Três artistas plásticos expõem na nova sede da Câmara de Vereadores de Resende

0

A nova sede da Câmara de Vereadores de Resende abriga os trabalhos dos artistas plásticos Paulo Cavalcanti, Jorge Vieira e Lucienne Dumay. A mostra, aberta na noite da última sexta-feira, pode ser visitada até o próximo dia 22, no Espaço Cultural, situado na Praça Oliveira Botelho, no Centro Histórico da cidade, no período das 12 às 18 horas. A entrada para a exposição é gratuita.

Os trabalhos dos três artistas plásticos de estilos bem diferentes estão divididos pelo prédio da Câmara de Vereadores. A mostra de Paulo Cavalcanti e Lucienne Dumay pode ser vista até 22, no Espaço Cultural, no primeiro piso do Legislativo. Enquanto que as obras de Jorge Vieira ficam expostas por tempo indeterminado no segundo e no terceiro pisos.

Batizada de ‘Melodia em Cores’, a mostra do primeiro piso traz pinturas de Paulo Cavalcanti, artista resendense premiado até mesmo fora do país. As obras foram produzidas em tinta acrílica e impressionam pelas grandes dimensões e pelo romantismo, retratando cidades como São Paulo, Manaus, Paraty, Paris e Estocolmo. A exposição de quadros retrata monumentos e paisagens variados.

A trajetória profissional de Paulo Cavalcanti teve início em 1975 quando, pela primeira vez e incentivado pela própria mãe, expôs em um hotel de Penedo. Atualmente, com mais de 40 anos de exposições pelo Brasil e pelo exterior, Paulo guarda no currículo diversas premiações internacionais em países como Suécia, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, Espanha e França. Em paralelo, Paulo Cavalcanti atua como professor e jurado em salões de premiações. Como fruto de tanto engajamento pela cultura brasileira, Paulo foi homenageado na Câmara com uma Moção de Louvor concedida pelo falecido ex-vereador César Augusto do Nascimento, o Augustão.

Na mesma sala, os trabalhos em papier maché de Lucienne Dumay encantam pelas cores e pela temática lúdica. São diversas peças retratando, animais, bonecos, santos, sereias, fadas, mulheres com crianças, entre outras. Lucienne Dumay é uma advogada, ambientalista e artista autodidata desde criança. Uma pintora naiff. Atualmente, sua obra de arte retrata a natureza e o colorido interno e primitivo dos animais, com os quais convive diariamente.

As obras do renomado Jorge Vieira em exposição, por sua vez, têm Resende como tema principal. O artista é integrante da Academia Brasileira de Belas Artes e tem no currículo mais de 40 exposições (entre individuais e coletivas), bem com 45 premiações em salões de arte realizados nas cidades do Rio de Janeiro, Resende, Petrópolis, Teresópolis, Maricá, Itaboraí e São Lourenço.

O evento de abertura das mostras contou com a participação do presidente da Câmara Municipal de Resende, vereador Roque Cerqueira (PDT), que se disse emocionado com a mobilização que o projeto Câmara Cultural vem causando no cenário artístico da região. “É uma grande satisfação ajudar a aproximar a população dos nossos artistas, além de valorizar trabalhos de qualidade e tão variados como os que estamos vendo aqui esta noite”, comentou o presidente.

Mantido pela Câmara Municipal de Resende, o programa Câmara Cultural tem 14 anos de existência e visa oferecer opções culturais gratuitas e variadas à população, além de divulgar o trabalho dos artistas da região.

Deixe um Comentário