Torneio leiteiro reúne produtores rurais em Resende

0

RESENDE

Começou nesta sexta-feira, dia 27, no Parque de Exposições Francisco Forte Filho, a 38ª edição do Torneio Leiteiro da Amizade. O evento, um dos mais tradicionais do setor rural de Resende, é uma realização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio). O Torneio vai até segunda-feira, dia 30.

De acordo com os organizadores, o evento deste ano contará com a participação de 15 animais de criadores do município. Além da esgota e da premiação, haverá também com prova de hipismo, tambor e baliza; gincana; brincadeiras infantis e um animado forró. “O encontro tem o objetivo de promover a confraternização entre os produtores rurais da região e resgatar o que já foi uma das mais importantes atividades econômicas do município”, afirma o secretário de Desenvolvimento Rural, Alberto Figueiredo.

Para participar, os proprietários deverão apresentar os seguintes documentos dos animais: GTA (Guia de Trânsito Animal); atestado negativo de Brucelose e Tuberculose; e atestado de vacina contra Febre Aftosa. Os animais participantes serão divididos em três categorias: vacas (puras/girolando); novilhas com até quatro dentes (puras/girolando); e animais até 30 quilos (vacas e novilhas, independente da raça). Segundo os organizadores do evento, caso algum convidado apresente um animal de outra raça, além das citadas, uma nova categoria será criada.

Torneio leiteiro segue até segunda-feira, no Parque de Exposições – Créditos Ascom Resende

Conforme as regras do Torneio, os animais concorrentes deverão dar entrada no Parque de Exposições até às 18h do dia 27 (sexta-feira). Neste dia, às 23h, será feita a pré-esgota dos participantes. Já nos dois dias seguintes (sábado e domingo, dias 28 e 29, respectivamente), os animais serão ordenhados em três horários: às 7h, 15h e 23h. A última ordenha acontece na segunda-feira, 30, às 8h. Vence o torneio o animal com maior produção, somadas todas as ordenhas. A premiação dos produtores, com troféus, será realizada na segunda-feira, dia 30, às 11h30.

O secretário frisa que a realização do torneio, além de mostrar a competitividade e a qualidade do plantel de criadores da região, também será uma oportunidade para que os pecuaristas possam se confraternizar e trocar de experiências. “ Os pecuaristas que trouxerem seus animais para o torneio estarão disputando o título por volume de produção, motivo pelo qual teremos aqui animais de alto padrão genético. Mas, além dessa disputa, o torneio também tem um papel importante no sentido de promover o intercâmbio, a confraternização e a troca de experiência entre os produtores”, concluiu.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !