Assembleia Legislativa do Rio inaugura plenário em nova sede no Centro do Rio

0

RIO/SUL FLUMINENSE

Hoje, dia 3, foi inaugurado o plenário da nova sede da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), localizado no Edifício Lúcio Costa, no Centro da cidade, na Rua da Ajuda. A solenidade abriu os trabalhos da 3ª Sessão Legislativa do biênio, na volta do recesso. O novo local funcionou por muitos anos como sede do então Banco do Estado do Rio de Janeiro (Banerj). O prédio foi adquirido em 2015, quando a Alerj ainda estava sob a presidência do deputado Jorge Picciani, que morreu em maio deste ano. A mudança custou R$165 milhões aos cofres públicos.

O edifício traz novidades e melhorias, como, por exemplo, uma estação de tratamento de água, além disso, as pautas que antes chegavam a 100 em cada sessão, deixarão de ser impressas. As mesas dos deputados agora passam a contar com tablets e o local tem também acessibilidade facilitada. O local é 27% maior que o antigo, com 185 lugares para receber deputados e assessores. Já a galeria no primeiro andar poderá comportar até 120 pessoas.

O painel eletrônico das votações tem alta resolução (7K) com 14 metros e 504 placas de LED. Segundo a Assembleia, ele vai dar maior agilidade e transparência às sessões legislativas. O novo local reúne gabinetes e departamentos administrativos distribuídos pelos 34 andares do edifício, com a unificação em um só lugar das três antigas unidades da Assembleia. A nova sede possui mais de 40 mil metros quadrados e todas as obras foram comandadas pela Subdiretoria Geral de Engenharia e Arquitetura da Casa.

Segundo o presidente da Casa, deputado André Ceciliano (PT), foi encerrado um ciclo de 95 anos para começar a escrever um novo capítulo na história da democracia no novo espaço. O Palácio Tiradentes, onde ficava a Alerj e que também já foi sede da Câmara dos Deputados e da Assembleia Legislativa da Guanabara, passará a ser o museu do legislativo.

O deputado estadual Marcelo Cabeleireiro, que participou da solenidade destacou que foi uma grande honra poder participar desse momento histórico da Assembleia Legislativa com uma sede e um novo plenário, muito mais moderno, tecnológico e econômico.  “Agradeço muito aos meus eleitores, amigos e toda minha família pela oportunidade de fazer parte dessa nova jornada da Alerj. Desejo que esta seja uma etapa de muito sucesso e conquistas para o povo Fluminense”, finalizou.

error: Conteúdo protegido !