Vassouras incentiva o turismo divulgando seus atrativos

0

VASSOURAS

Uma das principais cidades do Vale do Café, o município de Vassouras conta com novo material de divulgação do seu potencial turístico. O conteúdo enaltece destinos, pousadas e restaurantes da localidade que é detentora de um riquíssimo legado histórico-cultural, herança dos tempos áureos do café no Vale do Paraíba fluminense. A cidade possui um centro histórico com palacetes e casarões, construções oriundas do tempo em que a cidade foi o coração do Brasil Império movido pela economia do cultivo do café e pelas mãos dos escravos.

Vassouras é considerada o berço da diversidade cultural e tem se consolidado como importante destino turístico no estado do Rio de Janeiro. Parte desse legado se materializa pelo conjunto urbanístico e paisagístico existente até hoje na cidade, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1958.

Toda a beleza e esplendor do estilo colonial é retratado nas fazendas históricas

De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, já está à disposição do trade turístico vassourense o novo folder para divulgação do turismo na cidade. O impresso traz informações sobre os principais atrativos, os meios de hospedagens, restaurantes, museus e centros culturais, as fazendas históricas e outros locais de interesse turístico do município. O material foi elaborado pela equipe da secretaria de Turismo e a impressão contou com a parceria da Universidade de Vassouras. São mais de 20 opções de atrativos turísticos para visitantes e turistas. Inicialmente os folders serão distribuídos a partir do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) na Estação Ferroviária de Vassouras e em pontos de grande circulação de turistas na capital e nas cidades vizinhas.

A Fazenda São Luiz da Boa Sorte integra as construções do período de auge do Vale do Café

Segundo o secretário de  Desenvolvimento Econômico e Turismo, Wanderson Farias, o folder é fundamental na estratégia de comunicação do turismo. “É um material que pode ser utilizado para levar informações dos nossos atrativos e serviços turísticos que visita Vassouras, mas é também um material que podemos usar para divulgar nossa cidade nos eventos e feiras promocionais que temos participado”, disse.

PARCERIA

A parceria entre a prefeitura e a Universidade de Vassouras foi comemorada pelo prefeito Severino Dias. “Universidade  de Vassouras compartilha conosco da visão estratégica do turismo. Sabemos do potencial que temos. E é com parcerias assim como a da Universidade que conseguiremos avançar mais. Temos muito que agradecer esse apoio”, comentou o prefeito. A versão digital do folder já está à disposição para distribuição pelas redes sociais da prefeitura.

A Fazenda Cachoeira Grande é aberta para a visitação dos turistas e moradores

O material divulga diversos destinos da cidade, como a Praça Barão de Campo Belo, o marco do Centro Histórico da cidade, construída a pedido do Barão de Campo Belo entre 1835 e 1857. A obra compõe o conjunto arquitetônico tombado pelo Iphan. E tem ainda a Antiga Estação Ferroviária, inaugurada em 1875, a Estação Carril Vassourense ligava Vassouras a Rio das Mortes, por meio de bondes puxados a lombo de burro para encontrar as composições da Estrada de ferro de D. Pedro II. A construção adquiriu a atual aparência, já como Estação Ferroviária, em reforma no ano de 1914 e o último trem por ali passou em 1970.

O folder informa as principais orientações para os turistas que pretendem visitar Vassouras

As fazendas históricas também são citadas, como a Fazenda Cachoeira Grande, que abre suas portas à visitação, a fazenda conta ainda com um museu de carros antigos. No material o governo explica ainda o turista a como chegar à cidade e informa a distância de Vassouras para São Paulo (SP) – 421 km; Rio de Janeiro -120 km e Juiz de Fora (MG) – 127 km.

 

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !