Tutuca reassume Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social

0

ESTADO

A Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social tem a partir de hoje novo secretário. Gustavo Tutuca reassume a pasta após a saída em janeiro deste ano para a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) para integrar a bancada do PMDB. Ele assume o lugar de Pedro Fernandes, do mesmo partido, que retorna à Casa Legislativa. A publicação da nomeação de Tutuca na secretaria sai hoje no Diário Oficial e ele já assume o novo posto.

Gustavo Tutuca assumiu a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social em 15 de janeiro de 2013, onde ficou até o final de 2016, com um asfastamento de quase seis meses. Ele voltou em abril de 2014 para a Alerj, onde concorreu à reeleição e conquistou 64.248 votos, um dos mais jovens deputados estaduais do Rio de Janeiro. Depois desse período retornou à secretaria, onde saiu no final de 2016.

Ele é filho do ex-prefeito de Piraí Arthur Henrique Gonçalves Ferreira, o Tutuca. Foi no município que assumiu seu primeiro cargo público. Ocupou a secretaria de Governo e de Esporte e Lazer. Depois foi coordenador geral do Projeto Piraí Digital premiado nacional e internacionalmente pelo pioneirismo na inclusão digital e na democratização do aceso à informação. Outro projeto que coordenou foi o Piraí Educação Digital, que garantiu a distribuição de um notebook para cada aluno e professor das escolas públicas municipais.

No lugar de Gustavo Tutuca, na Alerj, entra Chico Machado, do PDT.

COMO SECRETÁRIO

Quando retornou neste ano para a Alerj, Gustavo Tutuca disse que tinha saído da secretaria com o sentimento de dever cumprido. Ele mencionou que trabalhou tanto pela qualificação técnica profissionalizante ao investimento em editais de pesquisa, passando por universidades estaduais e culminando no incentivo a empreendedores digitais.

Assumiu em 2013 com o objetivo de capacitar mão de obra profissional para atuar em áreas técnicas, estimular a criação de parques tecnológicos, promover a inclusão digital por todo o estado e levar o ensino superior de qualidade para as cidades do interior. E disse que isso tudo foi cumprido. Ampliou as unidades da Faetec – como em Vassouras, Valença, Volta Redonda – e expandiu o projeto Rio Estado Digital, que oferece acesso gratuito da internet para comunidades, além de cursos e oficinas de informática, para outras cidades fluminenses, e chegou a marca de 50 unidade do Centro Vocacional Tecnológico por todo Estado, um deles em Barra Mansa.

Comentários estão fechados.