessoas. Funcionando a partir de um aplicativo, as pessoas que desejam iniciar novos relacionamentos podem acessar o perfil de outros usuários de qualquer lugar do mundo ou no raio que desejarem.

Ainda na linha social, tem o Nename, que propõe ajudar os pais na escolha do nome dos filhos, e tem até um diário personalizado com os primeiros registros desde a gravidez à primeira infância.

Uma das grandes apostas da Allcateia para 2020 é a GovCheck, um startup voltada especificamente para o primeiro setor. “Com certeza o setor público é o mais complexo de se inovar no país em função de toda a burocracia e limitações jurídicas. Porém, é o campo onde se pode ter o maior impacto social, pois se você consegue tornar um órgão mais transparente e ágil, os grandes beneficiados são a população, principalmente as pessoas mais carentes. Por isso nossas soluções na GovCheck são direcionadas à eficiência e otimização de recursos”, explica Rodrigo Lorencini.

E o último lobo a fazer parte da matilha é a Agilliza, uma e-wallet de QR Codes que nasceu para agilizar os processos de cadastros, como por exemplo aqueles formulário gigantes de check-ins de hotel até a simples troca de contatos de WhatsApp.

Entre unicórnios e lobos

Tema de notável recorrência nas artes medievais e renascentistas, o unicórnio, assim como todos os outros animais mitológicos, não possui um significado único, mas recentemente ganhou um novo conceito e desta vez saiu do mundo das fantasias para o universo dos negócios.

Hoje um unicórnio corresponde a uma startup que tenha um valor de mercado superior a US$ 1 bilhão. Atualmente, o Brasil é o país da América Latina que mais revela novos unicórnios. Até o momento são 11; o último foi a Loft, startup de imóveis, após receber um novo aporte de US$ 175 milhões em sua terceira rodada de investimentos liderada pelas empresas Vulcan Capital e Andreessen Horowitz.

A palavra startup está cada vez mais inserida no cotidiano do brasileiro, desde os jovens ligados à tecnologia, novos empreendedores a grandes grupos de investimento. Dentre a inúmeras definições, a mais aceita é a do americano Steve Blank: “Uma startup é um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza.”

Segundo a Associação Brasileira de Startups, existem quase 13 mil startups mapeadas em todo o país, além de 77 comunidades. A região Sul Fluminense é representada pela comunidade de inovação Rio Sul Valley, uma rede para conectar pessoas, startups, empresas privadas e instituições do terceiro setor.

O ano do lobo

Sem qualquer menção com o calendário chinês, já que este é o ano do rato, os diretores da Allcateia estão confiantes. Eles acreditam que será uma entrada de década próspera e também de grandes inovações com suas startups avançando e colaborando para que o mercado Sul Fluminense ganhe destaque internacional.

CONHEÇA

https://allcateia.co

https://instagram.com/allcateia_co

Deixe um Comentário